Palavra-chave: Processos criativos
43 resultados.
-
5 sons: desenvolvimento de estratégia para livre improvisação a partir do conceito de jogo
Comunicação oral de Manuel Silveira Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A composição como metassistema musical: princípios e aplicação considerando-se o caminho dos nomes-almas guarani
Dissertação de Mestrado de Ricardo Mendonça Petracca (UFPR PPGMúsica, 2009)
-
A descoberta pela invenção: prolegômenos a uma teoria substantiva
Comunicação oral de Luciano da Costa Nazario (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A imagem: um ponto de partida para a organização estrutural e formal no processo composicional
Dissertação de Mestrado de Angel Alfonso Rivera Baquero (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
A Livre Improvisação no contexto pós-moderno: indícios de uma “Hiperimprovisação”
Comunicação oral de Manuel Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A metodologia Grounded Theory aplicada na pesquisa em música: um exemplo prático
Artigo em periódico de Luciano da Costa Nazario (Orfeu, 2018)
-
A obra Quando se muda a paisagem…, de Rodrigo Lima, como um processo de solfejos
Artigo em periódico de Pedro Yugo Sano Mani, Silvio Ferraz Mello Filho (Debates, 2019)
-
Aspectos estilísticos na obra de Avishai Cohen: análise e adaptações para violão solo
Comunicação oral de Guilherme Costa Leite Vieira Alves, Leandro Barsalini (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Atravessamentos pictóricos e afetivos em A escuridão, o corpo vermelho e o fascínio
Artigo em periódico de Pedro Yugo Sano Mani (Orfeu, 2020)
-
Caleidoscópio rítmico de Olivier Messiaen: visões, desleituras e reconcepções das teorias do tempo
Artigo em periódico de Miriam Carpinetti (Musica Theorica, 2018)
-
Campos textuais em dois processos colaborativos de criação na música contemporânea
Dissertação de Mestrado de Menan Medeiros Duwe (UFRGS PPGMUS, 2015)
-
Capoeira e composição: Diálogos entre cognição e processos criativos
Artigo em periódico de Guilherme Bertissolo, Paulo Costa Lima (Percepta, 2013)
-
Ciclo Hápticos, para Quinteto de Sopros
Edição crítica em periódico de Jorge Luiz de Lima Santos (Revista Vórtex, 2016)
-
Composição (d)e Sonoridade: a história de um ciclo de peças
Dissertação de Mestrado de Fabrício Solano Gonçalves (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife
Dissertação de Mestrado de Renê Gustavo Freire Martins (UFPB PPGMUS, 2022)
-
Conexões entre a composição musical e a cultura japonesa do Vale do Ribeira
Dissertação de Mestrado de Thales de Godoi Nunes (UDESC PPGMUS, 2019)
-
Da Associação à Obra: Processo de criação e performance
Pôster de Angel Alfonso Rivera (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Direcionamentos na escuta e suas influências no processo criativo: o caso do grupo Obra Aberta
Artigo em periódico de Lucas Zewe Uriarte, José Augusto Mannis (Revista Vórtex, 2017)
-
Doppelgänger: da ideia à obra
Dissertação de Mestrado de Lauro César Pecktor de Oliveira (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Entre risos e rimas: criação musical e protagonismo em classes de EJA
Comunicação oral de Djenane Vieira (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
Dissertação de Mestrado de Camila Costa Zanetta (USP PPGMUS, 2014)
-
Estratégias de aprendizagem e preparação da performance musical: entre a rotina e a vivência de processos criativos
Artigo em periódico de Vana Bock, Marta Macedo Brietzke, Robert John Suetholz, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave (Revista da Tulha, 2019)
-
Estudo exploratório acerca da imaginação musical: contribuições da Teoria Histórico-cultural
Comunicação oral de Célio Roberto Eyng, Magda Floriana Damiani (SIMCAM, 2014)
-
Exploração e apropriação artística de ferramentas multimodais interativas no contexto dos processos criativos colaborativos do grupo Imaginários Sonoros
Artigo em periódico de José Henrique Padovani, Nathalia Fragoso, Fellipe Martins, Caio Campos, Felippe Barros (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Fotografia e música: uma relação interartes
Comunicação oral de Nathália Lobato Da Silva, Bárbara Lobato Batista (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Gesamtkunstwerk: o desenvolvimento de um processo criativo artístico coletivo e polimático
Dissertação de Mestrado de Airan Santos Barbosa de Sousa (UnB PPGMUS, 2018)
-
insígnia, escafandro, sátira e locus: análise de processos criativos em comprovisação
Artigo em periódico de Arthur Faraco (Orfeu, 2021)
-
Latin guitar connections: sobre um processo criativo autobiográfico
Tese de Doutorado de Thiago Colombo de Freitas (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Metáfora e composição musical: aspectos semióticos do processo criativo
Dissertação de Mestrado de Ricardo Ribeiro Lira da Silva (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Música e teatralidade: a perspectiva composicional
Artigo em periódico de Heitor Martins Oliveira (Debates, 2015)
-
O gesto corporal/teatral no processo criativo do grupo Obra Aberta
Comunicação oral de Lucas Zewe Uriarte, José Augusto Mannis (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O pensamento transdisciplinar no cenário musical
Artigo em periódico de Sonia Regina Albano de Lima (Percepta, 2022)
-
O processo colaborativo no desenvolvimento da obra “Brain Washed, Brain Dead”
Artigo em periódico de Thais Montanari, Nathalia Fragoso (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
O processo criativo musical envolvido na transcrição da composição Agnus Dei de Krzysztof Penderecki
Artigo em periódico de João Victor Bota (Música Hodie, 2017)
-
Os recursos sonoros da música contemporânea como ferramenta criativa no ensino musical
Dissertação de Mestrado de Giuliana Cunha Bueno Audrá (UNESP PPG-Música, 2014)
-
Poéticas em arte sonora: entrevista com Paulo Nenflidio
Artigo em periódico de Roseane Yampolschi, Clayton Rosa Mamedes, Paulo Nenflidio (Revista Vórtex, 2021)
-
Processos criativos e suas evidências: ferramentas de documentação e análise para pesquisa artística
Artigo em periódico de Paulo Rios Filho, Ana Clara Nieves Lamonaca, Ana Laura Ruchiga, Arthur Reckelberg Borges da Silva, João Vitor Azevedo da Silva (Claves, 2022)
-
Processos criativos em música: da teoria das etapas aos tipos de criatividade
Comunicação oral de Célio Roberto Eyng, Magda Floriana Damiani (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Quebra-cabeça sonoro: um jogo chamado criação musical
Artigo em periódico de Sandra Mara da Cunha (Orfeu, 2017)
-
Répeter: Uma análise composicional
Artigo em periódico de Paulo Rios Filho (Orfeu, 2020)
-
Sinfonia sistêmica: os processos criativos e a concepção estética dos ciclos vitais
Tese de Doutorado de Felipe Kirst Adami (UFRGS PPGMUS, 2010)
-
Sistema-Gr e Parsemat no planejamento e criação de Ciclo Hápticos para Quinteto de Sopros
Artigo em periódico de Jorge Luiz de Lima Santos, Carlos de Lemos Almada, Pauxy Gentil-Nunes (Debates, 2015)
-
Teorias e práticas do compor: a pesquisa em processos criativos musicais e(m) abordagens no Brasil
Artigo em periódico de Guilherme Bertissolo (OPUS, 2021)