A tradição Flesch-Rostal-Bosísio no Brasil – Amplificar

A tradição Flesch-Rostal-Bosísio no Brasil

Resumo

O presente trabalho pesquisa os aspectos da tradição pedagógica dos violinistas Carl Flesch e Max Rostal, iniciada na Alemanha, bem como sua continuidade no Brasil, pelo professor de violino Paulo Bosísio. A pesquisa encontra importante subsídio na revisão bibliográfica, em sua maior parte da autoria dos próprios pedagogos em questão, bem como em questionários aplicados ao professor Paulo Bosísio. Desta forma, a pesquisa descreve as transformações mais significativas nessa escola, observando ainda algumas características próprias da relação entre os pedagogos Carl Flesch, Max Rostal e Paulo Bosísio. Ao final do trabalho, através de uma análise detalhada das inovações e adaptações ditadas por Paulo Bosísio, identifica-se o atual perfil dessa tradição violinística no Brasil.

The present work researches the aspects of the pedagogical tradition of violinists Carl Flesch and Max Rostal, which started in Germany, and its continuity in Brazil, by the violin professor Paulo Bosísio. This research is based on the foundations extracted from the bibliographical review, mostly authored by the professors in question, as well as questionnaires answered by professor Paulo Bosísio. Thus, the research describes the most significant developments in this school, noting some characteristics of the relationship between the educators Carl Flesch, Max Rostal and Paulo Bosísio. At the end, through a detailed analysis of the innovations and adaptations dictated by Paulo Bosísio, it identifies the current profile of this violin tradition in Brazil.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.