Palavra-chave: Saxofone
31 resultados.
-
A confluência de elementos de música clássica e jazz em composições de Victor Assis Brasil – propostas interpretativas
Tese de Doutorado de Marco Túlio de Paula Pinto (UNIRIO PPGM, 2011)
-
A trajetória do saxofone no cenário musical erudito brasileiro sob enfoque do representacional
Dissertação de Mestrado de Bruno Barreto Amorim (UFG PPG-Música, 2012)
-
Abordagem Histórica das Técnicas Estendidas para o Saxofone
Artigo em periódico de Kleber Dessoles Marques (Música Hodie, 2014)
-
Analysis and Interpretation of Yuri Chugunov’s Suite of Moods for Saxophone and Piano
Artigo em periódico de Liudmyla Havrilova, Olena Ishutina, Olha Khvashchevska, Serhii Chuhai, Alla Kozyr (OPUS, 2020)
-
Ao ilustrado público, o saxofone: Introdução e desenvolvimento do instrumento no Brasil Imperial
Dissertação de Mestrado de Pedro Paes de Carvalho (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Aspectos da linguagem da improvisação jazzística na bossa nova: duas versões de solo do saxofonista Stan Getz da música desafinado
Dissertação de Mestrado de Wanderson Felipe Silva do Nascimento (UFG PPG-Música, 2019)
-
Centricidade e Simetria; Elementos de articulação melódica, harmônica e cadencial na música pós-tonal. Contrastes e significados na Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra de Villa-Lobos (1948)
Comunicação oral de José de Carvalho Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Concerto para Saxofone Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930): sua gênese, seus aspectos estruturais e interpretativos, sua aplicabilidade pedagógica e sua edição
Dissertação de Mestrado de Paulo Eduardo Souza de Almeida (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Da articulação no saxofone aplicada à música instrumental na interpretação de Nivaldo Ornelas
Comunicação oral de Bernardo Vescovi Fabris, Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Estudo de sonoridade em saxofone: mapeamento e aprimoramento de técnicas
Dissertação de Mestrado de Samuel André Pompeo (UNESP PPG-Música, 2016)
-
La enseñanza del saxofón en universidades brasileñas y colombianas: la visión de seis profesores universitários
Dissertação de Mestrado de Juan Carlos Pereira Salgado (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Modelo de improvisação de Zé Bodega no choro baseado nos conceitos de horizontalidade e verticalidade de George Russell
Dissertação de Mestrado de Denize Rodrigues Cerqueira (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Multifônicos do Saxofone Baseados na Série Harmônica: Uma Prospecção de Catálogo
Artigo em periódico de Sérgio Monteiro Freire (Debates, 2021)
-
Nova música para saxofone no Brasil: dialogismo no repertório de concerto
Dissertação de Mestrado de Paulo Sérgio Rosa Filho (UFMG PPGMUS, 2020)
-
O Choro “Catita” de K-Ximbinho na Interpretação do saxofonista Zé Bodega
Dissertação de Mestrado de Bernardo Vescovi Fabris (UFMG PPGMUS, 2005)
-
O choro concertante para saxofone tenor e orquestra de Cláudio Santoro: uma proposta interpretativa
Dissertação de Mestrado de Vinícius Macedo Santos (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O Estudo do multifônico no saxofone a partir de sua função modulatória no tempo para fins de criação musical
Dissertação de Mestrado de Sérgio Monteiro Freire (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
O saxofone clássico nos cursos de bacharelado no Brasil
Comunicação oral de Marco Tulio de Paula Pinto (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O saxofone na Belle Époche brasileira – investigando relações entre história, identidades narrativas e conceitos de autenticidade
Comunicação oral de Pedro Paes de Carvalho (SIMPOM, 2014)
-
O saxofone na música de câmara de Francisco Braga
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira, Marco Túlio de Paula Pinto (Orfeu, 2021)
-
Oceanos (2014) para sax alto e eletrônica: composição e performance voltadas para a morfologia sonora
Comunicação oral de Danilo Rossetti, José de Carvalho (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Paulo Moura e a Bossa Nova Instrumental: análises e reflexões sobre práticas interpretativas e arranjos (1968-1969)
Tese de Doutorado de Cleber José Bernardes Alves (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Performance musical como rede colaborativa e dinâmica
Comunicação oral de Pedro S. Bittencourt (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Projeto interpretativo de Victor Assis Brasil em “Só tinha de ser com você”
Comunicação oral de Fernando Seiji Sagawa, Regina Machado (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Respiração circular e sua aplicabilidade ao discurso musical do II movimento da Improvisation et Caprice pour saxophone solo, de Eugène Bozza (1944): proposta interpretativa e preparação à performance
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira (Música Hodie, 2020)
-
Samba Irresistível: um estudo sobre Casé
Dissertação de Mestrado de Maria Beraldo Bastos (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Simetria, confluências e inter-relação entre conjuntos nas obras; Fantasia para saxofone soprano em Sib e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos (1948) e Rapsodia para saxofone alto em Mib e orquestra de Claude Debussy (1903)
Comunicação oral de José de Carvalho Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Stan Getz e a Bossa Nova (1962-1964): uma análise estilística
Dissertação de Mestrado de Luis Felipe Soares Gomes (UDESC PPGMUS, 2017)
-
Trabalhos acadêmicos relacionados ao saxofone publicados no Brasil entre 1998 e 2019: levantamento e apontamentos quali-quantitativos sobre a produção
Artigo em periódico de Paulo Eduardo Souza de Almeida, Robson Miguel Saquett Chagas (Revista Eletrônica de Música da UFAL, 2021)
-
Trajetória musical do saxofonista Paulo Moura: a gafieira como caminho para uma improvisação brasileira
Comunicação oral de Ronalde Monezzi Filho, Manuel Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Uso e Funções do Saxofone – Apontamentos iniciais de Dualismo, Subliminaridade e Hibridação de Culturas: do Jazz ao Forró Pós-Gonzaga
Artigo em periódico de José de Carvalho Oliveira (Revista da Tulha, 2022)