Palavra-chave: Educação básica
94 resultados.
-
A aula de música como espaço-tempo de formação na educação básica
Tese de Doutorado de Caroline Cao Ponso (UFRGS PPGMUS, 2022)
-
A caracterização do ensino da música nas escolas de Mossoró - RN: uma análise inicial
Comunicação oral de Alexandre Milne-Jones Náder, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Elder Pereira Alves, José Magnaldo de Moura Araújo (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
Dissertação de Mestrado de Camila Larissa Firmino de Luna (UFRN PPGMUS, 2017)
-
A educação musical frente a indústria midiática: a formação de plateia como uma ferramenta de democratização do acesso à música
Comunicação oral de Caio Higor Morais Araujo, Máximo José da Costa (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A formação do professor de música no sul e sudeste paraense através do curso de formação em arte educação
Pôster de Jane Lino Barbosa de Sousa, Eliane Leão (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A garantia dos direitos de educandos com altas habilidades ou superdotação na Educação Básica: considerações sobre os desafios no contexto de aulas de Música
Comunicação oral de Marcia Gabriela Correia Ogando (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A implementação da Lei 11.769/08 nas escolas da Rede Pública de Ensino do Município de Palmeira-PR
Comunicação oral de Renata Filipak, Rosane Cardoso de Araújo (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A implementação da linguagem musical por meio do Programa Mais Educação: possibilidades e desafios
Comunicação oral de Ronaldo Roella Carvalho (SIMPOM, 2016)
-
A influência da cultura midiática no gosto musical dos estudantes de uma escola pública estadual de educação básica
Comunicação oral de Frank Sagica, Lia Braga Vieira (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A iniciação à docência do professor de música em escolas públicas de Goiânia/GO
Dissertação de Mestrado de José Antonio Silva (UFG PPG-Música, 2017)
-
A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS
Tese de Doutorado de Cristina Rolim Wolffenbüttel (UFRGS PPGMUS, 2009)
-
A interligação da polivalência com a interdisciplinaridade e o ensino integrado das artes
Artigo em periódico de Daiane Solange Stoeberl da Cunha, Sonia R. Albano de Lima (Revista Música, 2020)
-
A Lei 11.769/08: Desafios para professores de artes da região das missões do Rio Grande Do Sul
Comunicação oral de Carla Adriana Machado (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
A motivação de professores de música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
Dissertação de Mestrado de Francine Kemmer Cernev (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
A Motivação dos egressos da Licenciatura Música da UERN para atuar na Educação Básica
Comunicação oral de Flávia Maiaria Lima Fagundes, Giann Mendes Ribeiro, Bruno Alisson Alves Hermínio, Roberta Lúcia dos Santos Silva (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A música como conteúdo obrigatório na educação básica: reflexões acerca da epistemologia da educação musical
Comunicação oral de Thais Lobosque Aquino (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A música eletroacústica na escola: delineando perspectivas sob a abordagem sociocultural da educação musical
Artigo em periódico de Daiane Solange Stoeberl da Cunha (Música Hodie, 2017)
-
A música nas escolas de Mossoró-RN: um estudo junto à rede municipal de ensino
Dissertação de Mestrado de Elder Pereira Alves (UFPB PPGMUS, 2011)
-
A Pedagogia de projetos e o ensino de música na Educação Básica da cidade de Natal
Comunicação oral de Everson Ferreira Fernandes, Valéria Lázaro Carvalho (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
Dissertação de Mestrado de Everson Ferreira Fernandes (UFRN PPGMUS, 2016)
-
A prática instrumental na formação de professores de música da Universidade Federal de Uberlândia
Comunicação oral de Gaspar Ribeiro Rodrigues, José Soares (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A produção acadêmica sobre o canto na aula de música: pesquisas produzidas no período de 1987 a 2012
Comunicação oral de Teresa Mateiro, Marisleusa de Souza Egg, Hortênsia Vechi (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
A situação da música em duas escolas públicas de Goiânia e a lei nº 11.769/08
Dissertação de Mestrado de Alessandra Nunes de Castro Silva (UFG PPG-Música, 2012)
-
A Visão dos Acadêmicos Sobre as Contribuições do PBID Para sua Formação Docente
Comunicação oral de Alessandra Nunes de Castro Silva (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Apreciação musical de repertório não familiar: experiências de escuta com licenciandos e professores de Música
Tese de Doutorado de Leonardo do Nascimento Rodrigues (UNIRIO PPGM, 2022)
-
As aulas de música na escola básica e as questões etnicorraciais
Comunicação oral de Priscilla Hygino Rodrigues da Silva Donato (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Aspectos motivacionais de licenciandos em música sobre a sua formação: resultados de um estudo-piloto
Painel/Simpósio de Mário André Wanderley Oliveira (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Aula de música no Espaço da Aula do Portal do Professor: as novas tecnologias da informação e das comunicações (NTICs) no ensino e aprendizagem da música na educação básica
Comunicação oral de María Débora Ortiz Rodriguez (SEMPEM, 2013)
-
Componente curricular arte em disputa: embates pela especificidade da música nas políticas curriculares
Artigo em periódico de Olga Alves de Oliveira, Silvia Sobreira (Revista da ABEM, 2022)
-
Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na educação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
Dissertação de Mestrado de Washington Nogueira de Abreu (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Condições de trabalho de professores de música da educação básica: resultados preliminares
Comunicação oral de Luciana Marta Del Ben, Maira Ana Kandler, Joana Lopes Pereira, Tamar Genz Gaulke, Ezequiel Carvalho Viapiana, Elaine Martha Daenecke, Aline Clissiane Ferreira da Silva, Daniela Cesa Fracasso (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical
Tese de Doutorado de Marcelo Rauta (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Da perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar: uma análise sobre os saberes musicais na Revista da ABEM e na OPUS – Revista da ANPPOM
Artigo em periódico de Thaís Lobosque Aquino (OPUS, 2017)
-
Dialogando com "O Corvo": Reflexões Sobre uma Vivência Pedagógica de Prática de Conjunto no Ensino Fundamental
Artigo em periódico de Luís Cláudio Pires Seixas, Deyse Almeida dos Reis (Música Hodie, 2021)
-
Diversidade Cultural e Ensino de Música na Educação Básica Ampliando conhecimento e saberes na formação continuada de professores
Comunicação oral de Leonardo Moraes Batista (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Educação Musical do aluno com deficiência cognitiva: um estudo de caso a partir de experiências em sala de aula
Painel/Simpósio de Crislany Viana da Silva (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Educação musical e ação cultural na escola
Dissertação de Mestrado de Caio Higor Morais Araújo (UFRN PPGMUS, 2018)
-
Educação musical e inclusão em escolas da Educação Básica
Pôster de Crislany Viana da Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Educação musical infantil, um relato acerca de desafios auto impostos
Comunicação oral de Rodrigo Vieira de Oliveira (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Educação Musical na Educação Básica: análise de artigos publicados em periódicos
Dissertação de Mestrado de Gustavo Araújo Amui (UFG PPG-Música, 2013)
-
Educação Musical, Relações Étnico Raciais e Decoloneidade: tensões, perspectivas e interações para a Educação
Artigo em periódico de Leonardo Moraes Batista (Orfeu, 2018)
-
Elaboração de arranjo e educação musical
Comunicação oral de João Rafael De Lemos (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Ensino de gêneros musicais na educação básica: uma abordagem por meio de sequências didáticas
Comunicação oral de Paulo Roberto Prado Constantino (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Ensino de música em escolas de educação básica: um olhar sobre os anos iniciais do ensino fundamental
Dissertação de Mestrado de Marcus Aurélio de Souza Reis (UFPE PPGMúsica, 2020)
-
Epistemologia(s) da educação musical escolar: uma análise da proposta formativa “Mulheres na Música”
Artigo em periódico de Thaís Lobosque Aquino (Revista da ABEM, 2021)
-
Espaço, cultura e sujeitos: observando a relação entre música e contexto num estudo com alunos da educação básica
Dissertação de Mestrado de Artur Pessoa Porpino Dias (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Formação de professores de música para as escolas de educação básica: desafios na contemporaneidade
Comunicação oral de Luis Ricardo Silva Queiroz (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Formação de professores de música: a experiência de um projeto de iniciação à docência
Comunicação oral de Egon Eduardo Sebben, Regina Stori (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
História da educação musical nas escolas públicas do Espírito Santo: algumas aproximações
Comunicação oral de Ademir Adeodato (SIMPOM, 2014)
-
I Encontro de Professores da Serra Gaúcha – Um Relato de Experiência em Música na Educação Básica
Comunicação oral de Cristiano Fagundes Cemin, Marcelo Leites Nunes (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Implementação da Lei 11.769/2008: concepções dos gestores de educação da cidade de Blumenau/SC
Comunicação oral de Helena Villas Garcia Vasconcelos, Regina Finck Schambeck (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Iniciação à docência em música e as ações do PIBID da Universidade Federal de Goiás
Pôster de Nilceia Protásio Campos, Robervaldo Linhares Rosa (SEMPEM, 2014)
-
Interculturalidadee Educação - diálogos entre Música, Cultura e Educação: A base epistemológica do Projeto
Painel/Simpósio de Leonardo Moraes Batista (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Justiça social em sala de aula? Reflexões a partir de uma proposta de formação musical cooperativa
Artigo em periódico de Thaís Lobosque Aquino (OPUS, 2022)
-
Mapeando a utilização da flauta doce na Educação Básica: concepções e metodologias empregadas por graduados em Licenciatura em Música pel a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Comunicação oral de Heloisa Helena de Souza Silva, Darcy Alcantara Neto (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Música e formação docente: as interfaces do curso de formação em Arte-Educação – FAE
Dissertação de Mestrado de Jane Lino Barbosa de Sousa (UFG PPG-Música, 2016)
-
Música na formação acadêmico-profissional nos cursos de Pedagogia: 20 anos de pesquisa
Artigo em periódico de Gislene Natera, Teresa Mateiro (OPUS, 2021)
-
Nuvem Branquinha: para cantar e incorporar conhecimentos musicais
Artigo em periódico de Débora Andrade (Revista Música na Educação Básica, 2022)
-
O currículo em música na educação básica brasileira: uma revisão de literatura a partir dos anais da ANPPOM e da Revista Opus
Comunicação oral de Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O ensino da música no município de Palmas, após o advento da Lei 11.769/2008
Dissertação de Mestrado de Adriana dos Reis Martins (UFG PPG-Música, 2011)
-
O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes paradoxos em análise
Artigo em periódico de Daiane Solange Stoeber da Cunha, Sonia R. Albano de Lima (Revista da Tulha, 2020)
-
O Ensino de Instrumentos Musicais na Educação Básica
Comunicação oral de Elder Pereira Alves (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O Ensino de Música na Educação Básica: Um mapeamento da Microrregião de Blumenau
Comunicação oral de André Luiz Corrêa de Brito, Edson Schroeder (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
O Ensino de Música na Instrução pública do Espírito Santo (1929 a 1930): vestígios históricos
Comunicação oral de Ademir Adeodato (SIMPOM, 2016)
-
O jovem, a educação básica e o processo colaborativo: um relato de experiência das disciplinas de Atividades Orientadas III e Estágio Supervisionado IV
Comunicação oral de Anna Cristina da Silva Leandro, Nayara Freire de Sousa Silva (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O perfil de formação musical do professor que trabalha com música no ensino médio e a sua relação com as crenças de autoeficácia
Comunicação oral de Fernanda Krüger (SIMCAM, 2016)
-
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como estratégia motivacional no ensino da música no contexto da educação básica
Pôster de Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins (SIMCAM, 2016)
-
Os rumos da implementação da Lei nº11.769/08 no Estado do Paraná: um estudo de levantamento de dados no município de Palmeira
Comunicação oral de Renata Filipak (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Panorama e apropriações das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino da música em escolas de educação básica da rede federal no Rio de Janeiro
Tese de Doutorado de Mônica Repsold (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Pedagogia da história da música brasileira, questões historiográficas em multidisciplinaridade
Artigo em periódico de Maria Alice Volpe (Revista Brasileira de Música, 2019)
-
Pedagogia Waldorf e a música na sala de aula: um estudo na escola municipal Cecilia Meireles
Dissertação de Mestrado de Luanna Luciano Conceição (UNIRIO PPGM, 2019)
-
Percepção musical: análise das atividades desenvolvidas em uma turma do 4º ano do ensino fundamental
Dissertação de Mestrado de Paulo Jeovani dos Santos Junior (UDESC PPGMUS, 2017)
-
Perfil dos professores de música da rede municipal de ensino da cidade do Natal / RN
Comunicação oral de Washington Nogueira de Abreu, Jean Joubert Freitas Mendes (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Perfil dos Professores de Música que atuam na Educação Básica no Brasil
Comunicação oral de Cristina Mie Ito Cereser, Ana Francisca Schneider Grings, Camila Betina Röpke, Liane Hentschke (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Performance Vocal: Contribuições para a formação e atuação na Educação Básica
Comunicação oral de Simone Braga (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Pesquisa em ubimus na Educação Básica: Um relato do Projeto Música Ubíqua no Colégio de Aplicação da UFRGS
Artigo em periódico de Maria Helena de Lima, Damián Keller, Evandro Miletto, Luciano Flores, Jean Carlos Figueiredo de Souza (Revista Vórtex, 2018)
-
Pibidiando no Colégio de Aplicação: algumas considerações sobre o envolvimento de licenciandos do curso de Música no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Comunicação oral de Lucielle Farias Arantes (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Política pública em educação musical: uma survey sobre os rumos da implementação da lei 11.769/08 no município de Palmeira-PR
Dissertação de Mestrado de Renata Filipak (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
Por que o professor de música desiste da Educação Básica?
Comunicação oral de Edson Baptista Martinez, Patricia Lima Martins Pederiva (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Práticas pedagógico-musicais não presenciais: narrativas de dois professores de música da rede pública de ensino de Florianópolis
Dissertação de Mestrado de Brunno Rossetti Ogibowski (UDESC PPGMUS, 2021)
-
Práxis docente na educação musical inclusiva: estudos no contexto escolar do estado do Rio Grande do Norte
Dissertação de Mestrado de Ítalo Soares da Silva (UFRN PPGMUS, 2020)
-
Presencia de la radio pública española en los libros de texto de Educación Primaria
Artigo em periódico de José Manuel Azorín-Delegido (Música Hodie, 2020)
-
Professores referência e unidocência: modos de pensar a música nos anos iniciais do ensino fundamental
Comunicação oral de Cláudia Ribeiro Bellochio (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Reformas curriculares na educação básica sob três perspectivas: BNCC, mediações estaduais e experiências de ensino de música em escolas públicas
Artigo em periódico de Ronaldo Aparecido de Matos, Sérgio Inácio Torres (Orfeu, 2021)
-
Representações sociais de professores da rede municipal de João Pessoa sobre música e sobre a docência na educação básica
Dissertação de Mestrado de Jonathan de Oliveira (UFPB PPGMUS, 2020)
-
Revisitando o Parecer CNE/CEB nº12/2013: uma análise do texto que fundamenta as políticas públicas para o ensino de música na escola brasileira
Comunicação oral de Paulo Roberto Prado Constantino (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Sobre a docência de música na educação básica: uma análise de editais de concurso público para professores
Artigo em periódico de Luciana Del-Ben, Joana Lopes Pereira, Vanilda Lídia Ferreira de Macedo, Tamar Genz Gaulke, Maria Odília de Quadros Pimentel, Cássia Vanessa Oliveira Cotrim, Daniela Cesa Fracasso, Marcia Puerari, Elaine Martha Daenecke, Juliana Rigon Pedrini (OPUS, 2016)
-
Tecendo caminhos: o currículo no cotidiano de professores de música da rede municipal de João Pessoa
Dissertação de Mestrado de Olga Verônica Alves de Oliveira (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Tecnologias de informação e comunicação na educação musical: Um estudo sobre a autoeficácia de professores de música no Brasil
Artigo em periódico de Mário André Wanderley Oliveira, Cristina Mie Ito Cereser, Liane Hentschke (Percepta, 2016)
-
Tecnologias Digitais na Educação Básica: as crenças de autoeficácia dos professores de música
Painel/Simpósio de Cristina Mie Ito Cereser (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Traços de desenvolvimento profissional de professores de música: construção da docência e a significação das relações e das práticas na educação básica
Artigo em periódico de Tamar Genz Gaulke, Ana Clara da Silva Ponciano, Fernanda Gomes de Amorim (Orfeu, 2022)
-
Um estudo sobre crenças de autoeficácia de professores de música para utilizar as TIC no ensino público brasileiro
Comunicação oral de Cristina Mie Ito Cereser, Mário André Wanderley Oliveira, Liane Hentschke (SIMCAM, 2016)
-
Um panorama sobre o ensino de música na rede pública municipal de João Pessoa no ano de 2017
Comunicação oral de José Reinaldo Tavares de Souza (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Viva a Escola, Viva a música na escola: um relato sobre a musicalização com adolescentes do Colégio Olavo Bilac de Ubiratã - PR
Painel/Simpósio de Renata Filipak (Congresso Nacional da ABEM, 2013)