Tinhorão, mito fundador e autenticidade na música colonial brasileira – Amplificar

Tinhorão, mito fundador e autenticidade na música colonial brasileira

Resumo

Este artigo pretende traçar um paralelo entre uma música colonial "autêntica" de uma "inautêntica" segundo o historiador da música brasileira José Ramos Tinhorão. Para essa empreitada utilizaremos um recorte histórico, o primeiro século de colonização do território brasileiro. Do ponto de vista das estruturas sociais procuraremos nas estruturas da Companhia de Jesus os elementos para serem comparados dentro dessa perspectiva do autor. Assim trabalharemos dois momentos distintos, o primeiro um encontro entre culturas "autêntico" manifesto na carta de Pero Vaz de Caminha e do outro lado, uma manifestação cultural "inautêntica" manifesta a partir dos colégios jesuíticos, e particularmente dos meninos órfãos que vieram de Portugal para o que viria a ser o Brasil.

This article seeks to draw a parallel between a colonial music "authentic" an "inauthentic", according to Brazilian music historian José Ramos Tinhorão. For this article we will use a historical period to the first century of colonization of Brazil. From the point of view of social structures seek the structures of the Society of Jesus the elements to be compared within this perspective of the author. So article two different times, the first an encounter between cultures "authentic" manifest in the letter of Pero Vaz de Caminha and the other side, a cultural manifestation "inauthentic" manifest from the Jesuit colleges, and particularly orphan boys who came from Portugal for what would become Brazil.

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