Resgates e abandonos do passado na prática musical litúrgica católica no século XX: memórias, tradições, identidades e abordagens teóricas possíveis – Amplificar

Resgates e abandonos do passado na prática musical litúrgica católica no século XX: memórias, tradições, identidades e abordagens teóricas possíveis

Resumo

Este trabalho aborda as metas religiosas para a música litúrgica católica no Brasil ao longo do século XX. Até o Concílio Vaticano II (1962-1965), o repertório considerado adequado à execução nos templos deveria revelar referenciais musicais estritamente europeus e o retorno a modelos do passado era marcante, tanto na execução, quanto na composição. Posteriormente, os modelos musicais legitimados pela Igreja Católica resgataram memórias da música autóctone, antes reprimidas. Esta pesquisa procurou responder aos seguintes problemas: por que os resgates e abandonos de determinados modelos musicais do passado se revelaram uma estratégia eficiente para o controle social do sistema religioso durante o século XX? Como os processos relativos à memória podem ser compreendidos dentro dos modelos teóricos existentes? Estes modelos representaram efetivamente a prática musical? Para responder a tais questionamentos, foi empreendida pesquisa bibliográfica e documental (trabalho de campo). Recorreu-se aos modelos teóricos e às noções de memória, esquecimento, tradição e identidade em Joël Candau, Michael Pollak, Pierre Nora e Jacques Le Goff, bem como às teorias de sistemas sociais de Niklas Luhmann e Walter Buckley – sobretudo à adaptação dos tipos weberianos de controle social deste último – e finalmente, ao modelo evolutivo biológico proposto por Jorge Wagensberg. Os resultados apontam para a tradição enquanto fator de legitimação num processo de institucionalização que atingiu não apenas as práticas musicais, mas o sistema religioso como um todo no início do século XX. Já nos anos que sucederam o Concílio Vaticano II, as memórias representadas como opressoras foram abandonadas em detrimento daquelas consideradas reprimidas. Finalmente, observou-se que a eficiência dos resgates e abandonos de modelos do passado se deve ao fato de estes modelos integrarem coerentemente discursos construtores de identidades, demandando, entretanto, distintos modelos teóricos para cada período estudado.

Restaurations and Abandonments of the Past in Liturgical Catholic Music in Brazil in the Twentieth Century: Memories, Traditions, Identities and the Possible Theoretical Approaches

This paper deals with religious goals for Catholic liturgical music in the twentieth century in Brazil. Before the Second Vatican Council (1962-1965), the repertoire considered suitable for be performed in temples should reveal strictly Europeans musical references and a return to models of the past was remarkable, both in performance, as in the composition. Later musical models legitimized by the Catholic Church retake memories of the autochthon music, before suppressed. This research sought to answer the following issues: why the retake and abandonments of certain models of the past have proved an effective strategy for the social control of the religious system during the twentieth century? How the processes related to memory can be understood within the existing theoretical models? These models effectively represented the musical practice? To answer such questions, it was undertaken bibliographical and documental research (field work). We attempted to the theoretical models and memory, forgetfulness, tradition and identity notions in Joël Candau, Michael Pollak, Pierre Nora and Jacques Le Goff and social systems theories by Niklas Luhmann and Walter Buckley – especially the adequacy of the Weberian types for social control by the latter – and finally to biological evolutionary model proposed by Jorge Wagensberg. The results point to the tradition while legitimizing factor in a process of institutionalization that hit not only the musical practices, but the religious system as a whole in the early twentieth century. Already in the years following the Second Vatican Council, the memories represented as oppressive were abandoned to the detriment of those considered suppressed. Finally, it was observed that the efficiency of retaken and abandonments of models of the past is due the fact of these models integrate coherently discourses generators of identities, requiring however different theoretical models for each period investigated.

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