Palavra-chave: Música do século XX
38 resultados.
-
“Cantata para louvor e glória”, de Cleide Dorta Benjamim: preparo para a execução
Dissertação de Mestrado de Gerônimo Brito Vieira (UFRN PPGMUS, 2015)
-
A comparison of excerpts by Igor Stravinsky, Alban Berg, Dmitri Shostakovich and Béla Bartók to excerpts by György Ligeti: comparative analysis based on textural parameters.
Dissertação de Mestrado de Carlos Alberto Bastos Oliva (UNESP PPG-Música, 2019)
-
A construção da sonoridade modernista de Heitor Villa-Lobos por meio de processos harmônicos: um estudo sobre choros
Tese de Doutorado de Gabriel Ferrão Moreira (USP PPGMUS, 2014)
-
A Música de Vanguarda serve ao Imperialismo (?): a relação entre música e ideologia na trajetória de Cornelius Cardew entre as décadas de 1960 e 1970
Dissertação de Mestrado de Gabriel Francisco Lemos (UNESP PPG-Música, 2018)
-
A música é uma linguagem? Um estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX
Tese de Doutorado de Arthur Rinaldi Ferreira (UNESP PPG-Música, 2014)
-
A obra coral de Lindembergue Cardoso (1939-1989) com notação não tradicional
Dissertação de Mestrado de Denise Castilho de Oliveira Cocareli (USP PPGMUS, 2018)
-
Análise musical da peça Poesilúdio n. 1, para violão solo, de Almeida Prado
Comunicação oral de Carolina Andrade Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Análise musical de Regard de l’Onction terrible, de Olivier Messiaen: contexto, simbologia, forma e performance
Artigo em periódico de Aline da Silva Alves, Adriana Lopes Moreira (OPUS, 2017)
-
Análise musical de Six Melodies (1950), de John Cage: contexto e procedimentos composicionais
Artigo em periódico de Ana Leticia Crozetta Zomer, Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros (OPUS, 2018)
-
As articulações da estrutura polifônico-textural em “Musique Funèbre” de W. Lutoslawski
Dissertação de Mestrado de Hanon Guy Lima Rossi (USP PPGMUS, 2019)
-
Aspectos de organização melódica na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio
Comunicação oral de Cibele Palopoli (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Aspectos técnico-interpretativos no Quarteto de Cordas Nº 2 de Guerra-Peixe
Dissertação de Mestrado de Israel Victor Lopes da Silva (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Aventures de György Ligeti: A concepção do texto fonético na escrita vocal
Comunicação oral de Laiana Lopes Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Chostakóvitch - discurso e ação. Análise e interpretação da sinfonia nº10 Op. 93
Tese de Doutorado de Luciano de Freitas Camargo (USP PPGMUS, 2017)
-
Estudo comparativo entre edições da Sequenza I para flauta solo de Luciano Berio: subsídios para compreensão e interpretação da obra
Dissertação de Mestrado de Cibele Odete Palopoli (USP PPGMUS, 2013)
-
Estudo de uma correspondência inédita trocada entre Charles Kiesgen e Nadia Boulanger em torno da Société Musicale Indépendante (SMI)
Artigo em periódico de Danieli Verônica Longo Benedetti (OPUS, 2020)
-
Expansão de materiais musicais consolidados historicamente e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Aline Alves, Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Exploração de limitações de possibilidades em materiais gerativos e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Adriana Lopes da Cunha Moreira, Aline Alves (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Geração de material musical a partir de conceitos extramusicais e o processo composicional de Olivier Messiaen
Painel/Simpósio de Adriana Lopes da Cunha Moreira, Aline Alves, Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Il Grido del Popolo: ética e engajamento na escritura musical de Coro, de Luciano Berio
Tese de Doutorado de Paulo Agenor Miranda (UNESP PPG-Música, 2021)
-
Ironia e Decoro na Sinfonia n° 10 de Chostakóvitch
Comunicação oral de Luciano de Freitas Camargo (SIMPOM, 2014)
-
Judith Weir's Instrumental Music as Description
Artigo em periódico de Kheng K. Koay (Per Musi, 2016)
-
Linguagem musical do primeiro movimento do Concerto Duplo de Ligeti: sinais intervalares e seu contexto harmônico
Comunicação oral de Luís Otávio Teixeira Passos, Halley Chaves da Silva (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Mapeamento de derivações por variáveis sintéticas na Peça para dois minutos de Guerra-Peixe
Artigo em periódico de Hanon Guy Lima Rossi, Adriana Lopes Moreira (Musica Theorica, 2020)
-
Metáfora e composição musical: aspectos semióticos do processo criativo
Dissertação de Mestrado de Ricardo Ribeiro Lira da Silva (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Mutationen I de Claudio Santoro, para cravo industrial e fita magnética: uma obra protesto?
Artigo em periódico de Carlo Vinícius Rosa Arruda (Revista Música, 2019)
-
O Contrabaixo: um Instrumento Musical do Nosso Tempo
Artigo em periódico de Bertram Turetzky, Fausto Borém (trad.) (Música Hodie, 2014)
-
O despertar para uma nova vocalidade
Tese de Doutorado de Maria Cecilia de Oliveira (USP PPGMUS, 2013)
-
O discurso sinfônico de Chostakovitch - estudo analítico das sinfonias n. 4 e 5
Dissertação de Mestrado de Luciano de Freitas Camargo (USP PPGMUS, 2012)
-
O primeiro movimento do Quarteto de Cordas Nº 3 de Villa-Lobos: aspectos harmônicos
Comunicação oral de Denise Hiromi Aoki, Roberto Votta (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Os impasses da notação na música da segunda metade do Século XX
Comunicação oral de Gabriel Francisco Barboza Lemos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Panorama sobre pesquisas acadêmicas recentes dedicadas à influência da música de Igor Stravinsky no material composicional de Heitor Villa-Lobos
Painel/Simpósio de Alexy Viegas (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Polirritmos nos Estudos para piano de György Ligeti (primeiro caderno)
Tese de Doutorado de Sara Cohen (UNIRIO PPGM, 2007)
-
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti
Dissertação de Mestrado de Ísis Biazioli de Oliveira (USP PPGMUS, 2014)
-
Simetria, confluências e inter-relação entre conjuntos nas obras; Fantasia para saxofone soprano em Sib e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos (1948) e Rapsodia para saxofone alto em Mib e orquestra de Claude Debussy (1903)
Comunicação oral de José de Carvalho Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Dissertação de Mestrado de Maurício Funcia de Bonis (USP PPGMUS, 2012)
-
Três usos da citação musical no século XX: uma análise das peças Dream-Images de Crumb, Phorion de Foss e Prelúdio para piano nº1 de Willy Corrêa
Dissertação de Mestrado de André de Cillo Rodrigues (USP PPGMUS, 2012)
-
Uma reflexão sobre a construção de sentido na performance musical pela perspectiva do intérprete de música indeterminada
Artigo em periódico de Ana Leticia Crozetta Zomer (Revista da Tulha, 2019)