Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal – Amplificar

Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal

Resumo

Em um projeto de pesquisa-ação conduzido na Universidade de Brasília, planejei, implementei e supervisionei, por três ofertas, um módulo de 8 semanas baseado na aprendizagem musical informal de Lucy Green (2008). Com o objetivo de analisar minha práxis como supervisora do módulo, busquei entender como minhas ações refletiam nas práticas musicais e pedagógicas de meus alunos. Este artigo discute resumidamente alguns modos pedagógicos identificados na análise de aulas de música baseadas na aprendizagem informal proposta por Green. Esses modos foram conceituados de acordo com noções Freireanas de relações dialógicas entre alunos e professor, e do papel diretivo do professor no processo de aprendizagem, buscando uma possível educação libertadora. Essa visão Freireana, em conjunto com a abordagem informal de Green, é uma contribuição teórica para o campo da sociologia da educação musical com possível aplicação prática em cursos de formação de professores de música.

In search of a potentially liberating music education: pedagogic modes emerging from informal music learning practices

This article will focus on some of the findings drawn from a self-study-action-research project carried out at Universidade de Brasília. An eight-week module based on Lucy Green’s (2008) informal music learning model was designed and implemented three times. Aiming at understanding my own praxis as the module supervisor, I investigated the reflections of my praxis on the pedagogical and musical practices of my students. From the analysis of their lessons, I developed a theoretical model of music teaching conceptualized mainly based on Freire’s notions of a dialogical relationship between teacher and taught, and teacher’s directiveness of the learning process, aiming at a potentially liberating mode of education. The Freirean view of education employed in the interpretation of those pedagogic modes, alongside Green’s framework, is a contribution to the field of the sociology of music education at a theoretical level and with practical application in music teacher education courses.

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