Sonoplastia e trilha sonora: uma experiencia interdisciplinar com alunos do 8o ano de uma escola municipal – Amplificar

Sonoplastia e trilha sonora: uma experiencia interdisciplinar com alunos do 8o ano de uma escola municipal

Resumo

O presente trabalho surgiu diante do desafio encontrado por nós professores contemporâneos, promovidos essencialmente pelo avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação, na relação ensino-aprendizagem. O projeto foi desenvolvido com a turma do 8o ano, envolvendo três professores: da sala informatizada, de português e de música. O tema cinema: sonoplastia e trilha sonora foi escolhido porque faz parte da nossa cultura e através dele os jovens podem compartilhar experiências com o mundo próximo ao seu. O objetivo foi proporcionar aos alunos, um breve percorrer pela história do cinema, na intenção de despertar a curiosidade, ampliar o conhecimento e instigar reflexões sobre a arte cinematográfica tendo com foco na sonoplastia e a trilha sonora. Dentro da área da Linguagem, foram trabalhados a linguagem audiovisual, por meio de um levantamento de sua história, apresentação de recursos para a criação de sonoplastia e a disponibilização de trilhas sonoras que coadunam com o vídeo e o áudio produzidos. A metodologia aplicada foi através de três macro etapas: conceituais, procedimentais e atitudinais. Como resultado da prática de musicar e sonorizar foi efetuado um compartilhamento das produções a qual uma seria publicada no canal da Unidade Educativa na internet.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.