Palavra-chave: Heitor Villa-Lobos
53 resultados.
-
A Ação Educativa do Museu Villa-Lobos no contexto de mudanças institucionais
Artigo em periódico de Claudia Castro, Marcia Ladeira Monteiro (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
A construção da sonoridade modernista de Heitor Villa-Lobos por meio de processos harmônicos: um estudo sobre choros
Tese de Doutorado de Gabriel Ferrão Moreira (USP PPGMUS, 2014)
-
A Influência da música de Heitor Villa-Lobos no primeiro e terceiro movimentos da Primeira Sinfonia de Claudio Santoro
Artigo em periódico de Rafael Fajiolli Oliveira (Revista Música, 2019)
-
A música cantada indígena e o universo composicional de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Marcos Júlio Sergl (Revista Música, 2019)
-
A Teoria da Entonação de B. Asafiev e a execução musical: concepções analíticas para a interpretação das Cirandas de Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Daniel Junqueira Tarquínio (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
A voz feminina na Música de Câmara Brasileira: estudo de repertório para Mezzo-Soprano, Violoncelo e Piano
Tese de Doutorado de Joana Christina Brito de Azevedo (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Análise da Sonata Fantasia nº. 1 de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Claudio Pereira Cruz, Eliel Almeida Soares (Revista da Tulha, 2021)
-
Análise das relações de simetria em quatro dos estudos para violão de Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Ciro Paulo Visconti Canellas (USP PPGMUS, 2014)
-
As Cirandas de Heitor Villa-Lobos: uma análise à luz das relações transtextuais de Gérard Genette
Artigo em periódico de Juliana Wady (Revista Música, 2022)
-
Aspectos técnicos interpretativos em obras de Heitor Villa-Lobos selecionadas do repertório de música de câmara com flauta
Dissertação de Mestrado de Fabrício Vallério Ribeiro (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos: apresentação de um manuscrito para canto e violão
Artigo em periódico de Humberto Amorim (Revista Música, 2019)
-
Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos: identidade transitiva no repertório villalobiano para canto e violão
Artigo em periódico de Humberto Amorim (Orfeu, 2019)
-
Choros n.7, de Heitor Villa- Lobos: análise musical
Comunicação oral de Denise Mayumi Ogata (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Chôros Nº7 de Heitor Villa-Lobos: análise das influências composicionais
Comunicação oral de Jorge Luiz de Oliveira Júnior, Eduardo Meirinhos (SEMPEM, 2016)
-
Considerações analíticas sobre O Martírio dos Insetos e suas relações com as fases criativas de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Edmar Deunízio (UDESC PPGMUS, 2016)
-
Dança – Lembrança do Sertão de Heitor Villa-Lobos: construindo a interpretação da redução para piano
Comunicação oral de Lúcia Silva Barrenechea (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Eixos e metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Allan Medeiros Falqueiro (USP PPGMUS, 2017)
-
Estudo interpretativo da técnica composicional Melodia das Montanhas, utilizada nas peças orquestrais: New York Sky-Line Melody e Sinfonia nº 6 de Heitor Villa-Lobos
Tese de Doutorado de Rodrigo Passos Felicissimo (USP PPGMUS, 2014)
-
Estudo n. 4 de José Vieira Brandão: aspectos intertextuais na homenagem musical a Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Daniel Felipe Leite Sanches, Lucia Silva Barrenechea (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Explorando o Estudo Nº1 para violão solo de Heitor Villa-Lobos: Suas características idiomáticas e sugestões de aplicação para além dos pontos técnicos para o qual foi escrito
Comunicação oral de Raphaell Mota Alves (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Gestos Conclusivos na Sinfonia n. 8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
Artigo em periódico de Adailton Sergio Pupia (Musica Theorica, 2020)
-
Guia Prático para piano de Heitor Villa-Lobos: perspectiva para uma pedagogia da performance
Comunicação oral de Francine Alves dos Reis Loureiro, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Habilidades técnico-interpretativas ao fagote para a performance da Ciranda das sete notas (Fantasia para fagote e quinteto de cordas) de Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Felipe dos Santos Arruda (UFG PPG-Música, 2016)
-
Interface entre os processos criativos de Paul Klee e H. Villa-Lobos: gráficos para gravar as Melodias das Montanhas
Artigo em periódico de Rodrigo Felicissimo, Gil Jardim (OPUS, 2013)
-
Intertextualidade musical na Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Alice Soares Queiroz (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Intertextualidade na Bachianas Brasileiras n.2 de Heitor Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Adailton Sergio Pupia (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
Intertextualidade no Sexteto Mistico de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Allan Kolodzieiski (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Mazurca-Choro na trajetória Villa-Lobos: lembrança e resignificação
Artigo em periódico de Lurian José Reis da Silva Lima (Revista Vórtex, 2016)
-
Metaeixos simétricos no Andantino Vagaroso do Quarteto de Cordas n. 9 de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Allan Medeiros Falqueiro, Adriana Lopes Moreira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O boi e o curral: o problema de definição da forma d’ O Boizinho de Chumbo de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Walter Nery Filho, Paulo de Tarso Salles (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O Boisinho de Chumbo e o Lobosinho de Vidro de Heitor Villa-Lobos: o uso da metáfora como elemento de construção da interpretação musical
Dissertação de Mestrado de Antonio Guimarães Neto (UNIRIO PPGM, 2016)
-
O contrabaixo orquestral de Villa-Lobos: contextualização, idiomatismo e seleção de excertos
Tese de Doutorado de Alexandre Silva Rosa (UNESP PPG-Música, 2017)
-
O fenômeno da intertextualidade e influência em Heitor Villa-Lobos: estudo analítico sobre o Sexteto Místico e obras dos anos iniciais
Dissertação de Mestrado de Allan Koldzieiski (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
O indianismo em cinco poemas sinfônicos de Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Tese de Doutorado de Daniel Zanella dos Santos (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
O Lobosinho de Vidro: a influência do título na construção interpretativa através da metáfora conceitual
Comunicação oral de Antonio Guimarães Neto (SIMPOM, 2016)
-
O primeiro movimento do Quarteto de Cordas Nº 3 de Villa-Lobos: aspectos harmônicos
Comunicação oral de Denise Hiromi Aoki, Roberto Votta (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O processo de criação musical de Heitor Villa-Lobos desenvolvido na peça New York Sky-Line Melody
Comunicação oral de Rodrigo Passos Felicissimo (SIMPOM, 2014)
-
Onde nosso amor nasceu (coleção Canções típicas brasileiras nº 13), Manuscrito P3015, Coleção Mozart Araújo, CCBB-RJ, de Heitor Villa-Lobos
Edição crítica em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Panorama sobre pesquisas acadêmicas recentes dedicadas à influência da música de Igor Stravinsky no material composicional de Heitor Villa-Lobos
Painel/Simpósio de Alexy Viegas (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Poema sinfônico Mandú-Çarará: análise do argumento e texto em nheengatu
Comunicação oral de Nicolás Ramirez Salaberry (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Quando Leo Brouwer fez uma homenagem a Villa-Lobos
Comunicação oral de Fabricio Ferreira da Silva, Ezequias Oliveira Lira (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Simetria, confluências e inter-relação entre conjuntos nas obras; Fantasia para saxofone soprano em Sib e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos (1948) e Rapsodia para saxofone alto em Mib e orquestra de Claude Debussy (1903)
Comunicação oral de José de Carvalho Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Solo dos Choros nº6 de Villa-Lobos: construção da performance por flautistas profissionais
Dissertação de Mestrado de Thais Fernandes Rodrigues dos Santos Moreira (UFRGS PPGMUS, 2013)
-
Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
Dissertação de Mestrado de Nicolás Ramirez Salaberry (UNESP PPG-Música, 2017)
-
The influence of Chopin on Villa-Lobos: Hommage à Chopin, Mazurka-Choro, and arrangements for cello
Artigo em periódico de Lars Hoefs (Debates, 2020)
-
Villa-Lobos e os metais graves sinfônicos: um estudo dos elementos técnicos específicos
Tese de Doutorado de Donizeti Aparecido Lopes Fonseca (USP PPGMUS, 2014)
-
Villa-Lobos nos anos 1930 e 1940: transcrições e “work in progress”
Artigo em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2015)
-
Villa-Lobos, os Choros e o Pestana às avessas
Artigo em periódico de Marcos Branda Lacerda (OPUS, 2014)
-
Villa-Lobos: de pai para filho
Artigo em periódico de Lurian José Reis da Silva Lima (OPUS, 2017)
-
Villa-Lobos: música erudita brasileira como cânone regional em relação à música nativa
Artigo em periódico de Nicolás Ramirez Salaberry (Revista da Tulha, 2017)
-
Villa-Lobos: Onde nosso amor nasceu (coleção Canções típicas brasileiras nº 13), Manuscrito P3015, Coleção Mozart Araújo, CCBB-RJ
Edição crítica em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Vozes das Américas: um estudo comparativo e interpretativo das modinhas e canções álbum 1 e 2 de Heitor Villa-Lobos e as Old American Songs volume 1 e 2 de Aaron Copland
Tese de Doutorado de Mary Carolyn McDavit (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Writing for pedal harp: cognitive aspects
Dissertação de Mestrado de Myriam Hadassah (UNESP PPG-Música, 2020)