Os Herdeiros da Vila: ensino e aprendizagem em uma bateria de escola de samba mirim – Amplificar

Os Herdeiros da Vila: ensino e aprendizagem em uma bateria de escola de samba mirim

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo acerca dos processos de ensino e aprendizagem na bateria da escola de samba mirim Herdeiros da Vila. Como procedimentos metodológicos foram adotados a observação participante, a realização de entrevistas semiestruturadas e a revisão de literatura por meio do diálogo com trabalhos de autores como Prass (2004), Cunha (2001), Tanaka (2009) e Oliveira (2002), que desenvolveram etnografias em baterias de escolas de samba, trabalhos antropológicos sobre a organização das escolas de samba, como os de Leopoldi (2010), Cavalcanti (1994) e Goldwasser (1975), pesquisas acadêmicas que abordam, de certa forma, o universo das escolas de samba mirins, como os de Souza (2010), Gonçalves (2010) e Ribeiro (2009), além de referenciais teóricos amparados em trabalhos que inter-relacionam a Etnomusicologia com a Educação musical e que entendem a importância da oralidade no ensino e aprendizagem de música. As principais conclusões que a pesquisa apresenta apontam que, apesar da bateria mirim dos Herdeiros da Vila preservar boa parte das características da bateria da Unidos de Vila Isabel, sua escola mãe, reproduzindo muitas de suas práticas musicais, o grupo também desenvolve procedimentos particulares de ensino e aprendizagem, baseados nas formas com que os mestres e diretores de gerações anteriores da bateria dos Herdeiros da Vila transmitiam os conhecimentos. Além disso, atualmente, são os mestres adolescentes os principais responsáveis pelas transmissões de conhecimentos e habilidades na bateria mirim, embora não sejam os únicos responsáveis pelo aprendizado das crianças, que também acontece a partir do contato direto entre eles, da imitação, da observação e de outras formas, principalmente por meio da oralidade.

This dissertation presents an ethnographic study around the education process and learning inside the drum’s section of a children’s samba school Herdeiros da Vila. As methodological procedures, were adopted the participant observation, realization of semi-structured interviews and the literature review by the dialog with works of authors like Prass (2004), Cunha (2001), Tanaka (2009) and Oliveira (2002), whom had developed ethnographies in drum’s section of a samba school, anthropological works about the samba schools organization like those published by Leopoldi (2010), Cavalcanti (1994) and Goldwasser (1975), academic researches that talk about, in a relative way, the children’s samba school universe, accomplished by Souza (2010), Gonçalves (2010) and Ribeiro (2009), and further theoretical references supported in works that make inter-relationship between ethnomusicology and music education and them understood the importance of orality in the music education and learning. The main conclusions that the research presents are that, although children’s drum’s section of Herdeiros da Vila preserves a big part characters of Unidos de Vila Isabel, his mother’s samba school, reproducing many of his musical practices, the group also develops particular procedures of education and learning, based in shapes that masters and directors from earlier generations Herdeiros da Vila’s drum used to transmit knowledge. Besides that, nowadays, teenager masters are the main responsibles to transmit knowledge and abilities to children’s drum, even though they aren’t the only responsibles for children’s learning, that also happens with the direct contact, imitation, observation and other ways, mainly by orality.

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