Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica – Amplificar

Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica

Resumo

No mundo Reformado dos sécs. XVII e XVIII, autores que discorreram sobre a composição musical, ou musica poetica, propuseram preceptivas cuja sistemática e terminologia foram emprestadas das retóricas e das poéticas greco-latinas, seguindo o interesse humanista. Este artigo mostra como as escolas luteranas cumpriram um papel fundamental para esta transposição. Para isto, examina-se a proposta pedagógica destas instituições, centrada no estudo da Teologia e na leitura de autores clássicos e humanistas. Este método de ensino se estende às preceptivas musicais, que assimilam, assim, a tradição retórica. Nesse sentido, é possível considerar estes escritos da musica poética como produtos diretos do pensamento humanista. Nos escritos da musica poetica, a finalidade edificante da música é identificada com a ideologia das escolas luteranas. Ainda no séc. XVIII, tratados como o referencial O Mestre-de-Capela Perfeito, de Johann Mattheson (1739), afirmam a mesma potencialidade moral da música. Não há dúvida do débito desta obra magistral para com a tradição escolar da musica poetica, a despeito da obra de Mattheson ser dedicada ao círculo cortesão e não diretamente ao público escolar. Uma visão mais aprofundada da dimensão humanista do ensino da música nas escolas luteranas permite contextualizar e melhor compreender o aparecimento e difusão da musica poetica no mundo luterano dos séculos XVII e XVIII.

Emulation of Classical Rhetoric in the Precepts of Musica poetica

In the world of Reformation of the seventeenth and eighteenth centuries, the discourse on music composition–or musica poetica–proposed precepts whose structure and terminology were borrowed from Greek and Latin rhetoric and poetics, following humanistic interests. This article shows how Lutheran schools provided a fundamental role in this transposition and therefore, examine their pedagogical approaches centered on theological studies and reading classical and humanist authors. Their teaching method extends into its musical precepts which assimilate the rhetorical tradition. Consequently, it is possible to regard the works of musica póetica as direct products of humanist thinking. The edifying purpose of musica poetica is associated with the ideology of the Lutheran school. Even into the eighteenth century, treatises of reference, like The Perfect Chapelmaster by Johann Mattheson (1739), proclaim the moral capacity of music. There is no doubt that the educational tradition of musica poetica is in great debt to Mattheson’s masterful work despite it being dedicated to courtesans and not public schools. A more profound look into the humanistic dimension of music teaching in Lutheran schools allows us to contextualize and better understand the emergence and expansion of musica poetica in the Lutheran world of the seventeenth and eighteenth centuries.

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