A voz... uma concepção fenomenológica – Amplificar

A voz... uma concepção fenomenológica

Resumo

A voz é algo muito profundo, que fala do ser humano de uma maneira completa. A teoria da Expressão, de Merleau-Ponty, aborda os pressupostos de uma fala expressiva que leva em consideração o corpo como veículo de aprendizagem e de expressão. Neste trabalho de pesquisa o intuito é investigar concepções acerca da expressão vocal de cantores tendo como linha discursiva a fenomenologia segundo Merleau-Ponty. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, envolvendo um estudo multi-caso, voltado para a prática musical e para as impressões de quatro cantores sobre expressividade vocal. Todos os entrevistados, em seus discursos sobre expressão, especificidades na ação de performance, preparação vocal e critérios para a seleção de repertório deixaram entrever como essa construção do espaço/tempo artístico ocorre em sua formação, aprendendo a discernir suas formas de expressão pessoais e a projetar uma forma de mundo complexa e nova que vai promover alterações em seu próprio mundo perceptivo e no do fruidor. Sugere-se, por fim, a realização de novas pesquisas envolvendo grupos com amostragem maior de profissionais e que trabalhem com outros encaminhamentos técnicos para possibilitar comparações de suas performances e expressividade.

The human voice is a very deep phenomenon that represents the whole human being. Merleau-Ponty’s Expression Theory considers that expressive speech involves the body as a vehicle of learning and expression. This research aims to investigate the conceptions about vocal expression in singers considering as a line base Merleau-Ponty phenomenological aspects. The selected Method was the qualitative research involving a multi-case study oriented to vocal practice and the personal impressions of four singers about vocal expressivity. All the singers, in their speech about expressivity, specificity of their performance, vocal preparation and repertory selection showed how space/time building occur in their life and they learned how to discern their own personal expression forms and to project a new and complex way to understand the world and promote changes in their perceptive world of themselves and their listeners. We suggest new researches involving groups with a larger number of members and that use another vocal techniques orientation to be possible to compare their performances and musical expressivity.

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