Criatividade Musical Cotidiana: estudo exploratório de atividades musicais ubíquas – Amplificar

Criatividade Musical Cotidiana: estudo exploratório de atividades musicais ubíquas

Resumo

O presente trabalho propõe uma definição provisória do conceito de criatividade musical cotidiana e descreve os resultados de um estudo exploratório que aplica esse conceito. Seis sujeitos leigos e músicos fizeram 47 mixagens com amostras sonoras de sons urbanos e de sons de animais em duas condições experimentais: dentro do estúdio e nos locais de coleta dos sons. O suporte à criatividade foi avaliado através do protocolo de aferição CSI-NAP. As sessões realizadas no ambiente exterior mostraram clara superioridade nos fatores produtividade, explorabilidade, concentração e colaboração em comparação com as sessões realizadas no estúdio, revelando o efeito da combinação do tipo de amostra e do local de realização no fator explorabilidade para os sons de animais; e nos fatores explorabilidade, produtividade e concentração para os sons urbanos. À luz desses resultados, discutimos dois hipóteses teóricas que explicam os resultados obtidos, incorporando os construtos engajamento e esforço cognitivo nas manifestações criativas cotidianas.

Everyday Musical Creativity: exploratory study of ubiquitous musical activities

This paper proposes a working definiton of everyday musical creativity and describes the results of an experimental study involving six musicians and non-musicians. Subjects participated in 47 mixing sessions using samples collected at two outdoors sites – one featuring urban sounds and the other highlighting animal sounds – and in studio settings. Creativity support was evaluated by means of the CSI-NAP protocol. Outdoor sessions yielded higher scores in productivity, explorability, concentration and colaboration when compared to studio sessions. Compound effects of sound sample type and activity location were observed in the explorability factor when animal sounds were used. Similar effects were detected on explorability, productivity and concentration when urban sounds were employed. We put forth two theoretical hypotheses to explain these findings, incorporating engagement and cognitive effort constructs within everyday creative phenomena.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.