Distribuição e partição instrumental nas Variações op. 30 de Webern
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Resumo
Esta comunicação constitui um recorte de uma pesquisa em andamento, que persegue dois objetivos: (1) estabelecer um método de análise da orquestração que venha subsidiar, para esta dimensão específica, o conceito de sonoridade como elemento estruturante da forma musical; (2) evidenciar, nas Variações op. 30 de Webern, a interação do que chamamos de nivel "primário" da composição (organização do material motívico-serial) com o nivel " secundário" que constitui as estratégias de organização dos recursos sonoros que o compositor escolheu. O recorte aborda, apenas, a configuração das distribuições instrumentais e das texturas, e sugere relações com a estruturação do nivel primário.
This paper releases part of a research in progress, whose two goals are: (1) to build a method for the analysis of orchestration, which would be able to attend the concept of sonority as a structural element of musical form; (2) to point out, in Webern’s Variations op. 30, the interaction between what we define as “primary level” of composition (i.e. the organization of motivic-serial material) and the “secundary level”, where are organized the orchestral resources the composer chose. In this paper, we address only instrumental partitions and textures, and suggest some of their relations with the primary level.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.