O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira – Amplificar

O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira

Resumo

Este artigo tem como objetivo revelar a importância do rádio como espaço educativo. Através de atividades desenvolvidas no curso de Relações Públicas, da Unipampa, campus São Borja, localizado na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Abordaremos aspectos relacionados à teoria e à linguagem radiofônica para depois, pontuar a dimensão pedagógica do rádio, como espaço de práticas educativas concretas, que agiliza o processo de aprender e conhecer a si mesmo e o próprio mundo. No decorrer da atividade veri camos que as tecnologias de comunicação modi caram as possibilidades do “aprender, ensinar e comunicar”, tornando possível o uso criativo das tecnologias, para que inspirem alunos a gostar de aprender através das ferramentas tecnológicas e foram incentivados a socializar os conhecimentos adquiridos. Com isso, evidenciamos a necessidade de se ampliar o sentido de educar e reinventar a função do próprio espaço “sala de aula”, abrindo-a para novas estratégias de ensino e aprendizagem.

This article has the purpose to reveal the importance of radio as educative space. Trough activities developed on Public Relation’s course, at São Borja’s Unipampa college located on west border of Rio Grande do Sul. We’ll discuss aspects related to the theory and radio language to later score the pedagogical dimension of the radio, as a space of concrete educational practices, which streamlines the process of learning and know itself and it’s world itself. During the activity we found that communication technologies have changed the possibilities of “learn, teach and communicate,” making possible the creative use of technology, to inspire students to enjoy learning through technologies tools as long as they were encouraged to socialize the knowledge acquired. Thus, we noted the need to broaden the meaning of educating and reinventing the role of space “classroom” itself, opening it to new strategies for teaching and learning.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.