Palavra-chave: Identidade nacional
17 resultados.
-
“Brazilian Guitar Music”: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
Dissertação de Mestrado de Marco Ernesto Teruel Castellon (UFMG PPGMUS, 2017)
-
“Para fazer chorar as pedras”: o gênero musical guarânia no Brasil – décadas de 1940/50
Tese de Doutorado de Evandro Rodrigues Higa (UNESP PPG-Música, 2013)
-
Apontamentos sobre a bossa nova e suas relações com projetos de identidade nacional
Comunicação oral de Fabio Guilherme Poletto (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Diplomacia e política cultural no Brasil (1964-1975): o caso das obras Ritmata e Momentos I
Artigo em periódico de Fabio Guilherme Poletto, Eric Henrique Moreira Evangelista (OPUS, 2017)
-
Mediações nos choros para piano solo de Radamés Gnattali (1906-1988)
Dissertação de Mestrado de Raísa Farias Silveira (UDESC PPGMUS, 2016)
-
Meritocracias musicais: critérios de qualificação ética e estética da música popular no Brasil (1880 - 1920)
Artigo em periódico de Joêzer de Souza Mendonça (InCantare, 2015)
-
Music and dictatorship in the 20th century: a path for the construction of national identities
Comunicação oral de Marcia de Oliveira Goulart (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Music education and musical experiences in Hong Kong
Artigo em periódico de Wing-Wah Law, Wai-Chung Ho (Debates, 2014)
-
O gênero musical guarânia no Brasil: décadas de 1940/50
Comunicação oral de Evandro Rodrigues Higa (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O mistério d’O mistério do samba: o paradigma da mediação e a produção racializada de silêncios na memória hegemônica da “Música Popular Brasileira” (1960-2017)
Artigo em periódico de Lurian José Reis da Silva Lima (OPUS, 2021)
-
O papel da música folclórica infantil brasileira como elemento da construção da identidade nacional
Comunicação oral de Josiane Fernanda Covre (SEMPEM, 2014)
-
O rap “exótico” na Itália contemporânea: entre direitos negados e nova cidadania
Artigo em periódico de Luca Bussotti (Música Hodie, 2019)
-
O samba e a cerveja como símbolos nacionais: eu sou Brahmeiro
Comunicação oral de Antonio Layton Souza Maia (MusiMid, 2013)
-
Política da boa vizinhança e o samba como narrativa da identidade nacional: corpos e vozes moventes e o American Way of Life
Comunicação oral de Denise Barata (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Querelas e aquarelas do Brasil: o jazz na mira do nacionalismo musical (anos 1920-1960)
Artigo em periódico de Adalberto Paranhos (Orfeu, 2020)
-
Reflexões sobre a Identidade Nacional nos Choros para Piano Solo de Radamés Gnattali
Artigo em periódico de Raísa Farias Silveira, Guilherme Sauerbronn de Barros (Musica Theorica, 2017)
-
Villa-Lobos, identidade nacional e história no Cinema Novo: uma análise a partir de Deus e o diabo na terra do sol
Artigo em periódico de Luíza Alvim (Revista Brasileira de Música, 2019)