Palavra-chave: Arranjo
55 resultados.
-
"A Banda” de Chico Buarque: uma marcha em forma de canção brasileira - sobre o papel do arranjo na ressignificação da canção
Artigo em periódico de Juliana Soares da Costa Silva (Música Popular em Revista, 2021)
-
“Quadros de uma exposição” para violão solo por Kazuhito Yamashita: um estudos dos efeitos técnicos a partir da comparação com o original para piano e a orquestração de Maurice Ravel
Dissertação de Mestrado de Daniel Andrioli Rodrigues Motta (UNESP PPG-Música, 2012)
-
A atuação de Almirante e Pixinguinha na condução do programa radiofônico O Pessoal da Velha Guarda (1947-1952): escolha de repertório e arranjos para orquestra popular
Artigo em periódico de Ana Lúcia Fontenele (Revista da Tulha, 2017)
-
A atuação de Mozart Brandão no Ceará e Rio de Janeiro: acervos e debates pouco explorados relativos aos meios fonográficos das décadas de 1940 e 1950
Dissertação de Mestrado de Caio Teles Brandão Treistman (UNIRIO PPGM, 2018)
-
A dimensão criativa de Radamés Gnattali no ciclo Brasilianas
Dissertação de Mestrado de Lucas Pimentel Telles (UFMG PPGMUS, 2017)
-
A escrita coral para a Música Popular Brasileira na visão de Marcos Leite
Dissertação de Mestrado de Lineu Formighieri Soares (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A música paraense no repertório do Coro Universitário da UFPA
Comunicação oral de Ediel Rocha de Sousa (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A música popular brasileira nas orquestras da Rádio Nacional nas décadas de 1940 e 50
Comunicação oral de Ítalo Simão Neuhaus (SIMPOM, 2016)
-
A singular sonoridade de Matita Perê construída por meio da parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman
Tese de Doutorado de Patrícia de Almeida Ferreira Lopes (USP PPGMUS, 2017)
-
A técnica de arranjo e transcrição de Johann Sebastian Bach
Artigo em periódico de Pedro Rodrigues (Debates, 2015)
-
A Textura no Arranjo Vocal de Música Popular Brasileira
Comunicação oral de Rogério Carvalho (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Arranjo para coro infantil: alguns recortes e ferramentas
Artigo em periódico de Daisy Fragoso (Revista da ABEM, 2018)
-
Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
Dissertação de Mestrado de Bruno Renato Lacerda (UNESP PPG-Música, 2009)
-
Arranjos para violão solo de Marco Pereira: análise de procedimentos
Dissertação de Mestrado de Carlos Giovanny Domingos Vaz (UFU PPGMU, 2017)
-
As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
Dissertação de Mestrado de Gabriel Forlani Zara (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
As práticas de reelaboração musical
Tese de Doutorado de Flavia Vieira Pereira (USP PPGMUS, 2011)
-
Carinhoso, de Pixinguinha, para viola de 10 cordas solo: arranjo e análise
Artigo em periódico de Marcus Ferrer (Revista da Tulha, 2016)
-
Complexidade e criatividade nos arranjos de Dyens e Assad para o Verano de Piazzolla
Artigo em periódico de Guilherme Vincens (Revista Vórtex, 2020)
-
Considerações sobre o conceito de arranjo na música popular a partir do estudo sobre o “conceito de obra” proposto por Lydia Goehr (1992)
Comunicação oral de Carlos Roberto Ferreira Menezes Júnior (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Construindo arranjos com tríades ao piano durante a pandemia: relato de interação musical informal via aplicativo de mensagens instantâneas a partir de uma perspectiva neurocientífica
Artigo em periódico de Marcelo Alves (Revista Música, 2021)
-
Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento
Dissertação de Mestrado de Kristoff Silva (UFMG PPGMUS, 2011)
-
Do Lamento à Paródia: considerações histórico-musicais da canção “Chão de Estrelas”
Painel/Simpósio de Daniela Vieira dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Duas transcrições das Siete Canciones Populares Españolas de Manuel de Falla: um estudo comparativo
Artigo em periódico de Ângela Maria Ferrari, Felipe Avellar de Aquino (Música Hodie, 2017)
-
Elaboração de arranjo e educação musical
Comunicação oral de João Rafael De Lemos (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Formatação e desconstrução da canção em duas versões de “A noite do meu bem”
Painel/Simpósio de Guilherme Araújo Freire (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Fui Passar na Ponte: Travessias em diferentes cores
Comunicação oral de Daniel Augusto Oliveira Machado, Patrícia Furst Santiago (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Guitarra e baião
Comunicação oral de Marcos da Silva Maia, Hermilson Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Habanera e Malambo de Salvador Amato: criação de arranjos para contrabaixo e violão
Recital-conferência de Rodrigo Olivárez, Marcos Matturro (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
Jongo de piano: processo de construção e interpretação de um arranjo para piano do jongo Preta Velha Jongueira
Artigo em periódico de Verónica Fernandes (Debates, 2022)
-
Luiz Gonzaga em arranjos corais
Comunicação oral de Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime
Tese de Doutorado de Raimundo Mentor de Melo Fortes Filho (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Muito além da valsa Gotas de Lágrimas: o violão seresteiro de Mozart Bicalho em transcrições e arranjos de seus álbuns Sonhando ao Luar e um Senhor Violão
Dissertação de Mestrado de Reginaldo de Almeida Martins (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Música popular: arranjo como dimensão do compor
Tese de Doutorado de Alfredo José Moura de Assis (UFBA PPGMUS, 2017)
-
O ‘jogo de partes’ como unidade alternativa de arquivamento e descrição em acervos musicais
Comunicação oral de Paulo Castagna (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O Arranjo dentro do Arranjo: o arranjo como colagem. O caso Palhaço (E. Gismonti) pra o Ensemble Brasileiro
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O Carinhoso de Cyro Pereira: arranjo ou composição?
Dissertação de Mestrado de Fábio Prado Medeiros (USP PPGMUS, 2009)
-
O curso de arranjo da Escola de Música de Brasília: aspectos históricos, estruturais e contextuais
Dissertação de Mestrado de Jessé Gomes de Sousa (UnB PPGMUS, 2019)
-
O desenvolvimento da expertise do pianista intérprete-arranjador-improvisador
Tese de Doutorado de Vinícius Bastos Gomes (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
O processo de adaptação para violão do Capriccio em Ré maior (SW 91.2, SW 25*) para alaúde barroco de Silvius Leopold Weiss (1687-1750)
Artigo em periódico de André Freitas Simão (Revista Vórtex, 2016)
-
Os arranjos de Claus Ogerman na obra de Tom Jobim: revelação e transfiguração da identidade da obra musical
Dissertação de Mestrado de Luiz de Carvalho Duarte (UnB PPGMUS, 2010)
-
Os grupos de choro dos anos 1990 no Rio de Janeiro: suas re-leituras dos grandes clássicos e inter-relações entre gêneros musicais
Comunicação oral de Sheila Zagury (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Os Grupos de Choro dos anos 90 no Rio de Janeiro; suas Re-leituras dos Grandes Clássicos e inter-relações entre Gêneros Musicais
Comunicação oral de Sheila Zagury (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Os Princípios Compositivos Cante e Dance com a Gente Aplicados a Arranjos Musicais Escolares
Tese de Doutorado de Cláudia Elisiane Ferreira Dos Santos (UFBA PPGMUS, 2018)
-
Paulo Moura e a Bossa Nova Instrumental: análises e reflexões sobre práticas interpretativas e arranjos (1968-1969)
Tese de Doutorado de Cleber José Bernardes Alves (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “orquestra brasileira”
Artigo em periódico de Ana Lúcia Fontenele (Revista da Tulha, 2015)
-
Pixinguinha entre o velho e o novo: os arranjos para orquestra popular (1947-1957)
Tese de Doutorado de Ana Lúcia Ferreira Fontenele (USP PPGMUS, 2018)
-
Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio
Artigo em periódico de Celso Ribeiro Bastos Filho (Ictus, 2014)
-
Reelaborações para violão da obra bachiana: análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga BWV1001
Artigo em periódico de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro (OPUS, 2014)
-
Reelaborações para violão da obra Bachiana: análise das versões de Franscisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga Bwv1001
Comunicação oral de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro (SIMPOM, 2014)
-
Reelaborações para violão da obra de J.S.Bach: análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da fuga BWV1001
Dissertação de Mestrado de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Reescrevendo A Sagração da Primavera: aspectos composicionais e relações dialógicas no arranjo para big band de Darryl Brenzel
Dissertação de Mestrado de Frederico Carlos Natalino (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Simon Bountman: Um maestro do maxixe
Comunicação oral de Cauê de Souza Benetti (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Técnicas de arranjo de Gilson Peranzzetta para piano solo: um estudo de "Asa Branca"
Comunicação oral de Everson Ribeiro Bastos, Rafael dos Santos (SEMPEM, 2015)
-
Variações sobre Juazeiro, uma contribuição para o repertório de música de concerto na perspectiva do recital didático
Comunicação oral de José Wellington Borges Araújo Júnior, Jorge José Ferreira de Lima Alves (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Villa-Lobos: Onde nosso amor nasceu (coleção Canções típicas brasileiras nº 13), Manuscrito P3015, Coleção Mozart Araújo, CCBB-RJ
Edição crítica em periódico de Manoel Aranha Corrêa do Lago (Revista Brasileira de Música, 2014)