O cururu de Sebastião Roque: aspectos da música caipira (1940-1950) – Amplificar

O cururu de Sebastião Roque: aspectos da música caipira (1940-1950)

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar algumas letras de cururu escritas por Sebastião Roque durante os anos 1940 e 1950, armazenadas pelo Centro de Folclore de Piracicaba. Notamos que são letras que expressam elementos tradicionais da música caipira, como a forte presença da religiosidade, mas também temas relacionados a problemas urbanos. Analisando parte da produção de um personagem específico podemos perceber as escolhas e as perspectivas de um músico caipira diante da tradição e da profissionalização, bem como observar as relações entre música caipira e trabalho. As letras escritas por Sebastião Roque também são ricos testemunhos acerca da experiência dos trabalhadores da região de Piracicaba, classe à qual muitos cantadores pertenciam.

The “cururu” of Sebastião Roque: aspects of “caipira” music (1940-1950)

This paper aims to analyze some cururu lyrics written by Sebastião Roque during the 1940s and 1950s, archived by the Center for Folklore of Piracicaba. It is possible to notice in these lyrics elements of traditional caipira music, as the strong presence of religion, but also themes related to urban problems. By analyzing a portion of the production of a specific character, it is possible to realize the choices and the prospects of a caipira musician in front of the tradition and the professionalism and observe the relationship between caipira music and labor. The lyrics written by Sebastian Roque are also rich testimony about worker’s experience in Piracicaba, class to which many caipira musicians belonged.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.