Construção de materiais didáticos para um repositório voltado à Educação Musical Inclusiva – Amplificar

Construção de materiais didáticos para um repositório voltado à Educação Musical Inclusiva

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar os desdobramentos de um projeto de pesquisa interdisciplinar entre Educação Musical e Computação sustentado no tripé ensino-pesquisa-extensão, desenvolvido numa instituição de ensino superior através de ações integradas e articuladas com discentes e docentes de dois campi da Universidade Federal do Pampa e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Peri Coronel”, do município de Bagé/RS. Na oportunidade, são divulgados resultados da produção de materiais didáticos para um repositório de objetos de aprendizagem para a Educação Musical Inclusiva. Dentre os principais resultados alcançados, está a parceria estabelecida entre universidade e escola na construção desses materiais. A intervenção na escola possibilitou a participação de alunos da Educação Básica na elaboração de desenhos que contribuem à organização de materiais didáticos no repositório. O trabalho colaborativo entre as diferentes esferas desse tripé tem oportunizado a integração entre universidade e comunidade cada vez mais estimulante e propositiva, oferecendo soluções tecnológicas inclusivas para a comunidade como um todo, transcendendo o espaço universitário.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.