Palavra-chave: Baião
19 resultados.
-
“Algodão”: do forró de Luiz Gonzaga ao arranjo “épico” do Quarteto Novo
Painel/Simpósio de Ismael de Oliveira Gerolamo (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A bateria no baião e no frevo: propostas de estudo a partir da performance do baterista Luizinho Duarte com o Grupo Marimbanda em quatro obras do álbum Tente Descobrir
Dissertação de Mestrado de Magno Altieri Chaves de Sousa (UFRN PPGMUS, 2021)
-
A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Zolet Pereira (UnB PPGMUS, 2021)
-
A presença do baião na música erudita brasileira para piano solo: um estudo em três obras dos compositores Ronaldo Miranda, Osvaldo Lacerda e Octavio Maul
Dissertação de Mestrado de Evan Alexander Megaro (UFRJ PPGM, 2013)
-
Adaptação, interpretação e desenvolvimento do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: reflexões sobre processos de aprendizagem
Dissertação de Mestrado de Christiano Lima Galvão (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Adaptação, interpretação e desenvolvimento do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: reflexões sobre processos de aprendizagem
Comunicação oral de Christiano Lima Galvão (SIMPOM, 2016)
-
Airto Moreira e Quarteto Novo: A singularidade do percussionista para adaptação do gênero baião na música Canto Geral
Comunicação oral de Carlos Eduardo Sueitt Garanhão, Leandro Barsalini (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Apontamentos sobre o uso do baião como símbolo de uma brasilidade na MPB dos anos 1970, a partir do estudo da canção “Formigueiro”, de Ivan Lins e Vitor Martins
Painel/Simpósio de Thais Lima Nicodemo (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Baião, a dança da moda dos anos 1940 e 1950
Painel/Simpósio de Adelcio Camilo Machado (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Complexização do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: análise rítmica do “Forró em Timbaúba”
Comunicação oral de Christiano Galvão (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Guitarra e baião
Comunicação oral de Marcos da Silva Maia, Hermilson Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Nacionalismo, engajamento e música instrumental: a sonoridade do Quarteto Novo
Artigo em periódico de Ismael de Oliveira Gerolamo (Música Popular em Revista, 2020)
-
O baião na produção do Quarteto Novo
Painel/Simpósio de Ismael de Oliveira Gerolamo, Almir Côrtes Barreto (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Os ritmos do baião fonográfico de Luiz Gonzaga
Artigo em periódico de Marcos da Silva Maia, Hermilson Garcia do Nascimento (OPUS, 2019)
-
Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
Dissertação de Mestrado de Leonardo Barreto Linhares (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Procedimentos modais na música brasileira: do campo étnico do Nordeste ao popular da década de 1960
Tese de Doutorado de Paulo José de Siqueira Tiné (USP PPGMUS, 2008)
-
Propostas dialógicas de acompanhamento dos gêneros baião, forró e xaxado aplicadas ao vibrafone
Artigo em periódico de Rodrigo Heringer Costa, Aquim Sacramento, Natália Mitre, João Paulo Drumond (Música Popular em Revista, 2020)
-
Reflexões sobre processos de aprendizagem e o desenvolvimento rítmico do baião na bateria no contexto da música instrumental brasileira
Comunicação oral de Christiano Lima Galvão (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Toada e Baião para violão solo do compositor Edvaldo Cabral: Aspectos Interpretativos
Comunicação oral de Ezequias Oliveira Lira (Congresso da ANPPOM, 2013)