Desenvolvimento da percepção auditiva na aprendizagem do trompete: avaliação de estudos coletivos adotados pelo projeto GURI – Amplificar

Desenvolvimento da percepção auditiva na aprendizagem do trompete: avaliação de estudos coletivos adotados pelo projeto GURI

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos da prática de estudos coletivos no aprimoramento da execução (percepção) das quintas justas em trompetistas, por meio da avaliação de um suplemento didático adotado pelo projeto Guri. Os músicos que executam instrumentos não temperados necessitam realizar correções de frequência em tempo real durante uma execução instrumental, entretanto, este procedimento é um dos grandes desafios na prática instrumental e na didática de ensino desses instrumentos. Para o experimento, alunos de um curso de trompete da cidade de Curitiba (n=8) foram divididos em dois grupos: um grupo controle, formado por estudantes que não foram submetidos à execução de cinco sessões com o emprego da prática desses estudos coletivos e um grupo experimental, formado por estudantes que foram submetidos à execução desses estudos. Nas performances de cada estudante foram gravadas em duas etapas, 160 melodias comuns a ambos os grupos, apresentadas em duas modalidades: solo e com base (segunda voz). A avaliação foi realizada por juízes externos, profissionais com experiência no estudo e no ensino do trompete, totalizando 640 intervalos de quintas justas avaliados. Uma análise de variância mostrou que houve desenvolvimento no aprimoramento da execução dos intervalos de quintas justas quando as melodias com base foram executadas pelo grupo experimental.

This research had the objective of verifying the practice of collective studies for execution improvement (perception) of the perfect fifth interval for trumpeters by the evaluation of a didactic supplement adopted by Guri Project. Musicians who play non-fixed-pitch instruments have the need to adjust the frequency in real time during an instrumental performance; however, this procedure is one of the great challenges in the instrument practice and the teaching didactic of this sort of instruments. In the experiment, students of a trumpet course from Curitiba (n=8) were divided in two groups: a control group, formed by students who didn‟t partake in the five performance sessions utilizing the collective studies, and an experimental group, formed by students who took part in the performance of these sessions. The students‟ performances were recorded in two stages, 160 same melodies for both groups presented in two ways: solo and accompanied. The evaluation was performed by professional examiners with experience in playing the trumpet and teaching trumpet related practice skills, totaling 640 perfect fifth interval evaluations. An analysis of variance has shown there was development in the performance improvement of the perfect fifth intervals when accompanied melodies were performed by the experimental group.

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