Palavra-chave: Ensino superior
45 resultados.
-
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Andrea Mischiatti Gianelli (UNESP PPG-Música, 2012)
-
A Formação Musical e Pedagógica em Quatro Cursos Superiores de Guitarra Elétrica no Brasil
Dissertação de Mestrado de Thiago Grando Módolo (UDESC PPGMUS, 2015)
-
A motivação de licenciandos em música: um campo em pesquisa
Pôster de Isac Rufino Araújo (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A prática coletiva da flauta doce no contexto do ensino superior: uma investigação de três grupos musicais ligados à universidades
Comunicação oral de Laís Figueiroa Ivo (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A prevenção de lesões em músicos e a formação musical: proximidades e distanciamentos
Artigo em periódico de Marina Medici Loureiro Subtil (A Tempo, 2015)
-
Acesso de alunos com deficiência nos cursos de licenciatura em música de quatro instituições de ensino superior federais
Dissertação de Mestrado de Vinícius Alves Maciel (UDESC PPGMUS, 2022)
-
As Cartas do Gervásio e a autorregulação da aprendizagem como potencializadoras do estudo na Percepção Musical
Artigo em periódico de Cristiane Hatsue Vital Otutumi (OPUS, 2017)
-
Criação e adaptação de material didático para pessoas com deficiência visual: relatos de egressos da graduação em música
Comunicação oral de Daltro Keenan Junior, Regina Finck Schambeck (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Curso de Graduação em Música – Licenciatura da UERGS: Analisando o Projeto Pedagógico e Discutindo sobre a Proposta de Formação
Comunicação oral de Ranielly Boff Scheffer, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
De Composição
Comunicação oral de Luciano de Souza Zanatta, Bruno Milheira Angelo (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Deficiência visual no ensino superior de música: ações, recursos e serviços sob a perspectiva de quatro egressos
Artigo em periódico de Daltro Keenan Júnior, Regina Finck Schambeck (Revista da ABEM, 2017)
-
Diretrizes e perspectivas para o ensino superior de guitarra elétrica no Brasil
Tese de Doutorado de Anderson de Sousa Mariano (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Diversidade, tokenismo, músicas não-canônicas e crise das Humanidades na academia dos EUA
Artigo em periódico de Alejandro L. Madrid (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Educação Infantil nos cursos de Licenciatura em Música: um olhar sobre a formação docente
Tese de Doutorado de Carolina Chaves Gomes (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Ensino e aprendizagem de improvisação em um curso superior de música
Dissertação de Mestrado de Ricardo Costa Laudares Silva (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Formação de músicos no bacharelado em música popular: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dissertação de Mestrado de Jean Carlos Presser dos Santos (UFRGS PPGMUS, 2013)
-
Formação de músicos no bacharelado em música popular: Um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Comunicação oral de Jean Presser (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Improvisação idiomática em música brasileira: relato da implementação de uma disciplina no ensino superior
Artigo em periódico de Almir Côrtes (Música Popular em Revista, 2019)
-
Improvisação metodológica no ensino superior: construindo conhecimentos nas “narrativas de si”
Comunicação oral de Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Inclusão do aluno com deficiência visual no ensino superior: reflexões sobre a prática do professor de música
Comunicação oral de Edibergon Varela Bezerra (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Inclusão em musicoterapia desafios e novas perspectivas
Artigo em periódico de Noemi Nascimento Ansay (InCantare, 2022)
-
Leda Maffioletti: música na infância e na formação de pedagogas
Dissertação de Mestrado de Silani Pedrollo (UDESC PPGMUS, 2022)
-
Linguagem musical e o ensino de graduação em música: Contribuições para a atualização das disciplinas de teoria e percepção musical
Comunicação oral de Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Gustavo Frosi Benetti (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Metáforas como estratégia de ensino em aulas de graduação em flauta transversal no Brasil: dois estudos de caso
Tese de Doutorado de Gina Arantxa Arbelaez Hernandez (UFRGS PPGMUS, 2022)
-
Música mobile: Um estudo sobre a escuta musical de estudantes de música em smartphones
Comunicação oral de Juliana do Rêgo Medeiros, José Ruy Henderson Filho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Música, formação e currículo: uma análise do Curso de Licenciatura em Música da UFRR
Comunicação oral de Gustavo Frosi Benetti, Jéssica de Almeida (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
O curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Maranhão: desafios de uma nova proposta
Comunicação oral de Daniel Lemos Cerqueira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
Tese de Doutorado de Dayane Battisti (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos
Artigo em periódico de Cristiane H. Vital Otutumi (Revista Vórtex, 2013)
-
O Grande Circo Místico: um projeto artístico-pedagógico
Artigo em periódico de Cristina M. Emboaba da C. J. de Camargo (Revista da Tulha, 2020)
-
O perfil dos professores de canto no ensino superior de música: um estudo em andamento
Comunicação oral de Juliana Bischoff (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Os sentidos da performance e da docência à luz da Logoteoria: um estudo com professores de instrumento em duas universidades do Nordeste
Tese de Doutorado de Sandra Kalina Martins Cabral de Aquino (UFPB PPGMUS, 2017)
-
Percepção musical no ensino superior: Avaliação de métodos de rítmica sob a ótica da cognição musical
Artigo em periódico de Letícia Dias de Lima (Percepta, 2018)
-
Perfil de autorregulação de estudantes de piano na construção da performance
Artigo em periódico de Adriana Akemi Kikuchi Calzavara, Paula Mariza Zedu Alliprandini (Revista da ABEM, 2021)
-
Por que licenciatura em música? Um estudo do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2003
Dissertação de Mestrado de Ana Lidia da Fontoura Prates (UFRGS PPGMUS, 2004)
-
Princípios da Logoterapia de Viktor Frankl: motivações e busca do sentido da vida no contexto da Educação Musical
Pôster de Sandra Cabral de Aquino, Maura Penna (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Problema, criatividade e ensino remoto emergencial: reflexões sobre a prática docente no ensino superior
Artigo em periódico de Klesia Garcia Andrade (Revista da ABEM, 2022)
-
Processos de ensino coletivo de bateria e percussão: reflexões sobre uma prática docente
Dissertação de Mestrado de Henry Raphaely de Souza (UDESC PPGMUS, 2013)
-
Repertório Orquestral para Flauta: um survey sobre frequência de estudo, material didático e importância dos excertos orquestrais por estudantes de IES do Brasil
Artigo em periódico de André Sinico (Revista Vórtex, 2016)
-
Teste de Habilidades Específicas em Música: um relato de experiência
Relato de experiência de Daniel Lemos Cerqueira (Música e Linguagem, 2015)
-
The development of learning strategies in individual instrumental practice: an exploratory study with Organ Students in Higher Music Education
Artigo em periódico de Any Raquel Souza Carvalho, Marcos Vinícius Araújo, Luís Cláudio Barros, Yuri Miorelli Antunes dos Santos (OPUS, 2020)
-
Tipos de aprendizagem de improvisação em um curso superior de música
Comunicação oral de Ricardo Costa Laudares Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Trajetória acadêmica de alunos com deficiência visual: um estudo com egressos da Graduação em Música
Dissertação de Mestrado de Daltro Keenan Junior (UDESC PPGMUS, 2017)
-
Um mapeamento sobre a formação de regentes em cursos superiores no Brasil
Artigo em periódico de Felipe Damato de Lacerda, Sérgio Figueiredo (Revista Vórtex, 2018)
-
Um panorama do ensino superior da tuba no Brasil a partir da seleção e utilização de manuais didáticos
Dissertação de Mestrado de Bruno Brandalise Leonardi (UFPR PPGMúsica, 2018)