Palavra-chave: Nacionalismo
41 resultados.
-
A escola de composição de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Ana Lúcia M. T Kobayashi (UNESP PPG-Música, 2009)
-
A escrita idiomática da rabeca ao violino: Guerra-Peixe e a sonoridade nordestina
Artigo em periódico de Priscila Araújo Farias (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
A música como linguagem e os conceitos de música universal e música nacional
Conferência de Lina Maria Ribeiro de Noronha (MusiMid, 2014)
-
A obra Ponteio e Toccatina de Lina Pires de Campos: uma reflexão sobre seu estilo dentro do repertório violonístico nacional da década de 1970
Comunicação oral de Mayara Amaral, Eduardo Meirinhos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A Primeira Guerra Mundial e as associações musicais francesas oriundas: radicalismo e xenofobia como sentimentos idealizadores
Comunicação oral de Danieli Verônica Longo Benedetti, Amilcar Zani (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A recepção do Embaixador da Paz: um concerto de gala para Epitácio Pessoa (1919)
Artigo em periódico de Luciana Pessanha Fagundes (Revista Brasileira de Música, 2018)
-
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
Dissertação de Mestrado de Mário Luiz Marochi Júnior (UFMG PPGMUS, 2007)
-
As canções para voz e piano de José Penalva: um estudo crítico-interpretativo
Dissertação de Mestrado de Grasieli Cristina dos Santos (UFPR PPGMúsica, 2012)
-
As formas neobarrocas e neoclássicas nas Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos
Artigo em periódico de José D'Assunção Barros (Ictus, 2020)
-
As sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos
Dissertação de Mestrado de Michelle Lauria Silva (UFMG PPGMUS, 2005)
-
As Tres danzas concertantes de Leo Brouwer: elementos estruturadores da sua escrita musical
Dissertação de Mestrado de Gabriel Nogueira Batista Strauss (UFG PPG-Música, 2019)
-
Choro para fagote e orquestra de câmara: aspectos da obra de Camargo Guarnieri
Tese de Doutorado de Fabio Cury (USP PPGMUS, 2011)
-
Concerto n.º 1 para Violino e Orquestra de M. Camargo Guarnieri: Aspectos Históricos, Estéticos e Temático-Motívicos
Dissertação de Mestrado de Lara Venusta de Almeida Lemos (UFPB PPGMUS, 2009)
-
Debatendo as permanências do modernismo musical nacionalista no século XX.
Artigo em periódico de Wesley Higino, Marcelo Rauta (Revista Vórtex, 2022)
-
Desintegração de vozes, reintegração de posses: apontamentos sobre a polca purahei jahe’o como narrativa de aspectos sócio-históricos da cultura paraguaia
Artigo em periódico de Miguel Díaz Antar, Yonara Dantas de Oliveira (Orfeu, 2020)
-
Do texto ao som: relações de influência na obra para piano de Vieira Brandão
Tese de Doutorado de Mauren Liebich Frey Rodrigues (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Em torno da polêmica Assembleia de 1886 da Société Nationale de Musique
Comunicação oral de Danieli Verônica Longo Benedetti (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Intertextualidade no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Adailton Sergio Pupia (Orfeu, 2017)
-
Koellreutter e Max Brand no Brasil: signos da modernidade e da nacionalidade na Era Vargas
Painel/Simpósio de Marcus Wolff (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Mário de Andrade às avessas: A Música Popular e a “inconsciência nacional”
Comunicação oral de Paula de Queiroz Carvalho Zimbres (SIMPOM, 2016)
-
Mário de Andrade e o conceito de nacionalismo na música
Dissertação de Mestrado de Luís Alberto Garcia Cipriano (USP PPGMUS, 2011)
-
Música e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Ester Bencke (UDESC PPGMUS, 2010)
-
Nacionalismo no metal brasileiro parte 1: uma introdução
Artigo em periódico de Hugo L. Ribeiro (Música em Contexto, 2018)
-
Nacionalismo, neofolclorismo e neoclassicismo em Villa-Lobos: uma estética dos conceitos
Dissertação de Mestrado de Lucas Eduardo da Silva [Galon] (USP PPGMUS, 2011)
-
Neoclassicismo e Nacionalismo no segundo concerto para piano e orquestra de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Fernando Rauber Gonçalves (UFRGS PPGMUS, 2009)
-
Nos salões do Instituto: o violão de Catulo, Olga Praguer e a canção popular
Artigo em periódico de Marcia Ermelindo Taborda (Revista Brasileira de Música, 2018)
-
O atonalismo, a dodecafonia e a música nacional de Eunice Katunda em Variações sobre um tema popular e Quatro epígrafes
Artigo em periódico de Marisa Milan Candido, Amilcar Zani Netto, Eliana Monteiro da Silva (Musica Theorica, 2021)
-
O Ecletismo nas Canções de Câmara para Canto e Piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca
Artigo em periódico de Angelo José Fernandes, Raíssa Amaral Magrini, Sarah Victória Santibanez Migliori, Heitor Basílio Coelho (Revista Vórtex, 2020)
-
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo
Artigo em periódico de Mauren Liebich Frey Rodrigues, Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling (Orfeu, 2017)
-
O Padre José Maurício Nunes Garcia e os “inventores do Brasil”: a perspectiva sobre o negro dos anos 1930 e o nacionalismo em Arte
Artigo em periódico de Pedro Razzante Vaccari (Ictus, 2020)
-
O papel do canto orfeônico na construção do nacional na Era Vargas: algumas reflexões
Comunicação oral de Maura Penna (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O Pensamento Musical e Ideológico de Claudio Santoro na sua Fase Nacionalista: o Caso da VI Sinfonia
Artigo em periódico de Flávio Santos Pereira, Sérgio Nogueira Mendes (Orfeu, 2020)
-
O ressurgimento da suíte para teclado na segunda metade do século XIX e início do século XX
Dissertação de Mestrado de Adriano Figueiredo Heidrich (USP PPGMUS, 2009)
-
O uso da temática indígena na música de concerto latino-americana: casos do Brasil, Peru, México e Bolívia
Artigo em periódico de Gabriel Ferrão Moreira (OPUS, 2016)
-
Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma análise estrutural e sua projeção na concepção interpretativa da obra
Dissertação de Mestrado de Margareth Maria Milani (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Repensando o nacional à margem da “Civilização”: R. Tagore, o folclore de Bengala e a construção da modernidade indiana
Artigo em periódico de Marcus Wolff (Música e Cultura, 2014)
-
Revolução à meia-luz: trocas políticas e estéticas na parceria entre Vinicius de Moraes e Antônio Carlos “Tom” Jobim
Artigo em periódico de André Domingues dos Santos (OPUS, 2019)
-
Samba as Representation of Brazilianness in the Popular Songs Rhetoric
Artigo em periódico de Claudia Helena Azevedo Alvarenga, Tarso Bonilha Mazzotti (Per Musi, 2019)
-
Um tabuleiro bem brasileiro - Ary Barroso e o processo de construção de uma expressão musical nacional
Dissertação de Mestrado de George Manoel Farias (UDESC PPGMUS, 2010)
-
Villa-Lobos e o canto orfeônico: música, nacionalismo e ideal civilizador
Dissertação de Mestrado de Alessandra Coutinho Lisboa (UNESP PPG-Música, 2005)
-
Vozes das Américas: um estudo comparativo e interpretativo das modinhas e canções álbum 1 e 2 de Heitor Villa-Lobos e as Old American Songs volume 1 e 2 de Aaron Copland
Tese de Doutorado de Mary Carolyn McDavit (UNIRIO PPGM, 2013)