Palavra-chave: Análise
99 resultados.
-
“Flor do meu coração” – Uma análise etnomusicológica dos hinos do Santo Daime na igreja Céu do Paraná
Dissertação de Mestrado de Guilherme Leonardo Araujo (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
“Nas fronteiras da tonalidade”: tradição e inovação na forma da Primeira Sinfonia de Câmara, op.9, de Arnold Schoenberg
Dissertação de Mestrado de Carlos de Lemos Almada (UNIRIO PPGM, 2007)
-
"Que acorde é esse aí?" Pluralidade: o processo criativo da ressignificação de estruturas harmônicas e melódicas
Dissertação de Mestrado de Genil de Castro Pacheco Júnior (UnB PPGMUS, 2010)
-
A análise sincrônica e sua relação músico-estrutural confluências analíticas no moteto Jerusalem Surge de Jacobus Clemens non Papa
Artigo em periódico de Carlos Iafelice (Revista Música, 2018)
-
A comunicabilidade nas peças dodecafônicas para flauta e piano de César Guerra Peixe
Dissertação de Mestrado de Fábio Henrique Viana (UFMG PPGMUS, 2005)
-
A enganosa simplicidade na criação do estilo popular-erudito de Carlos Guastavino: comentários analítico-interpretativos sobre Tonada y Cueca
Comunicação oral de Nicolás Gervasio Panatteri, Durval da Nóbrega Cesetti (SEMPEM, 2014)
-
A equação da brasilidade em “Alegria, alegria”: panorama e aspectos formais
Artigo em periódico de Pedro Henrique Martins (Orfeu, 2021)
-
A estrutura bivocal como premissa analítica para a polifonia italiana de meados do século XVI: reflexões sobre a composição de duos apresentada por Nicola Vicentino em L’antica musica ridotta alla moderna prattica (1555)
Comunicação oral de Carlos C. Iafelice (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A flauta doce no século XVII: Il Dolcimelo (ca. 1600) de Aurélio Virgiliano e a prática instrumental
Comunicação oral de Amanda Alves Vieira, Paula Andrade Callegari (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A identificação do mito da sereia a partir da análise do “Lied Der Fischerknabe”, de Franz Liszt
Artigo em periódico de Rosedalia Carlos de Oliveira, Helvis Costa, Angelo José Fernandes (Revista Vórtex, 2021)
-
A mediação entre dois modelos de organização formal em Variation, de Roger Reynolds
Comunicação oral de Rogerio Vasconcelos Barbosa (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A música no final do século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980
Dissertação de Mestrado de Arthur Rinaldi Ferreira (UNESP PPG-Música, 2007)
-
A música para violão de Sérgio Assad: um panorama composicional através da análise intertextual
Dissertação de Mestrado de Aluísio Coelho Barros (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
A obra para violão de Lina Pires de Campos
Comunicação oral de Kauê Marques Paiva, Paulo César Martelli (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert
Comunicação oral de Marcos Pablo Dalmacio, Acácio Tadeu de Camargo Piedade (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A suíte para órgão do oratório "Sete Palavras de Cristo na Cruz", Opus 257 (1991) de Amaral Vieira: uma abordagem analítica da relação com seu oratório, Opus 255A
Dissertação de Mestrado de Paulo César Fernandes Brum (UFRGS PPGMUS, 2013)
-
A técnica idiomática de composição na obra de Abel Carlevaro
Tese de Doutorado de Celso Tenório Delneri (USP PPGMUS, 2015)
-
A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
Dissertação de Mestrado de Alexandre Fontainha Ficarelli (USP PPGMUS, 2014)
-
A tipologia espectromorfológica de Denis Smalley como ferramenta de análise para a música eletroacústica e para o som no cinema
Comunicação oral de Juliano de Oliveira, Rodolfo Nogueira Coelho de Souza (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A voz do passarinho encantado: considerações sobre o uso de leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Daniel Zanella dos Santos (TeMA, 2014)
-
Alegria, alegria: uma proposta de análise
Comunicação oral de Pedro Martins (SIMPOM, 2016)
-
Análise das recercadas de Diego Ortiz sobre o madrigal O Felici Occhi Miei à luz do Tratado de Glosas (1553), do próprio Ortiz
Dissertação de Mestrado de Walkiria Morato (UFRGS PPGMUS, 2021)
-
Análise do domínio “Cognição” do Protocolo Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP)
Artigo em periódico de Alexandra Monticeli, Ângela Pinheiro, Karina Marques, Rodrigo Vianna (Per Musi, 2020)
-
Análise e digitação do Estudo nº 5 para violão de Marcelo Rauta: a construção de uma interpretação
Comunicação oral de Sabrina Souza Gomes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Análise e hermenêutica nos estudos sobre trilhas sonoras
Comunicação oral de José Eduardo Costa Silva (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Análise e interpretação: abordagens analíticas que subsidiam a prática do intérprete
Comunicação oral de Radan Soares da Costa, Ranilson Bezerra de Farias (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Análise estilística de três composições do álbum Afinidades (2008), de Daniela Spielmann
Dissertação de Mestrado de Monamares Lúcio Copetti (UFU PPGMU, 2022)
-
Análise extrativa de transformações graduais em C´est un Jardin... de Tristan Murail
Comunicação oral de Bruno Yukio Meireles Ishisaki (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Análise semiótica do comportamento vocal em Caetano Veloso na canção "Onde Andarás"
Comunicação oral de Clênio de Moura Abreu (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Análise, ressignificação e composição em uma série de 4 peças para violão solo
Dissertação de Mestrado de Ely Janoville Santana Sobral (UnB PPGMUS, 2020)
-
Analysis of sonority in piano pieces: a performance-based approach
Artigo em periódico de Bibiana Bragagnolo, Didier Guigue (Revista Música, 2020)
-
Arnold Schoenberg e Yves Rudner Schmidt: uma relação musical
Artigo em periódico de Daniel Cristiano Santos (Revista Música, 2021)
-
Arranjo coral de "Dindi" de Tom Jobim e Aloysio Oliveira: escolhas texturas de Ângelo Dias
Comunicação oral de Jackson de Souza Guedes, Carlos Henrique C. R. Costa (SEMPEM, 2016)
-
Ave, Libertas!, Op. 18 de Leopoldo Miguéz, considerações sobre a estrutura musical
Artigo em periódico de Norton Dudeque (OPUS, 2021)
-
Bernard Herrmann: uma análise da trilha sonora do filme “Um Corpo que Cai”
Comunicação oral de Rogério de Oliveira Sobreira, Anselmo Guerra (SEMPEM, 2016)
-
Carinhoso, de Pixinguinha, para viola de 10 cordas solo: arranjo e análise
Artigo em periódico de Marcus Ferrer (Revista da Tulha, 2016)
-
Considerações sobre os aspectos tonais no Capriccio Sopra Ut Re Mi Fa Sol La de G. Frescobaldi
Comunicação oral de Carlos C. Iafelice (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Contrasting noises and expanding sounds: the composition process of Caminantes I to IV
Artigo em periódico de Igor Leão Maia (Revista Vórtex, 2018)
-
Da Polifonia Vocal ao Ricercar Imitativo: relações estruturais em obras de Adrian Willaert com base em planos cadenciais
Tese de Doutorado de Fernando Luiz Cardoso Pereira (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Em busca da sonoridade no contexto da Música Popular
Artigo em periódico de Luisa Meirelles, Jônatas Manzolli, Regina Machado (Revista Vórtex, 2022)
-
Entre a poiesis e a aesthesis: análise semiológica da obra Variações Carnavalescas para marimba solo de Edino Krieger (2013)
Tese de Doutorado de Rodolfo Cardoso de Oliveira (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Espectromorfología (no-electro)acústica: desde Denis Smalley hasta la música vocal-instrumental
Artigo em periódico de Germán Gras (OPUS, 2020)
-
Estudio del sistema compositivo de Luis Bedmar Encinas
Artigo em periódico de Andrés Carlos Manchado López (Música Hodie, 2021)
-
Estudo Comparativo de Publicações de Época dos Motetos "Magnum Haereditatis Mysterium", de Willaert
Artigo em periódico de Fernando Luiz Cardoso Pereira, Marcos Fernandes Pupo Nogueira (Revista Música, 2014)
-
Eunice Katunda (1915–1990) e Esther Scliar (1926–1978): trajetórias individuais e análise de “Sonata de Louvação” (1960) e “Sonata para Piano” (1961)
Tese de Doutorado de Joana Cunha de Holanda (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
Formação do bandolim brasileiro: investigação e propostas
Comunicação oral de Fernando Novaes Duarte (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Gestos musicais no Trio para cordas (1945) de Villa-Lobos
Comunicação oral de Norton Dudeque (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Guitare pour Orquestre de Frank Martin: uma análise a partir do original para violão
Dissertação de Mestrado de Victor Castellano (USP PPGMUS, 2008)
-
Helio Delmiro - Estudos para violão: uma análise técnico-composicional
Comunicação oral de Vinícius José Spedaletti Gomes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Improvisação coral sobre “Victimae Paschali” de Charles Tournemire: uma abordagem analítica e interpretativa para a elaboração de uma edição de performance
Dissertação de Mestrado de Rudimar Bonamigo (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Improvisação na música contemporânea de concerto: parâmetros para a execução da Cadenza da peça “The Days Fly By” de Frederic Rzewski
Dissertação de Mestrado de Diogo de Haro (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
Instanciações do tempo: os processos de repetição como proposta para a análise musical
Artigo em periódico de Yuri Behr Kimizuka (Debates, 2016)
-
Kurze Schatten II: procedimentos composicionais e princípios estéticos
Artigo em periódico de Artur Miranda Azzi, Rogério Vasconcelos Barbosa (Per Musi, 2022)
-
Laboratório de composição para clarineta solo: uma experiência entre intérprete e estudantes de composição
Dissertação de Mestrado de João Paulo de Araújo (UFBA PPGMUS, 2006)
-
Lenda do Caboclo. A Outra – Gilberto Mendes
Comunicação oral de Rosane Nascimento de Almeida (SIMPOM, 2014)
-
Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Isabela de Figueiredo Santos (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Mazurkas Op. 50, 1 a 4 para piano de K. Szymanowski: um estudo analítico e interpretativo
Dissertação de Mestrado de Paulo César Bezerra Vitor (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Memorização de música pós-tonal: um estudo teórico-analítico da peça Image, de Eugène Bozza
Comunicação oral de Michele Irma Santana Manica (SIMPOM, 2014)
-
Métodos de ensino de harmonia nos cursos de gradução musical
Dissertação de Mestrado de Marco Aurélio Koentopp (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
Musica Ficta e Recta em Magnum Haereditatis Mysterium: Análise do Moteto de Willaert por Hexacordes
Artigo em periódico de Fernando Luiz Cardoso Pereira (Revista Música, 2016)
-
Nepomuceno e o canto vernacular: um novo caminho para a canção de câmara brasileira
Dissertação de Mestrado de Elizete Felix de Lira (UFPB PPGMUS, 2013)
-
O "Pierrot" de Debussy: comentários analítico-interpretativos
Comunicação oral de Alzeny Nelo de Farias, Durval Cesetti (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O arranjo de Pixinguinha para Gaúcho de Chiquinha Gonzaga: a orquestra típica a caminho da Big Band
Comunicação oral de Paulo Jose de Siqueira Tine (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O despertar para uma nova vocalidade
Tese de Doutorado de Maria Cecilia de Oliveira (USP PPGMUS, 2013)
-
O primeiro movimento da Sonata II para piano solo de Bruno Kiefer: uma análise interpretativa
Dissertação de Mestrado de Liliana Michelsen de Andrade (UFRGS PPGMUS, 2007)
-
O processo de entabulação para alaúde de peças vocais no século XVI: Vincenzo Galilei e a relação entre entabulação e contraponto vocal
Dissertação de Mestrado de Diogo Giancristoforo Queiroz (UnB PPGMUS, 2016)
-
O violonismo e a canção de câmara brasileira
Dissertação de Mestrado de Lourival Lourenço Junior (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Obras para tecla de João José Baldi: estudo analítico sobre os elementos didáticos
Artigo em periódico de Mafalda Nejmeddine (Música Hodie, 2020)
-
Olha o beat envolvente: uma abordagem sonológica das batidas do funk paulista da terceira década
Pôster de Rafael Hermés Mondoni Moreira, Heloísa de Araújo Duarte Valente (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Os arranjos de Claus Ogerman na obra de Tom Jobim: revelação e transfiguração da identidade da obra musical
Dissertação de Mestrado de Luiz de Carvalho Duarte (UnB PPGMUS, 2010)
-
Os aspectos cognitivos e os fundamentos composicionais da música eletroacústica para o audiovisual segundo Michel Chion: uma abordagem teórico-prática
Dissertação de Mestrado de Fliblio Ferreira de Souza (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Os limites da música no renascimento segundo a preceptiva de Gioseffo Zarlino (1517-1590)
Artigo em periódico de Delphim Rezende Porto (Revista Música, 2018)
-
Os sete estudos para piano de Gilberto Mendes
Dissertação de Mestrado de Beatriz Alessio de Aguiar (USP PPGMUS, 2008)
-
Os tipos 1, 2 e 3 de Hepokoski no ciclo para piano de Beethoven
Pôster de Fernando Luiz Cardoso Pereira (SEMPEM, 2014)
-
Pesquisa artística na performance musical: um estudo da peça Sonatina para flauta e violão de Radamés Gnattali
Comunicação oral de Berta Mascarenhas Pitanga, Solon Santana Manica (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Planos cadenciais: avaliação de seu uso como ferramenta analítica em umricercar a quatro vozes de Adrian Willaert
Painel/Simpósio de Fernando Luiz Cardoso Pereira (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma análise estrutural e sua projeção na concepção interpretativa da obra
Dissertação de Mestrado de Margareth Maria Milani (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Processos composicionais, usos e concepções de elementos da cultura brasileira em três peças do final do século XX: uma abordagem analítico-comparativa
Dissertação de Mestrado de Potiguara Curione Menezes (USP PPGMUS, 2011)
-
Progressão da dificuldade técnica nas três Suítes Brasileiras para piano de Oscar Lorenzo Fernândez
Dissertação de Mestrado de Júnia Gonçalves Santiago (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Quatro peças para clarineta e piano de Osvaldo Lacerda: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Marcelo Trevisan Gonçalves (UFBA PPGMUS, 2006)
-
Ragtime, jazz e tango em processos composicionais de Igor Stravinsky
Pôster de Alexy Viegas (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Reflexão sobre a análise musical e o processo criativo
Comunicação oral de Marco Antonio Crispim Machado (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Rogósânti de James Wood: aspectos relativos à análise em uma primeira abordagem
Artigo em periódico de Eliana C. M. G. Sulpício, Ricardo Bologna (Revista da Tulha, 2015)
-
Seis canções de Alberto Nepomuceno: uma análise das relações entre texto e música
Dissertação de Mestrado de Adélia Issa Gloeden (USP PPGMUS, 2012)
-
Temas, texturas e materiais: comentários analíticos da sessão “O Príncipe”, constante da “Sinfonia Apocalipse”, de Almeida Prado e Paiva Netto
Artigo em periódico de Giovanni Cristhian Porfirio Silverio (Música em Foco, 2020)
-
Tempo musical e performance - um diálogo entre teoria e prática na interpretação
Tese de Doutorado de João Miguel Bellard Freire (UNIRIO PPGM, 2013)
-
Timbre e Escrita ao Piano: por uma Incorporação do Comportamento Acústico do Piano na Composição e Análise Musical
Artigo em periódico de Didier Guigue, Luciana Noda, Bibiana Maria Bragagnolo (Música Hodie, 2014)
-
Três estilos do violão brasileiro: choro, jongo e baião
Dissertação de Mestrado de Marcus Facchin Bonilla (UDESC PPGMUS, 2013)
-
Trilha sonora em jogos digitais: uma análise histórica, funcional e suas relações com a música no cinema
Dissertação de Mestrado de Marcos de Lima e Mello (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Tropicália num tópico: Bat macumba
Comunicação oral de Pedro Martins (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Tumulto: um estudo preliminar em simetria rítmica na música de Arrigo Barnabé
Comunicação oral de Carlos dos Santos, Manuel Falleiros (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Uma abordagem analítica da Chacona, recitativo e fuga (2005) de Almeida Prado e sua relação com três outras obras
Dissertação de Mestrado de Keli da Silva Chin (UFRGS PPGMUS, 2009)
-
Uma análise das relações entre a manipulação temporal e estrutura musical em um excerto do segundo movimento da Sonata K. 330 de Mozart em gravações de seis pianistas
Dissertação de Mestrado de Rafael dos Santos Sakamoto (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Uma análise interpretativa do Ponteio nº 30 de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Nathália Freitas Leite (Música em Perspectiva, 2016)
-
Una broma musical: el humor de Haydn por una maquinilla
Artigo em periódico de Cecilia Beatriz Argüello (Revista Música, 2018)
-
Variações sobre Juazeiro, uma contribuição para o repertório de música de concerto na perspectiva do recital didático
Comunicação oral de José Wellington Borges Araújo Júnior, Jorge José Ferreira de Lima Alves (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Villa-Lobos e Tom Jobim: uma análise de influências
Artigo em periódico de Juliana Ripke (Revista da Tulha, 2018)
-
Villa-Lobos, três canções: um abraço poético
Dissertação de Mestrado de Ruy Arcadio Monteiro Deutsch (USP PPGMUS, 2009)
-
Yanomami, de Marlos Nobre: Um drama indígena na sala de concerto
Dissertação de Mestrado de André Franzoni Alexandre (UDESC PPGMUS, 2017)