Do teatro ao concerto: espaços do fazer musical e fruição artística no Brasil na segunda metade do século XIX e início do século XX – Amplificar

Do teatro ao concerto: espaços do fazer musical e fruição artística no Brasil na segunda metade do século XIX e início do século XX

Resumo

Este artigo discorre sobre os principais espaços disseminadores de música de concerto brasileiros e algumas das características da produção musical decorrentes do contexto político-social. Procura, do mesmo modo, apresentar especificidade relevante na análise dos espaços de sociabilidade musical brasileiros na transição da Monarquia para a República, calcada na ideia de passagem “do teatro ao concerto”. Este marco, cunhado pelo musicólogo Luiz Heitor Corrêa de Azevedo (1956), diz respeito ao processo de apreciação e fruição artística ambicionada pela intelectualidade, diferenciando a abstração estética demandada do concerto, de um caráter secundário da música na sociabilidade presente nos teatros. Este processo foi impulsionado pelas instituições musicais privadas, influenciadas e mesmo dirigidas pelos intelectuais que estavam, em grande medida, alinhados aos preceitos modernizantes e civilizadores republicanos, buscando distanciamento, nesta perspectiva, das antigas práticas artísticas monárquicas.

From theater to concert: places for music performance and artistic enjoyment in Brazil during the second half of the 19th century and the beginning of the 20th century

The present paper discusses the main places for the propagation of classical music in Brazil, as well as some of the characteristics of the music production arising from the political and social background. Similarly, it aims to present relevant characteristics in the study of the places for musical sociability in Brazil during the transition from Monarchy to Republic, based on the notion of transition "from theater to concert". This milestone, coined by the musicologist Luiz Heitor Corrêa de Azevedo (1956), involves the process of artistic enjoyment and appreciation aspired by the intellectuals, drawing a distinction between the aesthetic abstraction demanded from the concert, and the less important nature of music in the sociability found in theaters. This process was encouraged by the private music institutions, and was influenced and even conducted by the intellectuals, who were largely aligned with the modernizing and civilizing republican precepts, hence seeking to distance themselves from the former monarchal artistic practices. 

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.