Ensaio sobre os saberes docentes do bacharel professor de instrumento – Amplificar

Ensaio sobre os saberes docentes do bacharel professor de instrumento

Resumo

Neste ensaio, nos propomos a refletir sobre os saberes docentes específicos ao bacharel que atua como professor de instrumento. Apesar das mudanças que vêm ocorrendo nas matrizes curriculares de muitas instituições, a formação do bacharel ainda é voltada essencialmente para a performance, mesmo que, na maioria das vezes, este atue como professor de instrumento. Tal conflito entre formação e atuação torna essencial a compreensão de quais são, e como são mobilizados, os conhecimentos necessários ao bacharel professor. Neste sentido, tendo como fundamento estudos de Tardif (2012), Gauthier et al. (2006), Bolzan (2002) Bolzan e Isaia (2006) e Isaia e Bolzan (2009, 2010), trazemos algumas reflexões em torno dos saberes do professor de instrumento. Para tanto, realizamos um levantamento nas pesquisas cujo foco recai no bacharel que atua como professor de instrumento. Verificamos muitos pontos comuns nos estudos produzidos sobre a temática, particularmente no que tange às dificuldades que os bacharéis experimentam, considerando as lacunas na formação pedagógica, e a necessidade de repensar o currículo dos bacharelados em instrumento, de modo que ofereçam um preparo para esta especificidade do mercado de trabalho.

Essay on the teaching knowledge of the bachelor-instrument teacher

We discuss the specific teaching knowledge of the bachelor in performance. The bachelor’s education focus on performance, but they usually teach their instrument. Such conflict between education and professional life makes essencial the understanding of the knowledge necessary for the bachelor-teacher. We reflect, using theories from Tardif (2012) e Gauthier et al. (2006), on the teaching knowledge of the bachelor who teaches instrument. We survey research on such bachelor, and concluded that there are many points in common, particularly the difficulties bachelors face when teaching due to the gap in their education, and the need to rethink the curriculum for baccalaureate in instrument so it offers preparation for the market.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.