Modelos docentes na prática profissional de bacharéis em instrumento – Amplificar

Modelos docentes na prática profissional de bacharéis em instrumento

Resumo

O presente trabalho traz resultados iniciais de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do PPGE/UFSM, a qual tem por objetivo investigar o processo de construção da docência de professores de instrumento formados em cursos de bacharelado. Ao tratar sobre os processos formativos dos professores, foram utilizados como referenciais estudos de Tardif (2012) e Isaia e Bolzan (2010). Por meio da investigação biográfico-narrativa (BOLÍVAR; DOMINGO, 2006), foram produzidas as narrativas desses professores, as quais estão sendo analisadas através da análise textual discursiva (MORAES, 2003). Neste artigo é apresentada uma das categorias de análise, denominada “Modelos docentes”, a qual versa sobre os professores e colegas que o bacharel tem como modelos para sua prática pedagógica. Através das narrativas dos professores colaboradores da pesquisa, pôde-se perceber que mesmo o bacharelado não sendo um curso voltado à preparação para a docência, o bacharel encontra outras formas de “aprender a ser professor”. A experiência vivenciada como aluno permanece com o bacharel e é mobilizada no momento em que este se torna professor.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.