A influência do habitus conservatorial nas percepções sobre música e educação musical de alunos do curso de Licenciatura em Música da UFMS – Amplificar

A influência do habitus conservatorial nas percepções sobre música e educação musical de alunos do curso de Licenciatura em Música da UFMS

Resumo

O artigo apresenta um recorte de pesquisa em desenvolvimento que visa analisar os questionários respondidos por alunos do curso de Licenciatura em Música da UFMS, na perspectiva de mapear percepções sobre música e seu ensino, possivelmente influenciadas por um habitus conservatorial. A metodologia de análise é orientada pelas técnicas da análise de conteúdo, combinando abordagens quantitativas e qualitativas. As categorias elencadas para a análise emergiram tanto do referencial teórico proposto como dos próprios dados empíricos. O estudo aponta para a forte presença do habitus conservatorial nos alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Música, caracterizado, principalmente, pela centralidade da música erudita notada, pela primazia da performance, e pela caracterização do professor de música como mestre de ofício. A concepção de professor mostra-se também com forte acento tradicional, oscilando e hibridizando a visão de um professor transmissivo com outra mais “pedagógica”, preocupada em fazer alguém aprender algo. A importância do estudo reside na conscientização da presença deste habitus, que re-edita práticas tradicionais que dificultam a compreensão da música como fenômeno social, cuja diversidade de produtos e processos é de grande importância para a formação de cidadãos conscientes de si e do mundo que os cerca.

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