Perguntas frequentes – Amplificar

O que o Amplificar é?

Categoria: Amplificar

Recomendo a leitura do Sobre do Amplificar!

O que o Amplificar não é?

Categoria: Amplificar

Não é uma escola de música. Não é uma lutheria. Não é um periódico (muito menos com conceito da avaliação Qualis).

Quais são as vantagens do Amplificar Mais?

Categoria: Amplificar Mais

Veja todos os recursos e vantagens na página do Amplificar Mais.

Eu posso fazer uma doação pontual ao Amplificar?

Categoria: Amplificar Mais

Sim, é possível! Na própria campanha no Catarse, é possível estabelecer qualquer valor acima de R$5 como o valor a contribuir. Se quer fazer um único apoio, basta definir o valor com que você quer contribuir, realizar o pagamento de um mês de assinatura Amplificar Mais, esperar a confirmação do Catarse e cancelar sua assinatura logo após a confirmação. Se quiser ter uma cautela especial para não esquecer de cancelar e acabar tendo sua assinatura renovada por mais um mês, utilize a opção de boleto bancário no Catarse. Assim, só será pago o mês em que você ativamente pagar o boleto. Mesmo se você tiver esquecido de cancelar a assinatura, apenas receberá um novo boleto, em vez de já ser automaticamente cobrado na fatura.

Como alterar a forma de pagamento da minha assinatura Amplificar Mais?

Categoria: Amplificar Mais

Assinaturas do Amplificar Mais, assim como tudo relacionado a elas (como alteração de valor e forma de pagamento ou mesmo suspensão) são administradas pelo Catarse, portanto qualquer alteração deve ser realizada no próprio site do serviço. Confira a página de suporte do Catarse para encontrar o passo a passo detalhado relativo ao que você deseja alterar na sua assinatura.

Quais são os critérios para uma fonte ser indexada no Amplificar?

Categoria: Data - Referências

São indexados os trabalhos de conclusão (dissertações e teses) de Programas de Pós-Graduação, periódicos e livros exclusivamente da área de Música publicados no Brasil e que publiquem referências em português. Por isso, não entram no site periódicos e Programas de outras áreas que eventualmente contemplem publicações, linhas de pesquisa ou projetos ligados à música. Esse critério foi adotado exclusivamente para tornar o Amplificar viável, pois do contrário seriam necessárias duas etapas igualmente complicadas: observar um número muito maior de fontes e julgar produção a produção se são pertencentes à área da Música.

Além dessas fontes, também são indexados anais de eventos acadêmicos brasileiros que abarquem a música. Neste caso, basta que a Música seja tema principal do evento - unicamente ou em conjunto com outras áreas de conhecimento (como Política, Comunicação, Educação, Filosofia, Sociologia, Fisioterapia, etc.).

As referências digitais e disponíveis na internet têm prioridade de indexação, porém também são catalogadas referências impressas e em outros formatos físicos, embora sejam em menor número devido à prioridade de indexação.

Qual é a prioridade de indexação de referências?

Categoria: Data - Referências

A ordem (decrescente) de prioridade de indexação é: periódicos, teses e dissertações, anais de eventos e livros. A produção que recebe a maior prioridade é a do ano anterior: em 2015, o enfoque foi sobre 2014 e, em 2019, o enfoque foi a produção publicada em 2018, por exemplo. Em 2020, o Amplificar passou a reunir muitos periódicos que antes não eram contemplados, então a produção publicada nestas fontes entre 2013 e 2019 recebeu prioridade. Em 2021 e 2022, estão sendo indexadas todas as dissertações e teses disponibilizadas pelos Programas de Pós-Graduação da área. A previsão é de que essa etapa de trabalho termine no primeiro semestre de 2022.

Quanto tempo demora desde a publicação de uma referência até sua indexação no Amplificar?

Categoria: Data - Referências

Essa resposta depende de algumas variáveis, mas é possível resumir da seguinte maneira:

Tipo de fonte Estimativa de disponibilidade no Amplificar
Eventos
No ano seguinte
Periódicos Entre abril e setembro do ano seguinte
Programas de Pós-Graduação Entre abril e setembro do ano seguinte

Não mantenho a prática de moving wall como portais como JSTOR e semelhantes. As referências são indexadas o mais rápido possível, embora haja uma grande quantidade de referências anteriores ao site e catálogos e índices que necessitam de revisão. Devido ao grande número de metadados errados nas publicações originais, o processo de indexação é feito manualmente, referência a referência. Falei sobre isso na Mesa 3 – A pesquisa em Música em arquivos digitais (em 57:44) realizada no XXX Congresso da ANPPOM no final de 2020. Por isso, há hoje uma ligeira defasagem nesse processo, prevista para ser solucionada no primeiro semestre de 2022. Veja o estado atual do catálogo nas Estatísticas e as etapas atuais de trabalho na página principal do Amplificar.

As variáveis que entram em jogo são: o sistema de armazenamento e distribuição utilizado pela fonte, o tamanho do catálogo, a frequência de publicação, o estado de organização da fonte, a utilização do sistema de publicação em fluxo contínuo (em especial para os periódicos) e o alcance da fonte (fontes menos conhecidas são indexadas primeiro).

Referências indisponíveis na internet ou em meio digital demoram o tempo que os respectivos editores precisarem para disponibilizar esse material, seja pela publicação digital ou mesmo a digitalização dos documentos.

O que são levantamentos de referências?

Categoria: Data - Referências

Os levantamentos de referências publicados no Amplificar foram produzidos por laboratórios e grupos de pesquisa brasileiros na área de Música, envolvendo pesquisadores experientes e em plena atuação. O primeiro levantamento de referências abrigado no Amplificar foi publicado em fevereiro de 2022, mas estes levantamentos são periodicamente revisados pelos respectivos pesquisadores responsáveis, razão pela qual, sempre apresentam a data de sua última atualização e merecem serem regularmente revisitados pelos interessados, para que permaneçam atualizados a respeito de seus interesses. Todos os levantamentos acompanham um comentário sobre a metodologia envolvida e um endereço onde podem ser encontradas mais informações. Confira os levantamentos na seção de Referências.