Palavra-chave: Música contemporânea
115 resultados.
-
A abordagem das técnicas estendidas nas Quatro Estações Portenhas de Piazzolla: o regente como mediador do processo interpretativo.
Comunicação oral de Leandro Fernandes de Oliveira, André Luiz Muniz Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A colaboração compositor-intérprete no desenvolvimento da dialética da clarineta
Comunicação oral de Daniel Aparecido de Oliveira, Luis Antonio Eugênio Afonso (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A comprovisação Hiatos: perspectivas contemporâneas sobre a interação entre improvisação e composição
Artigo em periódico de Rafael Andrino Bacellar, Mario Lima Brasil (OPUS, 2020)
-
A construção de uma performance da obra para piano do compositor Guilherme Nascimento (1970): a interação entre intérprete e compositor
Dissertação de Mestrado de André Barbosa dos Santos (UFMG PPGMUS, 2020)
-
A criatividade distribuída dentro de um círculo colaborativo na preparação de uma estreia
Artigo em periódico de Sofia Leandro, Bruno Santos (Revista Vórtex, 2021)
-
A escritura musical nos ambientes da eletrônica em tempo real
Tese de Doutorado de Sergio Kafejian Cardoso Franco (UNESP PPG-Música, 2014)
-
A estruturação melódica em quatro peças contemporâneas
Dissertação de Mestrado de Matheus Gentile Bitondi (UNESP PPG-Música, 2006)
-
A improvisação livre, a construção do som e a utilização das novas tecnologias
Artigo em periódico de Rogério Luiz Moraes Costa (Música Hodie, 2015)
-
A inserção da música contemporânea no repertório de coros infantojuvenis - Descrição de uma metodologia
Artigo em periódico de Fernando de Oliveira Magre (Revista Vórtex, 2017)
-
A livre improvisação como ferramenta composicional: cateretando, para viola caipira
Dissertação de Mestrado de Fábio Rodrigo Serpe (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
A música contemporânea na iniciação coletiva ao violoncelo: Possibilidades a partir de jogos de improvisação livre
Comunicação oral de Marta Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fábio Soren Presgrave (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
A música contemporânea nos eventos científicos brasileiros da área: 1977 a 2000
Dissertação de Mestrado de Marcia de Oliveira Goulart (UNESP PPG-Música, 2005)
-
A música de cena de Jorge Peixinho. Contributos iniciais para um estudo da sua obra para teatro, performance e mixed-media
Artigo em periódico de Francisco Pessanha de Meneses (Revista Vórtex, 2015)
-
A música de Eduardo Guimarães Álvares para percussão: Estudo I, Estudo II (A Falsa Rhumba), Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos e Taleas
Dissertação de Mestrado de Rubens José de Oliveira Júnior (UFMG PPGMUS, 2014)
-
A oposição na música contemporânea: uma perspectiva composicional baseada nos antônimos
Tese de Doutorado de Marcus André Varela Vasconcelos (UNIRIO PPGM, 2013)
-
A percepção temporal de trechos musicais contemporâneos por adolescentes músicos e não músicos: estudo comparativo entre a França e o Brasil
Comunicação oral de Adeline Stervinou (SIMCAM, 2015)
-
A performance da percussão em Antinomies I, de Rogério Duprat
Comunicação oral de Ricardo de Alcântara Stuani, Itamar Vidal Junior (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A retórica da pronunciação na performance instrumental: modelos suplementares para a articulação musical
Artigo em periódico de William Teixeira (Revista Música, 2021)
-
A superação da técnica (estendida) e a proposta da sonoridade no estudo, discussão e comunicação da música contemporânea
Artigo em periódico de Germán Enrique Gras (OPUS, 2022)
-
Abordagens criativas: possibilidade para o ensino/aprendizagem da música contemporânea
Dissertação de Mestrado de Alvaro Henrique Borges (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Abordagens do pós-moderno em música: a incredulidade nas metanarrativas e o saber musical contemporâneo
Dissertação de Mestrado de João Paulo Costa do Nascimento (UNESP PPG-Música, 2009)
-
Acrescentando algumas reflexões sobre meu livro “Diálogo com cartas”
Artigo em periódico de Jocy de Oliveira (Debates, 2015)
-
Ad Vigiliam et Missam Paschalem: estratégias para a composição de música sacra litúrgica cristã no século XXI
Dissertação de Mestrado de Marcio Andre Silva Steuernagel (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil: um estudo de repertório inserido numa nova estética
Dissertação de Mestrado de Leila Rosa Gonçalves Vertamatti (UNESP PPG-Música, 2006)
-
André Sauvage e Almeida Prado: encontro de duas gerações em Études sur Paris
Artigo em periódico de Ingrid Barancoski (Música em Perspectiva, 2014)
-
Antevendo a obsolescência: a incumbência de preservar obras eletroacústicas pelos compositores
Dissertação de Mestrado de Antonio Rogério Spoladore Hurtado (UFPR PPGMúsica, 2022)
-
Application of the Aesthetic of Guqin (古琴) for Contemporary Music Composition
Artigo em periódico de Barry Yuk Bun Wan (Revista Vórtex, 2021)
-
Apreciação e composição de música contemporânea na escola
Comunicação oral de Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Articulações texto/música na contemporaneidade: perspectivas históricas e abordagens composicionais
Dissertação de Mestrado de Rafael Felício Silva Godoi (UFMG PPGMUS, 2021)
-
Aspectos da utilização da técnica de multiplicação na peça Escondido num ponto, de Alexandre Ficagna
Comunicação oral de Alexandre Remuzzi Ficagna, Tadeu Moraes Taffarello (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Aspectos Interpretativos sobre as Técnicas Expandidas requisitadas na obra Two Takes de Edson Zampronha
Comunicação oral de Fernanda Rosa Machado, Cleber da Silveira Campos (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Aula de música para alunos com altas habilidades
Comunicação oral de Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
cents_analysis_v1.0
Patch em periódico de Felipe de Almeida Ribeiro (Revista Vórtex, 2014)
-
Chronos V para marimba solo: uma investigação à partir da performance
Artigo em periódico de Giuliano Ribas (A Tempo, 2015)
-
Compondo mundos sonoros: uma entrevista/ensaio com Paulo Costa Lima, celebrando seus 60 anos
Entrevista em periódico de Paulo Costa Lima, Guilherme Bertissolo (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Compositores latino-americanos (latin american composers): a genuine alternative to subvert traditionalism in the classical music field
Artigo em periódico de Eliana Monteiro da Silva, Amílcar Zani (Revista da Tulha, 2015)
-
Concepções didáticas sobre as técnicas expandidas e sua aplicação no repertório de tuba
Comunicação oral de Gian Marco Mayer de Aquino (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Contextos do tonalismo na contemporaneidade: teorias musicais e composições
Tese de Doutorado de Rodrigo Serapião Batalha (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Continuidade concreta: complicatio-explicatio-implicatio
Artigo em periódico de Silvio Ferraz, William Teixeira (Orfeu, 2019)
-
Conversas e diálogos como parte do processo criativo de Inquietações, para clarinete solo
Comunicação oral de Alexandre Ficagna (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Criação musical colaborativa: o processo de escrita e performance de Melancoli[r]a para violão solo
Comunicação oral de Fabio Scarduelli, Felipe de Almeida Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Da figura ao gesto: os tropos da música contemporânea
Comunicação oral de William Teixeira da Silva (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
De corpo presente: Uma perspectiva dos gestos em Kristallklavierexplosionsschattensplitter
Artigo em periódico de Joana Cunha de Holanda (Revista Vórtex, 2013)
-
Deixar-se tocar pelo que não se encaixa em nossos paradigmas: Maurício Ayer entrevista Edson Zampronha
Artigo em periódico de Edson Zampronha, Maurício Ayer (OPUS, 2014)
-
Desdobramentos para violoncelo solo de Rogério Costa
Comunicação oral de Cristian de Paula Brandão, Durval da Nobrega Cesetti (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Dicotomias entre os conceitos de espaço na música acusmática
Comunicação oral de Fábio Wanderley Janhan Sousa, João Pedro Paiva de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Educación y música contemporánea: encuentros y desencuentros entre compositores y docentes
Artigo em periódico de Ana Urrutia Rasines, Maravillas Díaz Gómez (Revista da ABEM, 2013)
-
El formato de concierto: sus implicaciones, alcances y posibilidades de transformación
Artigo em periódico de Edgardo Espinosa (Claves, 2022)
-
ENCOMUN - produção e realização do 1º Encontro de Música Contemporânea de Natal
Comunicação oral de Joana Holanda, Fábio Presgrave, Cleber Silveira Campos (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Ensino coletivo do violoncelo em três contextos socioeducativos: reflexões a partir de uma pesquisa-ação no estado de São Paulo
Comunicação oral de Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley de Oliveira, Fábio Soren Presgrave (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Entre o legado musical e a redescoberta da escuta na pós-modernidade: os caminhos de uma nova música em Luciano Berio
Artigo em periódico de Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Revista da Tulha, 2018)
-
Entrevista a Andrés González, fundador y director del Consort Guitarrístico de Chile
Entrevista em periódico de Mauricio Gómez Gálvez, Andrés González (Revista Vórtex, 2020)
-
Entrevista com Harry Crowl
Entrevista em periódico de Harry Crowl, Antonio R. Spoladore Hurtado (Revista Vórtex, 2021)
-
Estratégias para a performance de música contemporânea com coros amadores: Beba Coca Cola de Gilberto Mendes e o Coro Juvenil da UEL
Comunicação oral de Fernando de Oliveira Magre, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Estratégias pedagógicas para o ensino de técnicas estendidas no trompete
Comunicação oral de Maico Viegas Lopes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Estudo das ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio
Dissertação de Mestrado de Daniel Lemos Cerqueira (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Estudo I de Eduardo Guimarães Álvares: questões estruturais e interpretativas
Comunicação oral de Rubens José de Oliveira Júnior (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Gesture as a metaphorical process: an exploration through musical composition
Artigo em periódico de Sara Carvalho (Revista Vórtex, 2017)
-
Gilberto Mendes em busca do Não-Objeto: possíveis diálogos entre mundos
Artigo em periódico de Mirna Azevedo Costa (Música e Linguagem, 2013)
-
Imagens do Brasil na música erudita do século XX: reflexões conceituais sobre identidades culturais brasileiras
Artigo em periódico de Potiguara Curione Menezes (Per Musi, 2015)
-
Inflexões para flauta solo: um estudo sobre a colaboração compositor-intérprete
Comunicação oral de Joana Monteiro Radicchi, Ana Cláudia de Assis (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Intercultural Creativity and Exploration through Gamelanistic Elements in Marzelan Salleh’s Puteri Gunung Ledangand John Cage’s Dream
Artigo em periódico de Camellia Siti Maya Mohamed Razali, Marzelan Salleh (Música Hodie, 2020)
-
John Cage e Merce Cunningham: Colaborativismo e as novas relações entre música e dança
Artigo em periódico de Tatiana Avanço Ribeiro (Música em Foco, 2018)
-
Kurze Schatten II: procedimentos composicionais e princípios estéticos
Artigo em periódico de Artur Miranda Azzi, Rogério Vasconcelos Barbosa (Per Musi, 2022)
-
Lacuna entre técnica e superfície harmônicas na composição de três canções em São Francisco
Comunicação oral de Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Memórias Líquidas para Waterphone solo e Live Loops: criação, performance e transtextualidade
Artigo em periódico de Luís Bittencourt (Música Hodie, 2016)
-
Music Composition Today
Artigo em periódico de Ming Tsao (Revista Vórtex, 2020)
-
Música brasileira para clarone solo: catalogação de repertório e uma abordagem interpretativa da obra Danzas Híbridas, op. 132 de Jaime Zenamon
Dissertação de Mestrado de Mauricio Soares Carneiro (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Música contemporánea y estrategias de aprendizaje de una nueva pieza musical en la clase de piano
Artigo em periódico de Michel André Cara Jara (Música Hodie, 2019)
-
Nocaute!: Procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfólio de composições
Dissertação de Mestrado de Yanto Laitano (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
Non-Teleology: transcendentalist discourse in Stuart Saunders Smith’s The Starving Month
Artigo em periódico de José Augusto Duarte Lacerda (Per Musi, 2018)
-
O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas
Comunicação oral de Fabio Scarduelli, Carlos Fernando Fiorini (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O compositor na sala de aula: sonoridades contemporâneas para educação musical
Tese de Doutorado de Alvaro Henrique Borges (UNESP PPG-Música, 2014)
-
O ensino do repertório contemporâneo para piano: justificativas, desafios e estratégias
Comunicação oral de Maria Helena Del Pozzo (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
Dissertação de Mestrado de Juliana Gonçalves Marin (UFMG PPGMUS, 2020)
-
O indizível que diz! Resenha para o livro Unsayable Music de Paulo Chagas
Resenha em periódico de Antenor Ferreira Corrêa (OPUS, 2015)
-
O inventio retórico na criação musical contemporânea
Comunicação oral de William Teixeira da Silva (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O lamento e Fedra ou o lamento de Lilian Campesato na imagem de Fedra
Artigo em periódico de Tânia Mello Neiva, Thiago Cabral (Revista Vórtex, 2015)
-
O Livro de Escutas de Salvatore Sciarrino
Resenha em periódico de André Ribeiro (Revista Vórtex, 2014)
-
O Ritmo e a interseção de culturas na obra Areia II, de Alexandre Lunsqui: influências em seu processo composicional
Artigo em periódico de Alexandre Lunsqui, Guilherme do Nascimento Davino (Orfeu, 2020)
-
O silêncio na obra de John Cage: uma poética musical em processo
Comunicação oral de Carlos Arthur Avezum Pereira (SIMPOM, 2014)
-
O violoncelo de Kaija Saariaho na obra Spins and Spells (1997)
Comunicação oral de Tácio César Vieira, Acácio Tadeu de Camargo Piedade (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Os recursos sonoros da música contemporânea como ferramenta criativa no ensino musical
Dissertação de Mestrado de Giuliana Cunha Bueno Audrá (UNESP PPG-Música, 2014)
-
Outono de Varsóvia e Festival da Guanabara: música e sociedade
Tese de Doutorado de Semitha Heloisa Matos Cevallos (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Para interpretar peças camerísticas dos séculos XX e XXI
Pôster de Hudson Ditherman Francisco Rosa, Cecília Nazaré de Lima (SEMPEM, 2015)
-
Perspectivas para análise de composições interculturais na música contemporânea a partir dos anos 1960
Comunicação oral de Potiguara Curione Menezes (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal
Tese de Doutorado de Valentina Daldegan (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Por uma performance retórica da música contemporânea
Tese de Doutorado de William Teixeira da Silva (USP PPGMUS, 2017)
-
Processos composicionais, usos e concepções de elementos da cultura brasileira em três peças do final do século XX: uma abordagem analítico-comparativa
Dissertação de Mestrado de Potiguara Curione Menezes (USP PPGMUS, 2011)
-
Processos criativos colaborativos na música contemporânea: dois estudos de caso
Tese de Doutorado de Dario Rodrigues Silva (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
Que som é esse? Diálogos culturais refletidos em processo composicionais na música brasileira contemporânea
Tese de Doutorado de Potiguara Curione Menezes (USP PPGMUS, 2017)
-
Questões de intertextualidade e composição em Fascination para piano e violoncelo (2013), de Acácio Piedade
Comunicação oral de Raphael Duarte Alves Augusto, Acácio Piedade (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Repensar a cultura musical: reformulações canônicas na era pós-tonal
Artigo em periódico de Robert P. Morgan (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
Sobre a possibilidade de figuras retórico-musicais hoje
Artigo em periódico de William Teixeira da Silva, Silvio Ferraz (OPUS, 2015)
-
Teaching electronic music – journeys through a changing landscape
Artigo em periódico de Simon Emmerson (Revista Vórtex, 2020)
-
Técnica estendida na performance de bateristas brasileiros
Dissertação de Mestrado de Enrico Joseph Carinci (UFG PPG-Música, 2012)
-
Técnicas estendidas aplicadas à performance da trompa: desafios técnico-interpretativos na obra Nautilus pour Cor de Salvador Torré
Dissertação de Mestrado de Bruno Lopes Demarque (UFRN PPGMUS, 2022)
-
Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Leandro Fernandes de Oliveira (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Técnicas estendidas no repertório uruguaio para flauta doce nos séculos XX e XXI
Dissertação de Mestrado de Jose Antonio Rodriguez Martinez (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
Técnicas estendidas para a voz: a vocalidade contemporânea nas obras de Cage, Berio, Ligeti e Schoenberg
Artigo em periódico de Régis de Carvalho (Revista Vórtex, 2018)
-
Temas, texturas e materiais: comentários analíticos da sessão “O Príncipe”, constante da “Sinfonia Apocalipse”, de Almeida Prado e Paiva Netto
Artigo em periódico de Giovanni Cristhian Porfirio Silverio (Música em Foco, 2020)
-
Tendencias e influencias: una mirada a través del piano a los compositores relacionados con la Universidad EAFIT
Conferência de Andrés Gómez Bravo (SIMPOM, 2016)
-
The poetry of being Present! An analysis of Transcendental thought in the work of Stuart Saunders Smith
Artigo em periódico de José Augusto Duarte Lacerda (Música Hodie, 2019)
-
The Practice of Teaching Composition
Artigo em periódico de Dániel Péter Biró (Revista Vórtex, 2020)
-
The structural fragmentation in Zwilich’s Millennium Fantasy
Artigo em periódico de Kheng K. Koay (Revista Brasileira de Música, 2013)
-
Traços da influência de Nadia Boulanger na música de Almeida Prado
Comunicação oral de Ingrid Barancoski (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Transcriação em música: a transcrição como criação e como crítica
Dissertação de Mestrado de Flávio Henrique Monteiro Gomes (UNESP PPG-Música, 2022)
-
Ultraschall 2013: O Festival de Música Nova em Berlim (Resenha)
Resenha em periódico de Gustavo Alfaix (Revista Vórtex, 2013)
-
Um frevinho diferente: Wellington Gomes e a apropriação de elementos culturais na música pós-tonal
Comunicação oral de Potiguara C. Menezes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina
Dissertação de Mestrado de Stanley Levi Nazareno Fernandes (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Uma análise musical da obra “La Lumière n'a pas de bras pour nous porter”, para piano solo, de Gérard Pesson
Comunicação oral de Raísa Farias Silveira, Acácio Piedade (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Uma monodia latente: a realização de sínteses aditivas na Sequenza XIV de Luciano Berio
Recital-conferência de William Teixeira da Silva, Silvio Ferraz (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Uma proposta prática de como abordar o repertório da música do Século XX no ensino superior de música
Artigo em periódico de Hugo Leonardo Ribeiro (Música em Contexto, 2017)
-
Vera Janacopulos e a música do século XX: trajetória e sociabilidade
Dissertação de Mestrado de Anne Christina Duque Estrada Meyer (UNIRIO PPGM, 2016)
-
Viola caipira: criação e reflexão estética baseadas na livre improvisação, no timbre e no gesto musical
Artigo em periódico de Fábio Rodrigo Serpe; Roseane Yampolschi (Revista da Tulha, 2016)