Palavra-chave: Música instrumental brasileira
33 resultados.
-
“Cadê o Café?”: novas trilhas do choro nas rodas do interior paulista
Artigo em periódico de Renan Bertho (Música e Cultura, 2021)
-
“Pr’um Samba”: reflexões e criações sobre o arranjo no gênero musical brasileiro.
Artigo em periódico de Paulo José de Siqueira Tiné (Revista Vórtex, 2019)
-
A concepção de Chico Pinheiro na Música Encontro
Comunicação oral de Matheus Menezes Guerra, Diones Ferreira Correntino (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A concepção de samba presente na linha de Itiberê Zwarg na música “Ginga Carioca”
Comunicação oral de Ramón Del Pino (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
A contribuição interpretativa de Paulo Moura em “Tarde de chuva”
Artigo em periódico de Daniela Spielmann (Música Popular em Revista, 2020)
-
A discografia solo de Victor Biglione na década de 1980: transcrição, edição de performance e análise de oito temas
Dissertação de Mestrado de Luciano Soares Virgilio (UFMG PPGMUS, 2018)
-
A Guitarra Solo de Heraldo do Monte: Apontamentos Analíticos no Arranjo de “Pau de Arara”
Comunicação oral de Igor Brasil Rocha, Hermilson G. Nascimento (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
A influência do pareamento rítmico sobre respostas emocionais sentidas em trechos de música instrumental brasileira
Dissertação de Mestrado de Lina Assumi Abe (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
A polirritmia como ponte para a improvisação em grupo na música instrumental brasileira: uma análise da performance do Trio Corrente
Dissertação de Mestrado de Thiago de Azevedo Duarte (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
Adaptação, interpretação e desenvolvimento do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: reflexões sobre processos de aprendizagem
Dissertação de Mestrado de Christiano Lima Galvão (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Adaptação, interpretação e desenvolvimento do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: reflexões sobre processos de aprendizagem
Comunicação oral de Christiano Lima Galvão (SIMPOM, 2016)
-
Chico Mário e o disco independente: resistência cultural e música instrumental brasileira nos anos 1980
Artigo em periódico de Icaro Bittencourt (Música Popular em Revista, 2020)
-
Complexização do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: análise rítmica do “Forró em Timbaúba”
Comunicação oral de Christiano Galvão (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Criação de um livro de partituras com obras para violão solo, quarteto instrumental e orquestra
Comunicação oral de Marcos Venicius Domingos, Paulo Demetre Gekas (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Embalo: sobre a obra única de Tenório Jr
Artigo em periódico de Vinícius Mendes Rodrigues (Ictus, 2020)
-
Estruturas estilísticas em Egberto Gismonti: um estudo do choro 7 Anéis
Comunicação oral de Diones Ferreira Correntino (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Gismontipascoal: a música instrumental brasileira como releitura pós-moderna do ideal modernista
Dissertação de Mestrado de Paula de Queiroz Carvalho Zimbres (UnB PPGMUS, 2017)
-
Heraldo do Monte: Chuva Morna, Sombrinha Colorida
Comunicação oral de Hermilson Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Moacir Santos’ Mediations: a Look at His Dialog Between Harmonic Languages
Artigo em periódico de Sergio Gaia Bahia (Per Musi, 2018)
-
Nacionalismo, engajamento e música instrumental: a sonoridade do Quarteto Novo
Artigo em periódico de Ismael de Oliveira Gerolamo (Música Popular em Revista, 2020)
-
O "Brazilian Jazz" na década de 1980 no eixo Rio-São Paulo
Dissertação de Mestrado de Deborah Weiterschan Levy (UNIRIO PPGM, 2016)
-
O baião na produção do Quarteto Novo
Painel/Simpósio de Ismael de Oliveira Gerolamo, Almir Côrtes Barreto (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O choro, a apreciação musical ativa e o desenvolvimento cognitivo e musical nos anos iniciais do ensino fundamental
Artigo em periódico de Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Ana Paula Peters (Revista da ABEM, 2020)
-
O Clube do Choro de São Paulo: arquivo e memória da música popular na década de 1970
Dissertação de Mestrado de Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de Sousa (UNESP PPG-Música, 2009)
-
O solo de contrabaixo de Ney Conceição na música Triste e suas características estilísticas de improvisação na música instrumental brasileira
Comunicação oral de Eriki Nery de Novaes, Diones Ferreira Correntino (SEMPEM, 2016)
-
Reflexões sobre processos de aprendizagem e o desenvolvimento rítmico do baião na bateria no contexto da música instrumental brasileira
Comunicação oral de Christiano Lima Galvão (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Samba Irresistível: um estudo sobre Casé
Dissertação de Mestrado de Maria Beraldo Bastos (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Sutileza, intensificação e inventividade: análise musical da performance do baterista Nenê em “Maracatu” de Egberto Gismonti no álbum Sanfona (1981)
Artigo em periódico de Christiano Lima Galvão (Per Musi, 2022)
-
Tendências expressivas e estruturas estilísticas na música de Egberto Gismonti: um estudo do choro 7 Anéis
Dissertação de Mestrado de Diones Ferreira Correntino (UFG PPG-Música, 2013)
-
Uma perspectiva de análise da obra Série de arco de Hermeto Pascoal
Artigo em periódico de Carlos dos Santos (Revista Música, 2021)
-
Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
Dissertação de Mestrado de Alisson Antonio Amador (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
Dissertação de Mestrado de Alisson Antonio Amador (UNESP PPG-Música, 2020)
-
Viola moderna: considerações sobre quatro violeiros contemporâneos
Artigo em periódico de Pedro Pereira Cury (Revista da Tulha, 2016)