Cor Mio, Coro Mio, Curumim: história, análise de seis peças de um repertório multicultural para coro infantil e estratégias lúdicas do Coro Curumim da Associação Cultural Cantosospeso, entre 1993 e 2003, em Milão, Itália – Amplificar

Cor Mio, Coro Mio, Curumim: história, análise de seis peças de um repertório multicultural para coro infantil e estratégias lúdicas do Coro Curumim da Associação Cultural Cantosospeso, entre 1993 e 2003, em Milão, Itália

Resumo

Esta dissertação pretende apresentar um histórico contextualizado e comentado de trabalho de coro infantil realizado em Milão, na Itália, com o Coro Curumim da Associação Cultural Cantosospeso, entre 1993 e 2003, assim como um estudo sobre as estratégias lúdicas utilizadas e a concepção de seu repertório multicultural de canções. Ressaltando a importância dessas estratégias lúdicas, tanto para o trabalho mais técnico, voltado aos modos de cantar tal repertório, como para a compreensão sociocultural do cantar e do fazer musical em geral, sobretudo no âmbito que circunscreve a concepção musical e sociocultural de cada povo contemplado nas canções que compreendem o cancioneiro empregado e das próprias crianças envolvidas, pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento da área de canto coral infantil e, por que não dizer, da educação musical, e compartilhar com regentes corais, educadores musicais e estudantes de música, principalmente, uma experiência que consideramos formadora e transformadora.

This dissertation aims to provide a contextualized, commented history of a children's choir work performed in Milan, Italy, with the Curumim Choir, a group of Cantosospeso Cultural Association, between 1993 and 2003, as well as a study on the ludic strategies used and the design of its multicultural songs repertoire. Underscoring the importance of these ludic strategies for both the more technical work, focused on ways to sing this repertoire, and the sociocultural understanding of singing and music making in general, especially in the context that circumscribes both the musical and the sociocultural conception of every people contemplated in the songs that comprise both the repertoire employed and the children involved, it is intended to contribute to the development of the children's choir area, why not say, music education, and share with choir directors, music educators and music students, mainly, an experiment we consider formative and transformative.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.