Palavra-chave: Barroco
15 resultados.
-
A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora
Comunicação oral de Flora Ferreira Holderbaum (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A situação dos teclados barrocos no contexto do pensamento artístico seiscentista
Comunicação oral de Ticiano Biancolino, José Henrique Martins (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A técnica de arranjo e transcrição de Johann Sebastian Bach
Artigo em periódico de Pedro Rodrigues (Debates, 2015)
-
Análise das figuras de repetição melódicas no coro Hallelujah de Händel
Artigo em periódico de Welington Keffer (Música e Linguagem, 2015)
-
Ariane et Bacchus (1696) de Marin Marais: uma análise texto-musical sobre os principais recitativos e árias
Dissertação de Mestrado de Rubens Rosa Alves Filho (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
Bach, Benjamin e a morte como emblema: um recorte crítico-filosófico
Comunicação oral de José Reinaldo F. Martins Filho, Ana Guiomar Rêgo Souza (SEMPEM, 2015)
-
Beijo a mão que me condena: A performance das modinhas do Pde. José Maurício Nunes Garcia com o método de Word Painting
Comunicação oral de Pedro Razzante Vaccari (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Interpretação historicamente informada de uma tocata em sol menor de Carlos Seixas ao piano
Dissertação de Mestrado de Leandro Martins Turano (UFRJ PPGM, 2013)
-
O ideal de expressão na música européia do século XVI ao XVIII: investigações estéticas sobre as bases declamatórias e retóricas do canto e seus vínculos com a música instrumental do período
Comunicação oral de Ticiano Biancolino, José Henrique Martins (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
O lugar da morte no Barroco do século XVIII: um enfoque a partir de MatthäusPassion, de Johann Sebastian Bach
Comunicação oral de José Reinaldo Felipe Martins Filho (SIMPOM, 2014)
-
O piano cantor: a evocação da vocalidade na origem do instrumento e no repertório para teclas do século XVIII
Tese de Doutorado de Ticiano Biancolino (UFPB PPGMUS, 2017)
-
O ressurgimento da suíte para teclado na segunda metade do século XIX e início do século XX
Dissertação de Mestrado de Adriano Figueiredo Heidrich (USP PPGMUS, 2009)
-
Poppea: a representação feminina na ópera de Claudio Monteverdi. Construção da personagem
Dissertação de Mestrado de Liana Campos Negreiros (UFPR PPGMúsica, 2015)
-
Thalia e Melpomene: Anna Renzi, o nascimento da Prima Donna
Dissertação de Mestrado de Márcia Eloiza Kayser (UFPR PPGMúsica, 2015)
-
Treme de alegria: o cravo enquanto ruído no processo de uma criação colaborativa
Artigo em periódico de Austeclinio Lopes de Farias, Pedro Ribeiro Cardoso (Revista Música, 2022)