Palavra-chave: Ensino de instrumento
28 resultados.
-
A abordagem da música popular brasileira nos materiais didáticos para instrumentos de metais: perspectivas para o ensino de trompa
Comunicação oral de Radegundis Feitosa (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A abordagem Pontes no ensino de instrumento: três estudos de caso
Tese de Doutorado de Rejane Harder (UFBA PPGMUS, 2008)
-
A construção da performance musical no trombone: uma revisão de literatura
Artigo em periódico de Pedro Silva, Radegundis Feitosa (Claves, 2018)
-
A Formação Musical e Pedagógica em Quatro Cursos Superiores de Guitarra Elétrica no Brasil
Dissertação de Mestrado de Thiago Grando Módolo (UDESC PPGMUS, 2015)
-
A trompa e a música brasileira popular na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Dissertação de Mestrado de André Rodrigues de Lima da Cunha (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Aspectos do ensino de viola no Brasil: perspectivas teóricas e metodológicas de uma pesquisa com três professores do instrumento
Comunicação oral de Camila Torres Meirelles (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Aulas de guitarra para crianças: dilemas e desafios
Comunicação oral de Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Bioenergética: um Caminho de Auxílio no Processo de Ensino-aprendizagem do Violino
Dissertação de Mestrado de Renata Simões Borges da Fonseca (UFPB PPGMUS, 2011)
-
Concertino n.1 para trombone e orquestra de cordas do compositor Fernando Deddos: perspectivas técnico-interpretativas e pedagógicas
Dissertação de Mestrado de Pedro Augusto da Silva (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Considerações sobre perspectivas metodológicas no ensino de guitarra blues no Brasil
Comunicação oral de Eric Assmar (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical
Artigo em periódico de Edson Figueiredo (Revista da ABEM, 2014)
-
Educação musical através da Banda Filarmônica: Processos metodológicos utilizados para o ensino de música na Banda Filarmônica 24 de Outubro
Comunicação oral de Pedro Augusto da Silva, Radegundis Aranha Tavares Feitosa (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Ensino online de instrumento e a pandemia: o exemplo do projeto Primeira Nota
Artigo em periódico de Thayná Bonacorsi (Música em Foco, 2022)
-
How to use basics: uma introdução à utilização dos exercícios contidos na obra de Simon Fischer
Artigo em periódico de Thayná Bonacorsi (Música em Foco, 2020)
-
Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
Dissertação de Mestrado de Carlos Henrique Lima de Carvalho (UFRN PPGMUS, 2020)
-
Metas almejadas e repertório para estudo no Ebook Teclado Acompanhamento da UFRGS - roteiro para uma discussão
Comunicação oral de Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos, Helena de Souza Nunes (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Música brasileira popular no ensino da trompa: perspectivas e possibilidades formativas
Tese de Doutorado de Radegundis Aranha Tavares Feitosa (UFPB PPGMUS, 2016)
-
O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs
Dissertação de Mestrado de Marcelo José de Almeida das Virgens (UFRN PPGMUS, 2021)
-
O ensino da música popular brasileira: algumas considerações
Comunicação oral de Radegundis Aranha Tavares Feitosa (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O ensino de contrabaixo em cursos de graduação em universidades públicas brasileiras
Tese de Doutorado de Ricardo Bessa Magalhães França (UFBA PPGMUS, 2020)
-
O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista
Comunicação oral de Radegundis Aranha Tavares Feitosa (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil
Comunicação oral de Silas Alves da Silveira Barreto (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil
Dissertação de Mestrado de Silas Alves da Silveira Barreto (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Obras para trompa compostas por Marcílio Onofre e Orlando Alves: características técnico-interpretativas e direcionamentos pedagógicos
Dissertação de Mestrado de Robson Gomes da Silva (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Performance e didática do violão tenor: estudo de caso
Comunicação oral de Fernando Novaes Duarte, Gabriel de Campos Carneiro (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Performance musical e o ensino coletivo de instrumentos de metal: Aspectos técnico-interpretativos a partir de práticas consolidadas
Comunicação oral de Bruno Caminha Farias, Radegundis Aranha Tavares Feitosa (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Perspectivas pedagógico-musicais para o ensino da viola no Brasil
Tese de Doutorado de Camila Torres Meirelles (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Práticas docentes de bacharéis em instrumento: inseguranças e dificuldades com o ensino
Artigo em periódico de Vanessa Weber, Luciane Wilke Freitas Garbosa (Revista da ABEM, 2017)