Música e construção de identidade na juventude: o jovem, suas músicas e relações sociais – Amplificar

Música e construção de identidade na juventude: o jovem, suas músicas e relações sociais

Resumo

Essa dissertação de mestrado procurou verificar a importância da música na vida cotidiana dos jovens, na tentativa de perceber o papel que a música exerce no comportamento dos mesmos. Em primeiro lugar, foi necessário investigar o conceito de juventude, a fim de identificar quem são os indivíduos representantes dessa população tão singular. Também buscou-se em diversas fontes, informações sobre a construção de identidade nessa faixa etária, como isso ocorre, o que pode influenciá-la, e ao mesmo tempo, como a música pode ter participação nesses importantes processos. Para poder obter as informações necessárias, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de um questionário a 185 jovens entre 15 e 19 anos, utilizando a metodologia survey, com a qual foram obtidos diversos dados importantes, em grande quantidade. Essa etapa permitiu traçar diversas considerações sobre os assuntos estudados, e serviu como uma fase de triagem, selecionando participantes para uma segunda etapa do estudo, na qual foi realizado um estudo multi-caso, com quatro jovens na mesma faixa etária. Esses jovens foram entrevistados e suas entrevistas foram transcritas e analisadas. Os dados descritos foram comparados à literatura específica da área, gerando assim, um grande número de questões que poderão vir a ser estudadas futuramente, como por exemplo, as funções da música na vida cotidiana do jovem, sua importância nas relações interpessoais, e a vontade quase unânime de querer aprender música.

This Master's dissertation examined the importance of music in the everyday life of youth, attempting to understand the role that music plays in their behaviors. To start, it was necessary to investigate the concept of youth in order to identify who are these individuals that represent a very singular portion of the population. Information concerning the construction of identity in this age group, how it occurs, what can influence it, and, at same time, how music affects these important processes were also researched. In order to obtain the necessary information, the study was done in two phases: The first one consisted on the application of a questionnaire administered to 185 youngsters aged 15 to 19, using the survey methodology, with which were obtained important group data (n=185). This phase allowed the researcher to gain important information regarding the participants, and served to select participants for a second phase, a multi-case study based on interviews with four young adults in the same age range. The interviews were transcribed and analyzed. The data were compared to previous studies in the area and gave origin to a large amount of questions that may be studied in the future, such as the functions of music in the daily life of youth, music’s role on their interpersonal relationships, and the almost unanimous wish to learn music that appears to be a part of youth.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.