Mbaraka: metonímia musical mbya – Amplificar

Mbaraka: metonímia musical mbya

Resumo

O presente trabalho visa apontar princípios identitários, cosmológicos e sociológicos inerentes ao subgrupo Mbya, com ênfase naqueles contidos nas atividades de reza, discutindo fatores responsáveis pela consubstancialização metonímica da viola de cinco ordens em mbaraka (violão de cinco cordas); a inserção deste instrumento no contexto ritual e as transformações – sonoro-musicais – provenientes da mútua apropriação de itens materiais e simbólicos entre autóctones e populações englobantes. Busca delinear essas relações com base no ambiente acústico que permeia o cotidiano Mbya, entendendo a performance musical como um dos mais expressivos meios de disseminação da tradição cultural deste subgrupo guarani.

Le présent travail vise à indiquer des principes identitaires, cosmologiques et sociologiques inhérents au sous-groupe Mbya, avec accent sur ceux qui appartiennent aux activités de prière, en discutant des facteurs responsables de la transformation symbolique de la guitare à cinq ordres en mbaraka (guitare à cinq cordes); l'insertion de cet instrument dans le contexte rituel et les transformations - sonores musicales - provenant de l’appropriation mutuelle d'éléments matériels et symboliques entre autochtones et populations entourantes. En prenant comme base l'environnement acoustique du quotidien Mbya, on cherche à délinéer ces relations et, ainsi, comprendre la performance musicale comme un des plus expressifs moyens de dissémination de la tradition culturelle de ce sous-groupe Guarani.

The present work aims at to identitary points, cosmological and sociological principles inherent to the Mbya sub-group, with emphasis in those contained in the activities of prayer, arguing responsible factors for the simbolic transformation of the guitar of five orders in mbaraka (guitar of five ropes); the insertion of this instrument in the ritual context and the transformations – sonorous and musical – proceeding from the mutual appropriation of material and symbolic item between autóctonese and involving populations. Searching to delineate these relations on the basis of that they are part the acoustic environment that the daily Mbya, understanding the musical performance as one of the most expressive ways of dissemination of the cultural tradition of this Guarani sub-group.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.