Sonatina para flauta e piano de Guarnieri e Melopéias nº 3 de Guerra-Peixe: Interação entre o popular e o erudito na construção de uma interpretação musical – Amplificar

Sonatina para flauta e piano de Guarnieri e Melopéias nº 3 de Guerra-Peixe: Interação entre o popular e o erudito na construção de uma interpretação musical

Resumo

A presente pesquisa apresenta sugestões interpretativas para as composições Melopéias nº 3 para flauta solo, de Guerra-Peixe, e Sonatina para flauta e piano de Camargo Guarnieri, sob o enfoque da interação erudito-popular. Para isso, vários assuntos foram abordados como: interpretação musical, nacionalismo brasileiro, gêneros musicais populares, perfil dos flautistas brasileiros, entre outros. Questionou-se inicialmente se realmente existiu uma procura, por parte desses compositores, pela linguagem popular e de que forma ocorreu. E depois de observada a interação entre erudito e popular pelos compositores, questionou-se ainda se era possível estender essa interação ao âmbito da interpretação musical. Os procedimentos para responder a essas perguntas incluíram estudos biográficos dos compositores, análise de características composicionais relacionadas à interação erudito-popular, observação de parâmetros musicais e análise de gravações de repertório popular brasileiro. Os resultados apontaram para a possibilidade de uma construção interpretativa das composições que optasse por uma interpretação que valoriza a linguagem popular nestas obras.

This research presents suggestions for interpreting the compositions Melopéias no. 3 for solo flute, by Guerra-Peixe, and Sonatina for flute and piano, by Camargo Guarnieri, from the perspective of the classical and popular interaction. For this, several issues were discussed such as: musical interpretation, Brazilian nationalism, popular musical genres, Brazilian flutists’ profile, among others. Initially, it was questioned if it really existed a demand by these composers, for the popular language and how it occurred. Once observed the interaction between classical and popular by the composers, it was also questioned if it was possible to extend this interaction to the scope of musical interpretation. Procedures for responding to these questions included biographical studies of the composers, analysis of compositional characteristics related to the classical and popular interaction, musical parameters observation and analysis of Brazilian popular recordings. The results pointed to the possibility of an interpretive construction of the compositions that chose an interpretation that values the popular language in these works.

La présente recherche apporte des suggestions interprétatives des compositions Melopéias nº 3 pour flûte solo, de Guerra-Peixe, et Sonatine pour flûte et piano de Camargo Guarnieri, dans la mise au point d’interaction érudit-populaire. Pour cela, plusieurs sujets ont été abordés comme: l’interprétation musicale, le nationalisme brésilien, les genres musicaux populaires, le profil des flûtistes brésiliens, parmi d’autres. D’abord, est demandé si ces compositeurs ont vraiment fait une recherche pour le langage populaire, et la façon dont elle est arrivée. Et après d’observer l’interaction entre l’érudit et le populaire utilisé par les compositeurs, est demandé encore la possibilité d’allonger cette interaction au champ d’action d’interprétation musical. Pour répondre a ces questions ont été utilisés des processus, à savoir: études biographiques des compositeurs, analyse des caractéristiques des compositions liées à l’interaction érudit-populaire, l’observation de paramètre musicaux et analyse des enregistrements de répertoire populaire brésilien. Les résultats ont montrés la possibilité d’une construction interprétative des compositions qui choisit par une interprétation qui valorise le langage populaire de ces oeuvres.

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