Palavra-chave: MPB
22 resultados.
-
“Eu sou uma fruta ‘gogóia’, eu sou uma moça”: Gal Costa e o Tropicalismo no feminino
Artigo em periódico de Rafael da Silva Noleto (Per Musi, 2014)
-
A improvisação vocal na Copacabana dos anos 50 a 70
Dissertação de Mestrado de Glawcer Nader Saraiva Ferreira Felix (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Apontamentos sobre o uso do baião como símbolo de uma brasilidade na MPB dos anos 1970, a partir do estudo da canção “Formigueiro”, de Ivan Lins e Vitor Martins
Painel/Simpósio de Thais Lima Nicodemo (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Cantores e músicos: uma reflexão sobre gênero e profissão a partir de Maria Bethânia
Comunicação oral de Bruna Queiroz Prado (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Da MPB surgida em 1964 à Nova MPB do século XXI: retomadas, avanços, saturações e digressões
Comunicação oral de Laura Figueiredo Dantas, Heloísa de Araújo Duarte Valente (MusiMid, 2014)
-
Diálogos entre contrabaixo e voz: o papel do cantor na direção de arranjos musicais em colaboração com o instrumentista
Comunicação oral de Hevelyn Costa da Silva, João Paulo Campos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Elis Regina e o mercado fonográfico na década de 1970
Comunicação oral de Andrea Maria Vizzotto Alcântara Lopes (SIMPOM, 2016)
-
Embalo: sobre a obra única de Tenório Jr
Artigo em periódico de Vinícius Mendes Rodrigues (Ictus, 2020)
-
Gritos femininos: performances das cantoras de MPB e suas significações políticas (anos 1960 e 2000)
Artigo em periódico de Bruna Queiroz Prado (Música Popular em Revista, 2016)
-
Jorge Ben: um negro na MPB nas décadas de 1960-1970
Dissertação de Mestrado de Renato Santoro Rezende (UNIRIO PPGM, 2012)
-
Lobão e Caetano Veloso: desdobramentos da dialética nacional-estrangeiro
Artigo em periódico de Ana Carolina Serpa, Dmitri Cerboncini Fernandes (Música Popular em Revista, 2018)
-
MPB e voz popular dos anos de 1980: Hibridismos no álbum Luz (1982) de Djavan
Dissertação de Mestrado de Felipe Mendonça Hauers (UFPB PPGMUS, 2017)
-
O canônico em xeque na MPB: processos de legitimação e ideário de modernidade
Dissertação de Mestrado de Laura Figueiredo Dantas (USP PPGMUS, 2016)
-
O ensino do canto popular brasileiro, abordagem didática: técnica vocal e performance
Dissertação de Mestrado de Sebastiana Benedita Coelho de Moraes Couteiro (UFG PPG-Música, 2012)
-
Ó quão dessemelhante? Dialogismo e campo musical no LP Transa, de Caetano Veloso
Artigo em periódico de Allan de Paula Oliveira, João Pedro Schmidt (OPUS, 2018)
-
O violão de 8 cordas como instrumento acompanhador do canto popular brasileiro
Dissertação de Mestrado de Clidney de Amorim Couteiro (UFG PPG-Música, 2012)
-
Pra não dizer que não falei de Ivete Sangalo: a programação musical da Unesp FM
Artigo em periódico de Helton Lucinda Ribeiro (Sonora, 2019)
-
Terra dos Pássaros: a permanência de elementos da contracultura na produção de Toninho Horta nos anos de 1970
Artigo em periódico de Thaís Lima Nicodemo, Rafael dos Santos (Per Musi, 2014)
-
TROPICACOSMOS: Interseções estéticas a partir da música de Caetano Veloso e do cinema de Glauber Rocha
Dissertação de Mestrado de Marcos Sarieddine Araújo (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Um “camarada” de Chico Buarque? As (tentativas de) relações entre Benito di Paula e a MPB
Comunicação oral de Adelcio Camilo Machado (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Vera cruz: entre a instabilidade, a ambiguidade e a náusea nas versões de Milton Nascimento e Wayne Shorter
Comunicação oral de Vinicius Moreira Corilow (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Zimbo Trio e o Fino da Bossa: uma perspectiva histórica e sua repercussão na moderna música popular brasileira
Dissertação de Mestrado de Cristina Gomes Machado (UNESP PPG-Música, 2008)