A prática de pesquisa na formação de professores de música: experiências de licenciandos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Música – GRUMUS/UFRN – Amplificar

A prática de pesquisa na formação de professores de música: experiências de licenciandos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Música – GRUMUS/UFRN

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as influências da pesquisa empírica na graduação em música para a formação docente. O trabalho é problematizado ampliando a concepção de que a pesquisa na graduação serve para construir a habilidadede professor-reflexivo do futuro licenciado. Como metodologia de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com experiências em pesquisa. Utilizamos, ainda, a constituição de referencial teórico na área de pesquisa e formação docente. O foco está nos desdobramentos das concepções e estratégias de pesquisa em educação musical para a formação de professores de música. Como resultado, pudemos concluir que, no processo de formação doprofessor, a pesquisa empírica consegue abrir espaços de reflexões não apenas nas inter-relações entre teoria-prática e na constituição de profissionais reflexivos, mas também pode contribuir na esfera das problematizações circundantes à práticaformativa e ao fortalecimento da área de música como campo científico.

The practice of research in the graduation of music teachers: experiences graduating in "Grupo de Estudos e Pesquisa em Música" - GRUMUS/UFRN

Our goal is to think over the influences of empirical research related to graduation in music education. This article extends the notion that research in undergraduate serves to build the skill of reflective teacher. Semi-structured interviews with students of music education in UFRN who have experience in researching were used. The constitution of theoretical framework in research and teacher graduation was also used. The focus is on developments of concepts and strategies for research in music education for the training of music teachers. We have concluded that within teacher education, empirical research can enable reflections surrounding the sphere of training teachers and of practical problems. In this context, the interference of research in music graduation can be found not only in the interrelationships between theory and practice but also in the constitution of reflective teachers. Furthermore, research strengthens the area of music as a scientific field.

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