Palavra-chave: Pedagogia do piano
38 resultados.
-
A abordagem pedagógica do ritmo em dois métodos brasileiros para piano: o Diorama de Cacilda Barbosa e a Cartilha Rítmica de Almeida Prado
Comunicação oral de Saimonton Ribeiro Reis, Fátima Monteiro Corvisier (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A arte pianística de Barbara Nissman
Entrevista em periódico de Fernando Vago Santana (Orfeu, 2021)
-
A criação como ferramenta pedagógica no ensino do piano: dando voz ao professor-compositor
Dissertação de Mestrado de Eduardo Dias de Barros Filho (UFMG PPGMUS, 2019)
-
A formação do pianista colaborador no curso de bacharelado em piano: realidade e proposições para inserção no mercado de trabalho
Comunicação oral de Gisele Pires Mota (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A ludicidade no ensino de piano para crianças: a proposta de uma prática docente e de escolha de repertório
Comunicação oral de Mônia Kurrle Feller, Edoardo Sbaffi, Carla Silva Reis (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A natureza do feedback na aprendizagem e ensino de piano de nível avançado com uso de tecnologia: Um estudo de caso
Comunicação oral de Luciana Fernandes Hamond (SIMCAM, 2016)
-
A pedagogia pianística de Antônio de Sá Pereira e a pertinência de sua adoção contemporânea para o ensino do piano
Comunicação oral de Fernando Vago Santana (SIMPOM, 2016)
-
A prática pedagógica da professora de piano Glenda Romero: Um estudo de caso
Dissertação de Mestrado de Lindberg Luiz da Silva Leandro (UFPB PPGMUS, 2015)
-
A recepção ao Ensino Moderno de Piano (1933) de Antônio de Sá Pereira frente à visão conservadora e polêmica de Oscar Guanabarino
Artigo em periódico de Fátima Graça Monteiro Corvisier (Música em Contexto, 2014)
-
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife
Dissertação de Mestrado de Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho (UFPB PPGMUS, 2015)
-
Aprendizagem da lecto-escrita musical ao piano: um diálogo com a psicogênese da língua escrita
Dissertação de Mestrado de Lenita Portilho Furlan (UNESP PPG-Música, 2007)
-
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
Dissertação de Mestrado de Sergio Inácio Torres (UFPR PPGMúsica, 2011)
-
Arranjos didáticos de música da tradição oral para piano complementar: Propostas metodológicas a partir de uma pesquisa-ação na Faculdade de Música do Espírito Santo
Tese de Doutorado de Fernando Vago Santana (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Arranjos didáticos para piano em grupo: um estudo sobre as decisões, escolhas e alternativas pedagógico-musicais
Dissertação de Mestrado de Gisele Andrea Flach (UFRGS PPGMUS, 2013)
-
Considerações sobre a produção acadêmica na área de pedagogia do piano: superando dicotomias ao definir alguns princípios que norteiam a realização de um evento voltado à formação inicial e continuada de professores de piano
Comunicação oral de Claudia Fernanda Deltregia (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Considerações sobre harmonização e música popular na disciplina Piano Complementar
Artigo em periódico de Liliana Harb Bollos, Carlos Henrique Costa (Per Musi, 2017)
-
Exercícios de criação na aula de piano em grupo
Comunicação oral de Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis, Lúcia de Fátima Ramos Vasconcelos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Joaquim Antonio Barrozo Netto: Análise das Suítes Infantis para piano a quatro mãos
Dissertação de Mestrado de Helen Rodrigues dos Santos (UNIRIO PPGM, 2006)
-
Métodos de piano: possíveis implicações
Pôster de Luana Valentim da Silva (SEMPEM, 2014)
-
O desenvolvimento técnico-artístico do pianista colaborador através do repertório de Lied
Dissertação de Mestrado de Nathália Yuri Kato da Silva (Unicamp PPG Música, 2013)
-
O ensino de piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professores
Dissertação de Mestrado de Maria Teresa de Souza Neves (UFMG PPGMUS, 2019)
-
O ensino do repertório contemporâneo para piano: justificativas, desafios e estratégias
Comunicação oral de Maria Helena Del Pozzo (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
O espelho tem duas faces: pedagogia do piano, psicomotricidade e o papel do professor em tempos de gamificação sob diferentes perspectivas
Comunicação oral de Euridiana Silva Souza, Izabela da Cunha Pavan Alvin, Lais Fabiana Silva (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O pedal na Técnica do Piano: estudo e aplicação segundo o método de Antônio de Sá Pereira
Comunicação oral de Wellington Marafiotti Broisler, Fátima Graça Monteiro Corvisier (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O professor de piano: o método de Oscar Guanabarino
Comunicação oral de Maria Aparecida dos Reis Valiatti Passamae (SEMPEM, 2014)
-
O projeto "Piano.Pérolas – desvelando o repertório didático brasileiro": extensão e formação
Comunicação oral de Carla Silva Reis, Ighor Patrick Andrade dos Anjos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Onze prelúdios para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: uma análise para a compreensão do potencial didático da obra para o desenvolvimento de habilidades técnico-interpretativas
Artigo em periódico de Luciana Hamond (Orfeu, 2020)
-
Perspectivas de alunos de Bacharelado em Piano quanto ao uso do software MIROR-Impro para desenvolvimento de improvisação
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Hamond, Anna Rita Addessi (Orfeu, 2019)
-
Piano.Pérolas: promovendo a formação do professor de piano em um projeto de extensão
Pôster de Carla Reis, Ighor Patrick Andrade dos Anjos (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Prática mental
Artigo em periódico de Christian A. Pohl, Karla Eva Pfützenreuter (trad.), Heinz Karl N. Schwebel (trad.) (Percepta, 2015)
-
Práticas criativas ao piano: aquisição e ampliação de habilidades
Comunicação oral de Laura Longo, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Relato de Experiência do Grupo Pia-Nós: ensaios, arranjos e performance sob a perspectiva da aprendizagem cooperativa
Comunicação oral de Josélia Vieira Alberda, José Edmilson Coelho Falcão, Dhiego Heráclito de Matos Costa (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Resenha: Piano.Pérolas: quem brinca já chegou!
Resenha em periódico de Helena Karavassilakis Uzun, Vania Malagutti (Orfeu, 2022)
-
The Pedagogical Use of Visual Feedback for Enhancing Dynamics in Higher Education Piano Learning and Performance
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Hamond, Graham Welch, Evangelos Himonides (OPUS, 2019)
-
Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
Tese de Doutorado de Rogério Lourenço dos Santos (USP PPGMUS, 2013)
-
Uma vida dedicada à música: marcas sociais de um mundo musical ou noções e valores sociais possivelmente relacionados a escolhas musicais
Comunicação oral de Lia Braga Vieira, Maria José Pinto da Costa de Moraes, Maria Lucia da Silva Uchoa, Rosa Maria Mota da Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Upper hands: a method for adults 50+ (to spark the mind, heart and soul): investigação sobre elementos inovadores na metodologia do ensino de piano para adultos
Comunicação oral de Fátima Graça Monteiro Corvisier, Larissa de Almeida Barros (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Uso pedagógico de feedback adicional gerado por tecnologia no ensino e aprendizagem de piano de nível avançado: um estudo de caso
Comunicação oral de Luciana Fernandes Hamond (SIMPOM, 2016)