O ensino de cravo na UFPE: expectativas e desdobramentos – Amplificar

O ensino de cravo na UFPE: expectativas e desdobramentos

Resumo

O presente artigo tem por fim refletir sobre os três primeiros semestres dos cursos de cravo para iniciantes no Departamento de Música da UFPE, especificamente sobre as motivações e as principais contribuições desses cursos. O ensino de cravo no Brasil é, primeiramente, contextualizado historicamente. A seguir, as considerações sobre as expectativas dos alunos e os possíveis desdobramentos do curso são feitas tomando por base as respostas dadas por um grupo de alunos a perguntas formuladas por mim. Essas perguntas foram debatidas num encontro realizado no departamento de música ao final do primeiro semestre de 2011. Constata-se que à motivação usual para o estudo do cravo – qual seja, como complementação da formação em “música barroca” – se somam, ainda que timidamente, objetivos específicos de especialização e profissionalização. O questionamento de práticas interpretativas cristalizadas e o contato com estéticas que ampliam o conhecimento sobre as músicas dos séculos XVI a XVIII estão entre os principais desdobramentos.

Harpsichord teaching at UFPE: expectations and developments

The aim of the present paper is to reflect upon the first three semesters of the harpsichord curses offered to beginners at the Music Department of the Federal University of Pernambuco, Recife, Brazil. More specifically, I am going to consider the motivations, and the main contributions of these courses so far. Firstly, harpsichord teaching in Brazil is historically contextualized. Secondly, I discuss the students’ expectations, and the potential developments of the course. To this end I use the answers given by students to a set of questions formulated by myself, which were object of a debate during a meeting at the Music Department at the end of the first term of 2011. To the majority of the students, the main motivation to seek a harpsichord course is the usual one, namely to complement their understanding of “Baroque music”. However, some of them have more specific aims involving specialization in the field and professionalization as harpsichordists. The most important developments are the active questioning of crystallized practices in performance, and the broadening of the knowledge about the musical aesthetics from the 16th to the 18th centuries.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.