Palavra-chave: Ensino médio
37 resultados.
-
A criação coletiva de canções nas brechas do currículo de música na educação básica: uma estratégia de ocupação
Dissertação de Mestrado de Leonardo Stefano Masquio (UNIRIO PPGM, 2017)
-
A escuta como atividade central da aula de música: uma proposta para o Ensino Médio
Comunicação oral de Helena Lopes da Silva, Aline Nunes Carneiro, Davi Alves Sousa (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
Dissertação de Mestrado de Liège Pinheiro dos Reis (UnB PPGMUS, 2011)
-
A mediação da escuta musical no Ensino Médio: uma proposta para a formação pedagógica e musical dos professores e alunos das escolas públicas de Belo Horizonte, MG
Comunicação oral de Helena Lopes da Silva, Gislene Marino, Aline Nunes Carneiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014: as aulas para o ensino médio
Dissertação de Mestrado de Maria Débora Ortiz Rodriguez (UnB PPGMUS, 2014)
-
A Notação Musical como Conteúdo no Ensino Médio: Analisando os Documentos Educacionais Oficiais
Comunicação oral de Robson Cardoso (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2015)
-
A Prática Musical Através do Violão Coletivo com Alunos do Ensino Médio no Contra Turno
Comunicação oral de Elton Mendes Pinheiro, Melquíades Floriano Pereira Júnior (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A valorização da aula de música pelos alunos do ensino médio e os fatores que a influenciam
Dissertação de Mestrado de Daniel Ribeiro Bezerra (UFPE PPGMúsica, 2019)
-
Adolescente e canto: definição de repertório e técnica vocal adequados à fase de mudança vocal
Dissertação de Mestrado de Rita de Cássia Mendonça (UFG PPG-Música, 2011)
-
Arte & adversidade: uma esperança equilibrista para o ensino médio em tempos sombrios
Artigo em periódico de Denise Stefanoni Combinato, Ana Dair Moraes Ortiz Endrizzi, Dayse Rodrigues de Lima, Deborah Caroline Ramos Bahiense, Gislaine Aparecida dos Reis, Karina Aparecida de Camargo (InCantare, 2020)
-
As “práticas informais” e o “aprendizado não formal” na oficina de música do projeto PIBID/UEMG/ESMU
Tese de Doutorado de Fernando Macedo Rodrigues (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Aula de música no ensino médio: uma revisão da literatura
Comunicação oral de Robson Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no ensino médio: uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN
Artigo em periódico de Giann Mendes Ribeiro, Gibson Alves Marinho da Silva (Per Musi, 2022)
-
Autoria das aulas de música do "Espaço da Aula" no Portal do Professor-MEC
Comunicação oral de María Débora Ortiz Rodriguez (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Contribuições da motivação autodeterminada para aprendizagem musical no ensino médio: uma revisão de literatura
Comunicação oral de Silene Trópico e Silva, Áureo Déo DeFreitas Júnior (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Coro juvenil: por uma abordagem diferenciada
Dissertação de Mestrado de Patricia Soares Santos Costa (UNIRIO PPGM, 2009)
-
Currículo em Música no ensino médio integrado no IFRN
Comunicação oral de Carolina Chaves Gomes, Isaac Samir Cortez de Melo (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Democratização do conhecimento musical no Ensino Médio: discursos e impressões discentes
Comunicação oral de Jonas Tarcísio Reis (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Disciplina de música do ensino integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Comunicação oral de Sabrina Linhares Gomes, Jáderson Aguiar Teixeira, Pedro Rogério (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Educação Musical e Formação Docente: Um relato de experiência como orientadora do Estágio Supervisionado em Educação Musical no contexto do Ensino Médio.
Comunicação oral de Vivianne Aparecida Lopes (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Educação Musical Escolar e Ensino Médio: configuração e desafios para a construção democrática da escola
Artigo em periódico de Micael Carvalho dos Santos (Revista da ABEM, 2020)
-
Educação Musical no Ensino Médio: uma pesquisa-ação no IFBAIANO Campus Santa Inês
Pôster de Michal Siviero Figueredo, Luiz Cesar Marques Magalhães (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Formação docente em música e tecnologias móveis: Ideias de dois licenciandos durante o estágio curricular supervisionado
Dissertação de Mestrado de Alice Mazera (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Jovens, interações e articulações com a aprendizagem musical no contexto do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus Monte Castelo)
Dissertação de Mestrado de Tânia Maria Silva Rêgo (UnB PPGMUS, 2013)
-
Juventudes, música e o ensino médio na Rede Federal: estado da arte nos Anais dos Congressos Nacionais da ABEM de 2009 a 2019
Dissertação de Mestrado de Amós Weslley Gonçalves Oliveira (UFBA PPGMUS, 2022)
-
LDB, DCNEM, PCN, PCN+ e Orientações Curriculares: uma análise da legislação e dos termos normativos que incidem sobre o currículo de música do ensino médio
Comunicação oral de Robson Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Livro Didático Público de Arte: uma breve análise da proposta para o ensino de música no ensino médio paranaense
Comunicação oral de Regina Stori (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
O ensino das Artes na Educação Básica frente aos ordenamentos vigentes
Artigo em periódico de Sonia Regina Albano de Lima (Orfeu, 2020)
-
O ensino de música em cursos técnicos integrados em três campi do Instituto Federal Catarinense – IFC
Dissertação de Mestrado de Tereza Cristina Benevenutti Lautério (UDESC PPGMUS, 2019)
-
O ensino de Música na EJA: saberes docentes de professores dos CEEBJAS de Curitiba-PR
Dissertação de Mestrado de Tiago Scalvenzi Sául (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
O perfil de formação musical do professor que trabalha com música no ensino médio e a sua relação com as crenças de autoeficácia
Comunicação oral de Fernanda Krüger (SIMCAM, 2016)
-
O perfil do professor de música do ensino médio e suas crenças de autoeficácia
Dissertação de Mestrado de Fernanda Krüger Garcia (UFRGS PPGMUS, 2017)
-
O portal do professor: recurso educacional aberto (REA) para a aula de música
Artigo em periódico de María Débora Ortiz Rodriguez (Música em Contexto, 2016)
-
O uso de tablets nas aulas de Música do Ensino Médio: um estudo com quatro professores de escolas da rede privada de Brasília
Dissertação de Mestrado de Francisco Carmo de Castro Júnior (UnB PPGMUS, 2019)
-
Preferência musical e classe social: um estudo com estudantes de ensino médio de Vitória, Espírito Santo
Artigo em periódico de João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Oswaldo Lorenzo (Revista da ABEM, 2013)
-
Preferências musicais em estudantes de ensino médio em São Luís-MA
Pôster de João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Abraão Abreu Estrela, José Bernardo Sávio Ribeiro Holanda, Whemerson Sousa Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Uma proposta de uso da notação musical como conteúdo no Ensino Médio
Comunicação oral de Robson Cardoso (Congresso Nacional da ABEM, 2015)