O conceito de dissociação rítmica aplicado à improvisação idiomática no contexto polimétrico da composição Sketch on Cantos VII: estratégias metodológicas – Amplificar

O conceito de dissociação rítmica aplicado à improvisação idiomática no contexto polimétrico da composição Sketch on Cantos VII: estratégias metodológicas

Resumo

O conceito de dissociação rítmica defendido pelo educador José Eduardo Gramani é usado nesta pesquisa como fundamentação teórica para o desenvolvimento de estratégias metodológicas voltadas à prática da improvisação idiomática em contextos polimétricos. A composição Sketch on Cantos VII foi usada como referência para a criação de tais estratégias, cujo resultado mostrou-se satisfatório para o objetivo proposto. O trabalho tem estimulado reflexões sobre a vivificação do corpo para superação dos desafios que a polimetria e a polirritmia proporcionam, legitimando o conceito de dissociação rítmica.

The rhythmic dissociation concept aplied to the idiomatic improvisation within a polymetric context present in the composition Sketch on Cantos VII: methodological strategies

The concept of rhythmic dissociation defended by the music educador José Eduardo Gramani is the main theorical reference on this reasearch, which is the development of a methodological approach for improvising within a polyrhythmic context. Through the composition Sketch on Cantos VII, the methodological strategies were created from an empirical practice. The research stimulated the reflection on the body as an interface to overcome the challenges that polyrhythms deliver, the practical results legitimized the concept of rhythmic dissociation

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