Escolhendo o repertório coral: uma tarefa de regentes? – Amplificar

Escolhendo o repertório coral: uma tarefa de regentes?

Resumo

O artigo discute primeiramente a formação do regente coral nos aspectos de técnica vocal, técnica de regência, técnica de ensaio ou gestão de ensaio, elaboração ou adaptação de arranjos e o papel do regente na escolha do repertório coral. O artigo também propôs uma prática não somente centrada no regente, mas voltada para o interesse dos coralistas. Esta proposta foi desenvolvida através de um estudo de caso com o coral Nossa Voz de Flórida-PR. A participação destes coralistas na escolha do repertório foi um processo que trousse motivação, identidade e boas lembranças para o grupo. O referencial teórico considerou trabalhos de Amato (2010), Bartle (2003), Cox (2006), Devenny (2014), Lakschevitz (2007), Kerr (2007), Vieira e Ray (2007), Schmeling (1999), entre outros.

Selecting the choir repertoire: the conductor’s job?

This article discusses the formation of the choir conductor in the aspects of vocal technique, conducting technique, assay technique and management of test, development or adaptation of arrangements and the role of the conductor in the choice of choral repertoire. The article also proposed a practice not only centered on the conductor, but focused on the interest of the choristers. This proposal was developed through a case study with the choir Nossa Voz of Florida-PR. The participation of these choristers in the choice of repertoire was a process that trousse motivation, identity and good memories for the group. The theoretical framework considered Amato works (2010), Bartle (2003), Cox (2006), Devenny (2014), Lakschevitz (2007), Kerr (2007), Vieira and Ray (2007), Schmeling (1999), among others.

Seleccionando el repertorio del coro: la labor del conductor?

Este artículo se describe la formación del director de coro en los aspectos de técnica vocal, la realización de la técnica, técnica de ensayo y manejo de pruebas, desarrollo o adaptación de los acuerdos y el papel del conductor en la elección del repertorio coral. El documento también propone una práctica no sólo centrada en el conductor, pero se centró en el interés de los coristas. Esta propuesta fue desarrollada a través de un estudio de caso con el coro Nossa Voz de Florida-PR. La participación de estos coristas en la elección del repertorio fue un proceso que TROUSSE motivación, identidad y buenos recuerdos para el grupo. El marco teórico considerado Amato funciona (2010), Bartle (2003), Cox (2006), Devenny (2014), Lakschevitz (2007), Kerr (2007), Vieira y Ray (2007), Schmeling (1999), entre otros.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.