Palavra-chave: Mário de Andrade
32 resultados.
-
“Ainda sinto umas cócegas de explicar certas coisas”: Mário de Andrade, professor de Oneyda Alvarenga
Tese de Doutorado de Luciana Barongeno (USP PPGMUS, 2014)
-
“Louvemo-Lo com os violões de cordas de tripa”: Mário de Andrade e a crítica sobre o violão em São Paulo (1929)
Artigo em periódico de Flavia Prando (OPUS, 2018)
-
A criação musical dos compositores Camargo Guarnieri e Francisco Mignone sob a influência da música afro-brasileira: propostas, preocupações e soluções
Comunicação oral de José Roberto de Paulo (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A dicotomia entre teoria e prática na concepção musical de Mário de Andrade no Ensaio sobre a música brasileira e suas implicações para o projeto nacionalista
Comunicação oral de Juliane Larsen (Enc. de Musicologia Histórica, 2014)
-
A ideia de reforma em textos de Mário de Andrade sobre a escrita da história da música brasileira
Painel/Simpósio de Said Tuma (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A modinha como fenômeno coletivo social sob uma perspectiva andradiana e sua análise poética
Artigo em periódico de Pedro Razzante Vaccari (Orfeu, 2019)
-
A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Arysselmo Lima Vieira (UnB PPGMUS, 2018)
-
A primeira fase de Ariel, uma revista de música
Artigo em periódico de Flavia Toni (Música Hodie, 2015)
-
A rabeca de Vilemão Trindade em Mário de Andrade II: ampliando o repertório e desvelando vozes esquecidas
Artigo em periódico de Jorge Linemburg, Luiz Henrique Fiaminghi (OPUS, 2015)
-
À sombra das moças brasileiras
Comunicação oral de Flávia Camargo Toni (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
As características da linguagem musical de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Lutero Rodrigues (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
As obras gravadas pelo coral paulistano em 1937: estudo musicológico e abordagem analítica das obras
Dissertação de Mestrado de Vinícius da Silva Gonçalves (UNESP PPG-Música, 2022)
-
As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática
Dissertação de Mestrado de Jorge Linemburg Junior (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Cegos cantadores rabequeiros do Sertão Nordestino
Comunicação oral de Jorge Linemburg (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Da Bucólica ao Ensaio sobre Música Brasileira
Dissertação de Mestrado de Sergio Rodrigues Lisbôa (USP PPGMUS, 2015)
-
Homofobia e efeminação na literatura brasileira: o caso Mário de Andrade
Artigo em periódico de Jorge Vergara (Revista Vórtex, 2015)
-
Mário de Andrade e a leitura de Constantin Brailoiu
Artigo em periódico de Yuri Prado (Música Hodie, 2015)
-
Mário de Andrade e a Musicoterapia
Artigo em periódico de Gregório José Pereira de Queiroz (Revista Brasileira de Musicoterapia, 2016)
-
Mário de Andrade e a ópera: 2 tempos de crítica (1918-1919 e 1928)
Painel/Simpósio de Eduardo Tadafumi Sato (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Mário de Andrade e a síncopa do Brasil
Tese de Doutorado de Enrique Valarelli Menezes (USP PPGMUS, 2016)
-
Mário de Andrade e o conceito de nacionalismo na música
Dissertação de Mestrado de Luís Alberto Garcia Cipriano (USP PPGMUS, 2011)
-
Modernismo é ter orquestra em São Paulo: música sinfônica na crítica de Mário de Andrade no Diário Nacional
Comunicação oral de André Acastro Egg (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Músicas em tempos de guerra: o papel social do artista no contexto da Segunda Guerra Mundial na escrita de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça
Artigo em periódico de Flávia Camargo Toni, Guilhermina Lopes (Revista Música, 2022)
-
Nacionalismo no metal brasileiro parte 1: uma introdução
Artigo em periódico de Hugo L. Ribeiro (Música em Contexto, 2018)
-
O “colecionamento de canções do povo” para o Ensaio sobre Música Brasileira de Mário de Andrade
Artigo em periódico de Flavia Camargo Toni (OPUS, 2021)
-
O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade
Dissertação de Mestrado de Luciana Barongeno (USP PPGMUS, 2007)
-
O triunfo da Semana de 22 na crítica musical: Mário de Andrade e Luiz Heitor, 1927 a 1945
Artigo em periódico de André Egg (Revista Vórtex, 2022)
-
Patrimônio musical e políticas públicas no Brasil
Artigo em periódico de Maria Alice Volpe (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Pesquisa e criação nas cartas de Mário de Andrade e Luciano Gallet
Artigo em periódico de Flávia Camargo Toni (OPUS, 2017)
-
Ponto contra ponto: o debate sobre a nacionalização musical no Brasil e o Café
Artigo em periódico de Tiago Hermano Breunig (Orfeu, 2020)
-
Toda canção de liberdade vem do cárcere: homofobia, misoginia e racismo na recepção da obra de Mário de Andrade
Tese de Doutorado de Jorge Israel Ortiz Vergara (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Um colóquio de bruxos: Mário de Andrade, Fernando Ortiz e a “música de feitiçaria”
Artigo em periódico de Elizabeth Travassos (Debates, 2014)