O rock brasileiro pós-tropicalismo e a crítica musical em Rolling Stone – Amplificar

O rock brasileiro pós-tropicalismo e a crítica musical em Rolling Stone

Resumo

O presente artigo faz uma análise sobre o rock brasileiro e a crítica musical no jornal Rolling Stone, que circulou no Brasil, de 1972 a 1973. Esta publicação foi pioneira em divulgar questões ligadas à contracultura e ao rock, tanto o produzido por aqui, quanto o estrangeiro. Apesar da sua breve existência, mapeou a produção musical dita “roqueira” daquele período, e a crítica musical foi o esteio principal desse processo. O rock brasileiro vivia uma fase de esvaziamento, tendo poucos grupos e artistas dedicados ao gênero, sendo um contraponto ao contexto atual do mercado musical, em que o excesso massificador dos grupos dedicados ao rock se faz presente.

Post-Tropicalism Brazilian Rock And Musical Criticism In Rolling Stone

This paper makes an analysis on the Brazilian rock and the musical criticism in the newspaper Rolling Stone, which circulated in Brazil from 1972 to 1973. This publication was a pioneer in publicizing issues related to counterculture and rock music, both the one produced in the country as the performed abroad. Despite its brief existence, the newspaper mapped the musical production considered as “rocker” of that period, and musical criticism was the mainstay of this process. Brazilian rock was undergoing an emptying period, with a few groups and artists dedicated to the genre, being a counterpoint to the current context of music market.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.