Música e beleza em São Tomás de Aquino – Amplificar

Música e beleza em São Tomás de Aquino

Resumo

O presente trabalho trata de apresentar e analisar algumas das principais idéias de São Tomás de Aquino (1225-1274) acerca da música e da beleza, procurando propor um paralelo entre os dois temas. Divide-se a pesquisa em três capítulos distintos. No primeiro capítulo, apresentam-se alguns dos apontamentos de São Tomás sobre música sistematizando-os segundo a semelhança de conteúdo. No segundo, expõemse alguns conceitos fundamentais do pensamento filosófico de São Tomás de Aquino, necessários para um melhor entendimento sobre a noção de beleza, e, em seguida, apresentam-se seus principais textos que tratam do belo e, em especial, dos caracteres constituintes do belo: proporção (ou harmonia), integridade (ou perfeição) e claridade (ou esplendor). No terceiro e último capítulo, apresenta-se uma proposta de possível aplicação dos conceitos de proporção, integridade e clareza ao caso específico da música, valendo-se, para isto, de textos de São Tomás ou de aplicações por via de analogia. Os resultados da aproximação entre música e beleza sugerem uma grande relevância do conceito de ordem, que é aplicável a diferentes níveis de relações intrínsecas dos elementos que constituem a composição artística, e que fundamenta a aptidão do objeto em ser apreendido e fruído pelo homem.

This present work intends to present and analyze some of the main ideas of St. Thomas Aquinas (1225-1274) about music and beauty, in order to propose a parallel between these two themes. This research is divided into three chapters. In the first chapter, it is presented some notes of St. Thomas about music, ordering them in according to the similarity of the contents. The second chapter presents some of philosophical thoughts and fundamental concepts of St. Thomas Aquinas, necessary for a better understanding about the notion of beauty, and, in sequence, presents his principal texts that deal with beauty and, in special, with the characters that constitute the beauty: proportion (or harmony), integrity (or perfection) and clarity (or splendor). The third and last chapter presents a proposal for possible application of the concepts of proportion, integrity and clarity in the specific case of the music, using for that St. Thomas Aquinas’s texts or analogy applications. The results of this approach between music and beauty suggest a great relevance of the concept of order that is applicable to different levels of the intrinsic relation of elements that constitute an artistic composition, and that fundaments an ability of being grasped and enjoyed by the human being.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.