Palavra-chave: Século XX
32 resultados.
-
“Pela cultura genuína das Américas”: folclore musical e política cultural do Pan-americanismo, 1933-1950
Artigo em periódico de Corinne A. Pernet (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
A ceia dos cardeais, ópera de Arthur Iberê de Lemos: sua criação e estreia
Artigo em periódico de Mauro Camilo de Chantal Santos, Adriana Giarola Kayama (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
A enganosa simplicidade na criação do estilo popular-erudito de Carlos Guastavino: comentários analítico-interpretativos sobre Tonada y Cueca
Comunicação oral de Nicolás Gervasio Panatteri, Durval da Nóbrega Cesetti (SEMPEM, 2014)
-
A escrita idiomática da rabeca ao violino: Guerra-Peixe e a sonoridade nordestina
Artigo em periódico de Priscila Araújo Farias (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
A música no final do século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980
Dissertação de Mestrado de Arthur Rinaldi Ferreira (UNESP PPG-Música, 2007)
-
As características da linguagem musical de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Lutero Rodrigues (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
As três fases da roda de choro, dos pioneiros à Era do Rádio
Artigo em periódico de Henrique Cazes (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Bach, Berg, Britten y algunos significados de Es ist genug
Artigo em periódico de Guillermo Scarabino (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Ernesto Nazareth, uma questão de gênero: entre manuscritos, edições e discos de época
Artigo em periódico de Marcelo Verzoni (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Facetas da canção de Aldir Blanc, o “ourives do palavreado”
Artigo em periódico de Luis Eduardo Veloso Garcia (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Homero de Sá Barreto (1884-1924), compositor pós-romântico brasileiro
Artigo em periódico de Maria Alice Volpe (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Maroquinhas Fru-Fru: uma abordagem contextual e interpretativa da ópera brasileira infantil
Dissertação de Mestrado de Gunnar Menezes Silvestre (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Mazurkas Op. 50, 1 a 4 para piano de K. Szymanowski: um estudo analítico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de Paulo César Bezerra Vitor (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Notas introdutórias à Elegia para violoncelo (ou violino) e piano de Homero de Sá Barreto (1884-1924)
Edição crítica em periódico de Maria Alice Volpe (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
O estado atual e potencial da pesquisa musical na América Latina
Artigo em periódico de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
O Jazz no Paraná entre 1920 e 1940: um estudo da obra O Sabiá, Fox Trot Shimmy de José da Cruz
Dissertação de Mestrado de Marília Giller (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
O mar de Suzu na teoria tempo-espaço de Luiz Carlos Lessa Vinholes: poesia concreta, música aleatória e diálogos culturais entre Brasil e Japão
Artigo em periódico de Yuka de Almeida Prado (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Panorama das missas brasileiras compostas na segunda metade do século XX
Comunicação oral de Eduardo Manoel Lustosa dos Reis, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Premissas estéticas e ideológicas da música armorial
Artigo em periódico de Carlos Eduardo Amaral (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Repensar a cultura musical: reformulações canônicas na era pós-tonal
Artigo em periódico de Robert P. Morgan (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
Resenha: “O cravo no Rio de Janeiro do século XX”
Resenha em periódico de Paulo Castagna (Revista Vórtex, 2022)
-
Sonoridades Modernas em Trânsito: a origem das jazz bands catarinenses e suas trilhas de 1920 a 1940
Dissertação de Mestrado de Nicolau Clarindo Paulo Neto (UDESC PPGMUS, 2021)
-
Teatros, circuitos e repertórios no mundo musical carioca de final de século XIX e início do século XX
Comunicação oral de Mónica Vermes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Tempos internacionais: fusões, exotismos e antirracismo na música eletrônica dançante
Artigo em periódico de David Hesmondhalgh (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
The structural fragmentation in Zwilich’s Millennium Fantasy
Artigo em periódico de Kheng K. Koay (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Tópicas afro-brasileiras como tradição inventada na música brasileira do século XX
Dissertação de Mestrado de Juliana Ripke da Costa (USP PPGMUS, 2017)
-
Trajetórias – minimalismo e Steve Reich de 1965 a 1976
Dissertação de Mestrado de Leonardo Cezari de Aquino (UDESC PPGMUS, 2016)
-
Tudo está dito? Um estudo sobre o conceito de obra musical
Dissertação de Mestrado de Alicia Cupani (UNESP PPG-Música, 2006)
-
Um panorama da música sacra do século XX: fundamentos de uma poética composicional católica
Tese de Doutorado de Marco Antônio Ramos Feitosa (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Villa-Lobos nos anos 1930 e 1940: transcrições e “work in progress”
Artigo em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Villa-Lobos: Onde nosso amor nasceu (coleção Canções típicas brasileiras nº 13), Manuscrito P3015, Coleção Mozart Araújo, CCBB-RJ
Edição crítica em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Vinicius Enter, o ultra-autor ou o Dedo indicador da ultra-autoria
Artigo em periódico de Lucas de Freitas (Revista Brasileira de Música, 2013)