Palavra-chave: Violoncelo
56 resultados.
-
"And Harry doesn't mind if he doesn't make the scene...": Repensando a performance durante a pandemia de 2020
Artigo em periódico de Fabio Soren Presgrave (Revista Música, 2020)
-
“Suite of Movements” de Castilla-Ávila Movimiento. Emoción y Recursos Sonoros
Artigo em periódico de Juan Manuel Márquez Vázquez (Revista Vórtex, 2022)
-
A expressividade do gesto musical: perspectivas para a práxis performática a partir de Inner World, de Carl Vine
Dissertação de Mestrado de Abraão Portes Sales (UFRN PPGMUS, 2019)
-
A formação do intérprete violoncelista a partir do ensino e aprendizado online
Dissertação de Mestrado de Calebe Alves Teixeira (UFRN PPGMUS, 2021)
-
A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
Dissertação de Mestrado de Laís Luana Santos Oliveira (UFRN PPGMUS, 2020)
-
A música contemporânea na iniciação coletiva ao violoncelo: Possibilidades a partir de jogos de improvisação livre
Comunicação oral de Marta Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fábio Soren Presgrave (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
A música contemporânea na iniciação coletiva ao violoncelo: Uma pesquisa-ação com jogos de improvisação em três instituições de ensino no estado de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Marta Macedo Brietzke (USP PPGMUS, 2018)
-
A obra para violoncelo de Ernani Aguiar: uma análise do idiomatismo instrumental
Dissertação de Mestrado de Murilo Alves do Nascimento (UNIRIO PPGM, 2019)
-
A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Arysselmo Lima Vieira (UnB PPGMUS, 2018)
-
A resolução de appoggiaturas e acciaccaturas na "Sonata para Violoncelo" RV 44, de Antonio Vivaldi
Artigo em periódico de William Teixeira da Silva, André Micheletti (Revista Música, 2014)
-
Abordagens de estilo e interpretação direcionadas à performance da suíte para violoncelo e piano de Aldemaro Romero
Dissertação de Mestrado de María José Bellorin Montaño (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Abordagens de estudo e performance da obra Mutationen II für Violoncello und Tonband de Cláudio Santoro
Dissertação de Mestrado de Diego Rafael da Silva Paixão (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Abordagens de estudo e performance na obra Elegía de Edson Zampronha para violoncelo e eletroacústica
Dissertação de Mestrado de Fernanda Rosa Machado (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Análisis de la práctica coral desde la perspectiva de la formación de la competencia de trabajo en equipo
Artigo em periódico de Mónica O´Reilly Viamontes (Música Hodie, 2015)
-
Apontamentos Técnico-Interpretativos em For Cello de Jocy de Oliveira
Comunicação oral de Fernanda Rosa Machado, Cleber da Silveira Campos (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas-educadores
Dissertação de Mestrado de Meryelle Nogueira Maciente (USP PPGMUS, 2008)
-
Aspectos do processo de colaboração compositor-intérprete na composição e interpretação da obra Espelhos das (In)tolerâncias de Marcílio Onofre para violoncelo solo e grupo de violoncelos
Dissertação de Mestrado de Rodolpho Cavalcanti Borges (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Aspectos Interpretativos sobre as Técnicas Expandidas requisitadas na obra Two Takes de Edson Zampronha
Comunicação oral de Fernanda Rosa Machado, Cleber da Silveira Campos (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Aspectos técnicos da peça Cinco Mo(vi)mentos para Violoncelo Solo
Comunicação oral de Thiago Lucion, Fabio Soren Presgrave (SEMPEM, 2013)
-
Aspectos técnicos e idiomáticos do violoncelo na Fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Hugo Vargas Pilger (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Aztlan e Chronos III para Violoncelo solo de Roberto Victorio
Dissertação de Mestrado de Thiago Lucion (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Cello Development from Gabrielli to Vivaldi
Artigo em periódico de André Luis Giovanini Micheletti, William Teixeira da Silva (Música Hodie, 2014)
-
Complexidade e simplicidade: paradoxo na estrutura composicional do Prelúdio da Suíte Nº. 5 para Violoncelo Solo de J.S. Bach
Dissertação de Mestrado de Luz Yanaina Álvarez Campos (UFPB PPGMUS, 2010)
-
Considerações interpretativas da obra Le Livre Magique de Xangô de Almeida Prado
Dissertação de Mestrado de Eduardo Luiz Bello dos Santos (USP PPGMUS, 2017)
-
Demandas Técnicas para a Mão Esquerda do Violoncelista na Música Contemporânea Brasileira
Artigo em periódico de Fabio Soren Presgrave (Música Hodie, 2014)
-
Ensino coletivo do violoncelo em três contextos socioeducativos: reflexões a partir de uma pesquisa-ação no estado de São Paulo
Comunicação oral de Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley de Oliveira, Fábio Soren Presgrave (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Entrevista com Italo Babini
Entrevista em periódico de Fabio Presgrave (OPUS, 2013)
-
Estratégias de aprendizagem e preparação da performance musical: entre a rotina e a vivência de processos criativos
Artigo em periódico de Vana Bock, Marta Macedo Brietzke, Robert John Suetholz, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave (Revista da Tulha, 2019)
-
Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
Tese de Doutorado de Joel Silva de Souza (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Music performance anxiety in instrumental duos: six interviews
Artigo em periódico de Fiammetta Facchini Giuseppina Facchini, Nancy Lee Harper (Orfeu, 2018)
-
O espelho de Narciso: trazendo à tona aspectos do processo de colaboração compositor-intérprete durante a composição de Espelhos das (In)Tolerâncias, para 7 violoncelos
Comunicação oral de Marcílio Onofre, Rodolpho Borges (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O Novacorde: do cinema e rádio à música de Villa-Lobos
Comunicação oral de Hugo Vargas Pilger (SIMPOM, 2014)
-
O vibrato no violoncelo um estudo sistemático aplicado à performance
Artigo em periódico de Henrique Lucena, William Teixeira (Orfeu, 2022)
-
O violoncelo de Kaija Saariaho na obra Spins and Spells (1997)
Comunicação oral de Tácio César Vieira, Acácio Tadeu de Camargo Piedade (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O violoncelo entre o choro e a improvisação: novos desafios interpretativos na prática do instrumentista de formação tradicional
Dissertação de Mestrado de José Ocelo Mendonça Ferreira (UNIRIO PPGM, 2006)
-
O violoncelo italiano: de Bolonha e Veneza a Boccherini
Comunicação oral de André Micheletti, William Teixeira da Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Os Sete Ricercari de Domenico Gabrielli e suas aplicações no ensino do violoncelo
Dissertação de Mestrado de Leah Elizabeth Dutton (UFPB PPGMUS, 2017)
-
Por uma performance retórica da música contemporânea
Tese de Doutorado de William Teixeira da Silva (USP PPGMUS, 2017)
-
Processos criativos na prática de ensino de professores de violoncelo: um estudo de caso com docentes no Paraná
Dissertação de Mestrado de Maitê Vitória Alonso (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio
Artigo em periódico de Celso Ribeiro Bastos Filho (Ictus, 2014)
-
Recitativo, Ária e Fuga para violoncelo e orquestra de cordas de José Siqueira: dimensões estéticas e interpretativas
Dissertação de Mestrado de Roberta Regina dos Santos (UFPB PPGMUS, 2016)
-
Reflexões sobre a ausência do repertório de compositoras brasileiras em dois cursos de bacharelado em violoncelo no Brasil
Comunicação oral de Camila Durães Zerbinatti (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Santiago Sabino Carvalho: importância da experiência musical/cultural e dos exercícios diários para a performance
Dissertação de Mestrado de Gabriel Vasco da Silva (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Sept Papillons, de Kaija Saariaho: análise musical e aspectos da performance
Dissertação de Mestrado de Camila Durães Zerbinatti (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Sonata N. 2 para Violoncelo e Piano (1912) de Glauco Velasquez: estudo interpretativo e tratamento editorial da obra
Dissertação de Mestrado de Marie Stephanie Jeanne Bernard (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Sonata para violoncelo e piano de Almeida Prado: análise técnico/intepretativa
Dissertação de Mestrado de Rafael Cesario Oliveira (USP PPGMUS, 2015)
-
Técnicas de mão direita na obra Traçado íntimo e hesitante para violoncelo solo de Bruno Angelo
Comunicação oral de Dora Utermohl de Queiroz, Fabio Soren Presgrave (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña n. 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
Dissertação de Mestrado de María Verónica Fernandez (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Técnicas estendidas e aspéctos culturais presentes na Puneña n° 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
Artigo em periódico de María Verónica Fernández, Juan Ignacio Ferreras, Fabio Presgrave (Orfeu, 2022)
-
Técnicas estendidas na obra Traçado Íntimo e Hesitante para violoncelo solo de Bruno Ângelo e sua utilização na iniciação ao violoncelo
Dissertação de Mestrado de Dora Utermohl de Queiroz (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Tradições interpretativas na Suíte III para Violoncelo Solo de Johann Sebastian Bach (BWV 1009): Discutindo performance via análise de gravações
Dissertação de Mestrado de Arthur Bencke Ermel da Silva (UDESC PPGMUS, 2018)
-
Um olhar analítico-interpretativo sobre Il Bove para Canto, Violoncelo e Piano, de Heitor Villa-Lobos e Giosué Carducci
Comunicação oral de Joana Christina Brito de Azevedo (SIMPOM, 2016)
-
Um violoncelista brasileiro que permeia a música popular e a sala de concerto: a biografia da carreira musical de Márcio Eymard Malard
Dissertação de Mestrado de Samuel Pereira Lopes (UFRN PPGMUS, 2022)
-
Uma análise crítica dos métodos Suzuki e Sassmannshaus para o ensino do violoncelo: características e possibilidades de abordagem
Dissertação de Mestrado de Amanda Melo Massa (UFPB PPGMUS, 2017)
-
Uma monodia latente: a realização de sínteses aditivas na Sequenza XIV de Luciano Berio
Recital-conferência de William Teixeira da Silva, Silvio Ferraz (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Violoncelo Expandido: Efeitos Percussivos em Lamento quase mudo de Silvio Ferraz
Comunicação oral de Camila Durães Zerbinatti (Congresso da ANPPOM, 2016)